Artigos de Yoga

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

(1.872-1.950)

(Aravinda Ackroyd Ghose)

 

Nascido em Calcutá (Índia), seu pai estudou medicina na Inglaterra e decidiu afastar seus filhos da cultura indiana. Aurobindo recebeu educação inglesa no colégio de freiras irlandesas da cidade de Darjeeling. Aos 7 anos, foi enviado à Inglaterra, onde aprendeu latim, francês e grego. Retornou à Índia com 20 anos, quando sei pai já havia falecido e sua mãe estava muito doente.

 

Aurobindo em 1.884
1.884

Aurobindo em 1,906
1.906

Aurobindo em 1.918
1.918

Aurobindo em 1.920
1.920

Aurobindo em 1.950
1.950

 


Por 13 anos, trabalhou em atividades administrativas e educacionais para o Estado. Começou a se envolver na batalha política pela independência do país e também a estudar sânscrito e as escrituras sagradas da Índia. Em 1904 começou a praticar Yoga.

Em 1.906, foi para Bengala assumir abertamente o comando do movimento revolucionário para a independência da Índia, que durante anos havia organizado em segredo. Em 1.908, foi iniciado pelo Yogi Vishnu Baskar Lele na técnica de meditação. ?r? Aurobindo teve intensas experiências místicas que lhe fizeram ver com uma intensidade incrível, todo o mundo como um filme. Essa experiência trouxe-lhe uma paz inexplicável, um grande silêncio e infinita liberdade. Nesse momento começava a surgir o que mais tarde seria conhecido como Purna Yoga ou Yoga Integral.

Depois destas experiências, ?r? Aurobindo retomou seu trabalho e participação política, mas agora com o seu interior totalmente mudado. Por causa do ativismo político, foi preso em 1.908 pelo governo britânico. Na prisão continuou com suas práticas de Yoga e extraordinárias experiências místicas. Após um ano na prisão foi libertado, e com uma nova visão da vida produzidas pelas suas experiências místicas, já não desejava libertar a Índia, mas toda a humanidade. Com este objetivo iniciou a editar dois jornais, um em inglês, o Karma Yogin, e outro em bengali, o Dharma.

Deixou a atividade política e dedicou-se à vida espiritual. Em 1.910, seguindo uma voz interior, mudou-se para Pondicherry, ao sul da Índia, afastando-se definitivamente de sua vida anterior. Em 1.914, ocorreu um acontecimento muito especial: o primeiro encontro entre Sri Aurobindo e a francesa Mira Richard, que mais tarde seria conhecida como a Mãe.

Mira Alfassa, desde pequena, tinha visões de ?r? Aurobindo e tornou-se sua colaboradora, mas só em 1.920, é que Mirra se muda para Pondicherry para dirigir as atividades de ?r? Aurobindo, de forma que ele pudesse concentrar todas suas energias para poder realizar o trabalho espiritual que tinha pela frente.

Em 24 de novembro de 1.924 é fundado o ?r? Aurobindo Ashram, um comunidade espiritual constituída inicialmente por 24 discípulos. Em 1.926, ele transfere o comando de seu ashram para Mira, que passou a ser chamada de "A Mãe".

Após a morte de ?r? Aurobindo, em 1.950, a Mãe continuou o trabalho espiritual de grande magnitude iniciado por ele. Em 28 de fevereiro de 1.968, fundou Auroville, uma cidade internacional nos arredores de Pondicherry, com o propósito de realizar a unidade humana. A filosofia do Purna Yoga ou Yoga Integral criada por ?r? Aurobindo consiste na transformação do ser humano para atingir a realização divina na vida cotidiana.

?r? Aurobindo deixou uma vasta obra literária, a saber:

  • Obras sobre Yoga: A Síntesis do Yoga, Bases do Yoga, Luzes sobre o Yoga, Mais Luzes sobre o Yoga, A Mãe, Cartas sobre Yoga.

  • Obras sobre política e sociologia: O Ciclo Humano, O Ideal da Unidade Humana, Guerra e Auto-determinação, O Ideal do Karma Yogi, A Doutrina da Resistência Pacífica, Ideais e Progressos, Discursos, Um Sistema de Educação Nacional, O Valor Nacional da Arte.

  • Obras sobre a cultura, arte e literatura hindu: Os Fundamentos da Cultura Hindu, O Renascimento na Índia, O Significado da Arte Hindu, A Poesia Futura, Cartas sobre Poesia, Arte e Literatura, Kalidasa, Visões e Revisões, Vyasa e Valmiki, Cartas sobre Savitri.

  • Obras de teatro: Eric, Perseus, O Entregador, Rodogune, Vasavadutta, Visires de Bassora, recopilação de peças e contos.

  • Poesias e poemas épicos: Savitri: uma lenda e um símbolo, Amor e Morte, Mais Poemas, Poemas Passado e Presente, Sonetos, A Abdução da Princesa Usha, Baji Prabhou.

No Brasil, o Yoga Integral foi introduzido em 1.971 por Rolf Gelewski, bailarino alemão. Inicialmente, Rolf veio ao Brasil em 1.960 para lecionar dança na Universidade Federal da Bahia, e em 1.968 teve contato na Índia com ?r? Aurobindo. Em 1971 viveu em comunidade com um grupo de jovens em Salvador, Bahia, surgindo então a Casa de Sri Aurobindo. Após 1.980, a comunidade deixa de existir e torna-se uma comunidade livre constituída por colaboradores.

Após a morte da Mãe, em 1.973, os ideais de ?r? Aurobindo continuaram a inspirar pessoas em todo o mundo. Atualmente, no Brasil, existem diferentes Centros de Yoga Integral independentes que seguem os ideais de ?r? Aurobindo.

Veja uma biografia mais extensa em:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Sri_Aurobindo

Categoria: Mini-Biografias

Temos 95 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
10054764