Avaliação do Usuário
A
AÏ (chinês) – Imperador.
ABHAYA (sânscr.) – “segurança”, “paz”, que não teme, que tranqüiliza. O abhayamudra é o gesto que pacifica.
ABHIDHAMMIKA (páli) – monge budista que se especializou no estudo do Abhidharma. Foi também grande autoridade do Sutra-pitaka e do Vinaya-pitaka.
ABHIDHARMA - parte do cânon páli de Escrituras budistas consagrado à elaboração escolástica da Doutrina (Darma) contida no Sutta-Pltaka.
ABHIDHARMA-HRIDAYA-SHASTRA (sâncr.; chinês, A-p’i-t’an-hsin-lun; jap., Abidon-shin-ron) - “O Coração do Abhidharma”; um compêndio 250 versos da doutrina do Abhidharma da escola de Sarvastivada, escrito no terceiro século por Dharmashri (conhecido também como Dharmashreshthin) e traduzido ao chinês em 384 por Samghadeva. Dharmashri, da escola de Sarvastivada, era do reino de Tukhara. O Coração do Abhidharma é um resumo dos ensinos doutrinários contidos nos comentários do grande Abhidharma, um dos textos básicos do Sarvastivadins. A escola de Sarvastivada compilou primeiramente o tratado na Fonte da Sabedoria e de outros seis textos doutrinários para esclarecer suas teses fundamentais, produzindo mais tarde o grande comentário no Abhidharma para um exame detalhado dos estudos a respeito de sua doutrina.
ABHIDHARMA-KOSHA (sânscr.) - texto do monge indiano Vasubandhu (século V) sobre a escola Sarvastivada.
ABHIDHARMA PITAKA (sânscr.; páli, Abhidhamma Pitaka) - compilação de ensinamentos sobre filosofia, psicologia e metafísica. Veja Tripitaka.
Leia mais...