Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

SINOPSE DO EVENTO

No período de 26 a 28 de Maio de 2011 ocorreu o I Colóquio Brasileiro de Pesquisa em Psicologia Transpessoal e VI Semana de Psicologia Transpessoal realizado na cidade de Natal – RN. O evento aconteceu dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema foi ANTIGOS E NOVOS TERAPEUTAS. A semana de Psicologia transpessoal é um evento organizado anualmente pela Associação Norte-Riograndense de Psicologia e Psicoterapia Transpessoal – ANPPT. Os professores Aurino Lima da UFPE e Marlos Bezerra da UFRN propuseram a realização do I Colóquio Brasileiro de Pesquisa em Psicologia Transpessoal paralelo à VI Semana. O evento foi uma realização conjunta da UFRN e da UFPE. Foi igualmente decisivo para a realização do evento, nas diversas equipes operacionais, a contribuição dos alunos do curso de especialização em Psicologia e Psicoterapia transpessoal da Universidade Potiguar (UnP) e da professora Fátima Tavares da UFRN.

A mesa de abertura, além dos representantes do curso de psicologia da UFRN, contou com os coordenadores de todos os cursos de psicologia do estado (FARN, UnP e FACEX). A rede nordestina de psicologia transpessoal (RETRANS) se fez presente com representações de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Além disso, registrou-se também a presença de representantes do governo do estado e do Conselho Regional de Psicologia (CRP-17). A palestra de Abertura, com o tema central do evento, ficou a cargo de Vera Saldanha, convidada de honra, que participou também de duas outras mesas redondas no evento. Ressalte-se o prestígio do evento junto ao conselho regional da 17ª região. A presidente do CRP, Nilza Molina, coordenou uma importante mesa sobre Psicologia Transpessoal e a clínica ampliada com a participação de Vera Saldanha, Aurino Lima e Marlos Bezerra. O evento também contou com a participação de outro representante do CRP, Luiz Berni, da cidade de São Paulo.

Foram 126 inscritos (incluindo estados vizinhos como Paraíba e Ceará) em três dias de evento que contou com 6 mesas redondas (os diálogos interativos que discorreram sobre psicologia organizacional e do trabalho, psicologia hospitalar, educação, psicologia social entre outros), oito vivências (entre elas experiência somática e constelações familiares), reunindo 12 painelistas, 8 facilitadores e 3 palestras. Foram apresentados oito trabalhos em comunicação oral e quatro pôsteres que versaram sobre temas diversos como a integração entre a psicologia transpessoal e EMDR (Reprocessamento e dessensiblização por movimentos oculares), saúde pública, psicologia comunitária e o plantão psicológico numa abordagem transpessoal. Os trabalhos apresentados no I CBPSITRANS foram fruto da experiência de alunos de graduação, profissionais de saúde e estudantes do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal do RN, PE e CE. As palestras foram gravadas em vídeo, as quais estão disponíveis, mediante solicitação, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Foi lida, no encerramento, a Carta de Natal. Em suma um manifesto que reafirma a importância da psicologia transpessoal dentro do movimento da psicologia no Brasil e que propõe a criação de uma nova entidade que congregue as associações existentes em torno da psicologia transpessoal. As entidades presentes no evento, representadas por seus participantes, resolveram, portanto, propor a fundação da “Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Psicologia Transpessoal (ABRAPET)” cujo escopo maior é o de congregar entidades de estudiosos no campo da Psicologia Transpessoal.

Finalmente ficou estipulado que o II CBPSITRANS e I reunião da ABRAPET acontecerão dentro da VII Semana de Psicologia transpessoal a ser realizada na UFRN em Natal no período de Maio de 2012 que contará além da UFRN e UFPE com a participação da UNIFOR, através do professor José Clerton Martins.

A Alubrat se fez presente apoiando, divulgando, e por meio de nossa presidente Vera Saldanha, a qual abriu o evento com a palestra “Antigos e Novos terapeutas: - Reflexões para a clínica Contemporânea”. Também trouxe o Workshop para os participantes em “Vivendo o Guerreiro Pacífico” inspirado no trabalho de Dan Milman com a metodologia da Abordagem Integrativa Transpessoal (A.I.T.). Em Diálogos Interativos trouxe Emergência Espiritual, e na mesa sobre Clínica e Transpessoalidade uma contribuição ponderando sobre as quatro décadas da Psicologia Transpessoal.

Desde já a ALUBRAT apóia o próximo Colóquio no ano de 2012. Sem dúvida alguma estão de parabéns os organizadores, toda a equipe de voluntários que trabalharam incansavelmente antes e durante todo o evento para que o mesmo acontecesse, e deste muitas sementes germinassem, para frutificarem um futuro muito promissor na Psicologia.

Categoria: ANPPT