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Com freqüência vivemos em nosso cotidiano, num mesmo intervalo de tempo, um bloco de situações paralelas e muito semelhantes entre si. Por exemplo, na experiência com meu consultório médico, observo fatos incomuns que, de repente, começam a acontecer ligados pela dimensão do tempo. Lembro-me de ter feito, até aqui, dois únicos diagnósticos da doença de Paget em minha vida. Estes dois casos aconteceram com dois dias de intervalo, numa mesma semana. Isto já faz vários anos. Assim como não tinha encontrado antes esta doença, não mais a vi depois.

Existem épocas que só aparecem um determinado tipo de doença mental, por exemplo, a esquizofrenia e, com delírios muito semelhantes. Todos sabemos da alta prevalência deste mal na psiquiatria, entretanto, ficamos às vezes muito tempo sem recebermos um caso novo no consultório, até porque, pela gravidade do quadro, a família já leva o paciente direto aos hospitais para internação. Já tentei, também, observar se a causa poderia ser algum fator climático, aplicando as informações dadas pela meteorosensibilidade –  capítulo da ciência biomédica que cuida das interferências climáticas em nossa saúde  –  que pode trazer à tona nossas doenças dormentes, ou alterar nossos ritmos vitais, como sono/vigília, fome/saciedade, curvas circadianas de secreções do nosso metabolismo e, que obedecem rigidamente a um relógio biológico interno que todos temos e, objeto de estudo da cronobiologia, com a descoberta de importantes ritmopatias.

Entretanto, mesmo atento aos recentes progressos da ciência, não encontro explicação para o fato de receber, de tempos em tempos, lotes de pacientes com as mesmas doenças e com queixas muito semelhantes, que vão além daquelas simplesmente esperadas pela própria doença.É costume se dizer que uma desgraça nunca vem sozinha. A crença é de que venham em pacotes de três em três. Quando a sabedoria popular se manifesta, temos de parar um pouco para pensar. São crenças muito antigas que sobrevivem à seleção natural da cultura, transmitindo-se regularmente por memes.Estamos falando de coincidências com significado especial para quem as experimenta. É claro que partimos do ponto de que seus protagonistas estão sadios mentalmente, pois, haveria o grande risco de estarmos simplesmente lidando com fenômenos delirantes, tão comuns na prática psiquiátrica.

Já não lhe aconteceu de, de repente pensar em alguém que já não vê há anos, lembrar-se deste alguém com detalhes de cenas e acontecimentos cheios de significados para você e, o dia continua, você esquece do fato e, nesse mesmo dia este alguém lhe telefona para ter notícias suas?

Ou, de você ter sonhado com algo estranho, e aparece alguém falando exatamente daquilo que você sonhou? E, veja bem, não se tratando de déja-vu, que tem uma fenomenologia bastante própria facilmente identificável.Lembremos de grandes descobertas científicas que acontecem ao mesmo tempo sem que seus autores jamais tenham tido idéia de que sua pesquisa estava sendo feita por algum outro cientista.Também no caso das invenções, simples ou de alta tecnologia, que são feitas com cuidados de sigilo empresarial, e descartando a possibilidade de espionagem específica, surgirem, ao mesmo tempo, idéias quase idênticas.

Em nenhum momento estamos pensando em algo esotérico, oculto, místico-religioso, tampouco estamos interessados em fenômenos de percepção extra-sensorial, pois não somos profissionais da parapsicologia e nem estamos caçando pretensos paranormais por aí.Até pelo contrário, somos absolutamente céticos quanto a essas possibilidades e, ainda que a metodologia científica deixe muito a desejar, ainda é o único instrumento fidedigno que temos para lidar com a realidade dos fenômenos externos ou internos a nós mesmos. Estamos cientes das críticas feitas em psicologia quanto ao introspeccionismo quando usado como ferramenta de trabalho para a ciência.

Aceitamos as críticas e, isso nos torna ainda mais cautelosos para não cairmos nas explicações metafísicas ingênuas.Vejam, estamos tratando de coincidências significativas. Coincidências porque têm em comum um mesmo momento no tempo, isto é, são sincrônicas e, significativas porque têm algo de relevante em comum para cada pessoa que as vivencia.Carl Gustav Jung (1875–1961), psiquiatra suíço, que acabou por se dedicar ao estudo e prática da psicologia profunda, deixando uma obra comparável com a de Sigmund Freud, em volume e importância, chamou a esse fenômeno da coincidência significativa de SINCRONICIDADE.

Em 1952 ele escreve "Sincronicidade: um princípio casual de conexão", procurando, como sempre o fez em toda sua obra, dar um tratamento à questão que fosse irrepreensível pela comunidade científica de seu tempo.Nossa visão ocidental de mundo nos condiciona a termos um pensamento causal e de modo linear. Assim, se existir uma seqüência de eventos A, B, C, D, nós a observamos de trás para frente, perguntado-nos como foi que D apareceu em conseqüência de C, C de B e, B em conseqüência de A, sempre buscando um nexo, ou cadeia, causal dos elementos.

Graças às investigações da moderna física, operando sempre com uma matemática de ponta, fica provado que o princípio da causalidade nos níveis da macro e microfísica, deixou de ser completamente válido. Não podemos pensar mais na causalidade como sendo uma lei absoluta, mas, como uma tendência ou probabilidade dominante.O binômio causa/efeito é um modo de pensar mais para satisfazer nossas apreensões mentais em relação a um conjunto de eventos físicos, do que algo que atinja, de fato, completamente o âmago das leis naturais.No oriente, em especial na filosofia chinesa, o que se desenvolve é um pensamento sincronístico, ou pensamento de campo, cujo centro é o tempo.

Está claro que no pensamento causal a dimensão do tempo também participa, uma vez que subentendemos que a causa vem sempre antes do efeito. No entanto, no pensamento sincronístico, a questão não consiste em saber por que tal evento ocorreu, ou que fenômeno causou tal efeito, mas, o que é provável que tenha acontecido conjuntamente, e de modo significativo, no mesmo momento. Os chineses sempre se perguntam pelo que tende a acontecer conjunta e simultaneamente (no tempo) naquele campo existencial.Assim, o centro do conceito de campo seria um instante "t" de tempo no qual estão aglomerados os eventos A, B, C, D, do exemplo dado.Imaginemos um círculo (campo) com um centro "t", cortado em fatias, como se fosse um bolo, ou uma pizza.

As quatro fatias A, B, C, D, coexistem, unidas pelo seu centro, aqui chamado momento crítico – um certo momento no tempo – que constitui o fato unificador, o ponto focal para a observação desse complexo de eventos.Em nosso pensamento ocidental causal, efetuamos uma enorme separação entre os eventos físicos e os eventos psíquicos. Estamos limitados apenas a observar como os eventos físicos se produzem uns aos outros, ou têm um efeito causal recíproco, e também, assim pensamos quanto aos eventos de ordem mental, que só poderiam agir entre si. Aí temos um intransponível dualismo: o universo do físico e o universo do mental. Sem intercâmbios, mas, apenas correndo paralelamente ao longo do tempo.

A pergunta que se faz hoje é se existiriam interações entre essas duas linhas. Haveria algo como uma causação mental que pudesse promover efeitos físicos, e vice-versa? E mais, não seriam duas linhas de um mesmo e único universo, o monismo?Para a medicina psicossomática não existe mais dúvidas: ao lermos uma carta onde está escrito que alguém a quem muito amamos morreu e, daí, resultarem efeitos funcionais que poderão nos levar até a uma perda de consciência, não iremos imaginar que foi uma reação alérgica causada pela tinta e pelo papel da carta, mas sim, pelo conteúdo vivencial da comunicação.

 Entretanto, o modo sincronístico de pensar é completamente diferente. Trata-se de uma diferenciação do pensamento primitivo em que nenhuma distinção jamais foi feita entre fatos psíquicos e físicos. Na indagação, por exemplo, dos chineses sobre o que é provável que ocorra junto, podem ser reunidos fatos internos e externos. Para o modo sincronístico de pensar, é até essencial observar as áreas da realidade, a física e a psíquica, e assinalar que no momento em que tivemos tais e tais pensamentos ou tais e tais sonhos – que seriam os eventos psicológicos – aconteceram tais e tais eventos físicos exteriores, ou seja, há um complexo de eventos físicos e psíquicos único no tempo.