Artigos por Autor/Categoria

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Documentário produzido pela BBC de Londres

 

(14/02/2002 - 45 minutos)

BBC - Science & Nature

 

(Essa legenda foi feita por XARA. Documentário da BBC World - www.bbc.co.uk/horizon)

 

PARTE 2

Legendas do Filme (parte 1)...
Debatedores do Filme ...

 

Burt Ovrut

Teoria M.

Michael Duff

Onde M significava magia, mistério ou membrana.

Burt Ovrut

Teoria M.

Paul Steinhardt

Os físicos ficam com aquele olho sonhador quando falam da Teoria M.

Burt Ovrut

Teoria M.

Michio Kaku

Talvez M signifique mãe, a mãe de todas as cordas. Talvez seja mágica. Talvez seja majestade, a majestade de uma teoria compreensível do Universo.

Burt Ovrut

Teoria M.

Neil Turok

Mistério mágico, demência.

Burt Ovrut

Teoria M.

BBC World

Com a Teoria M pareceu ao menos existir uma teoria que talvez explicasse tudo no Universo, mas antes que pudessem decidir se era verdadeira os cientistas precisavam saber mais sobre essa nova 11ª dimensão. Rapidamente se tornou claro que era um lugar onde todas as regras normais de bom senso tinham sido abandonadas. Para alguns a coisa era ao mesmo tempo longa ao infinito mas com intervalo muito pequeno.

Paul Steinhardt

A 11ª dimensão mediria, no máximo, algo em torno de um trilionésimo de um milímetro.

Burt Ovrut

Bem, isso é 10 elevado a -20 de um milímetro. Isso significa pegar um milímetro e dividi-lo por 10 com 20 zeros depois da vírgula, então é muito, muito pequeno.

BBC World

Significa que ele existe somente em um trilionésimo de milímetro em cada ponto de nosso mundo tridimensional. Ela está mais perto do seu corpo do que a sua roupa e mesmo assim não podemos senti-la. Nesse espaço misterioso nosso Universo de membrana está flutuando. À princípio ninguém pôde imaginar como isso funcionava. Então alguém sugeriu que talvez ela flutuasse como uma minúscula lâmina de borracha. Outros que ela talvez fosse como uma bolha que vibrasse à medida que planasse aleatoriamente através do hiperespaço. Se tudo isso já não fosse bastante surreal, foi então proposto que deveria haver outro universo de membrana pulsando do outro lado da 11ª dimensão. A princípio esta idéia não foi tomada muito a sério, mas finalmente seria reexaminada por físicos que estavam prestes a questionar se nosso Universo estava realmente sozinho. Tudo começou com Lisa Randall.

Lisa Randall

As pessoas olham para uma escalada e é claro uma atividade bastante física, mas você também percebe que se pode concentrar em uma pequena coisa por vez. Eu gosto de resolver problemas, gosto de jogos, gosto de descobrir soluções.

BBC World

Randall está fascinada por um aparentemente inexplicável fenômeno: a fragilidade da gravidade.

Lisa Randall

Existem várias forças que observamos na natureza. A maioria deles nós entendemos até certo ponto mas tem a gravidade que parece ser bastante diferente. As forças gravitacionais são extremamente fracas em comparação com as outras forças. Você pode olhar ao redor e dizer que a gravidade não parece fraca, mas se você pensar nisso conclui que o planeta inteiro está te puxando e no entanto você pode levantar as coisas.

Nima Arkani-Hamed

A gravidade certamente não parece frágil no dia a dia. Ela é responsável por manter nossos pés no chão e manter a Terra girando ao redor do Sol e assim por diante, mas na verdade a gravidade é incrivelmente fraca comparada com as outras forças. Isso é fácil de verificar se você pegar um imã e segurá-lo sobre um clipe de metal. Todos sabemos que o magneto vai levantar o clipe da mesa, então isso demonstra quão dramaticamente débil a gravidade é comparada até com a força de um pequeno imã.

Lisa Randall

Daí que existem muitas novas idéias para explicar a fraqueza da gravidade se tivermos dimensões extras.

BBC World

Quando a Teoria M emergiu, Randall e seus colegas imaginaram que talvez ela fornecesse a explicação. Poderia a gravidade estar vazando de nosso Universo para o espaço vazio da 11ª dimensão?

Nima Arkani-Hamed

A gravidade talvez somente pareça ser fraca, muito embora seja fundamentalmente tão forte quanto todo o resto, por que ela se dilui sua força por todas as dimensões extras que não podemos ver.

BBC World

Randall tentou calcular como a gravidade poderia vazar de nosso Universo de membrana para o espaço vazio, mas não conseguiu. Então ela ouviu falar da teoria de que talvez exista outra membrana na 11ª dimensão. Então ela teve uma idéia muito estranha. E se a gravidade não estivesse escapando do nosso Universo mas convergindo para ele? E se ela viesse daquele outro universo? Naquela membrana, ou película, a gravidade seria tão forte quanto as outras forças, mas até nos atingir se enfraqueceria tornando-se um fraco sinal. Quando então ela refez seus cálculos tudo se encaixou perfeitamente.

Lisa Randall

Se você imaginar que existem 2 membranas. Digamos que uma está onde nos sentamos e outra onde existe outra coisa sentada, mas não as nossas partículas, não as coisas das quais somos feitos e não as coisas as quais vemos as forças associadas. Se vivêssemos algures na dimensão extra veríamos a gravidade como muito fraca por que ela gastaria seu tempo para nos atingir na outra superfície. Nós vemos apenas a cauda da gravidade.

BBC World

A fraqueza da gravidade poderia ao menos ser explicada, mas somente se introduzíssemos a idéia do universo paralelo. A idéia de Randall abriu uma caixa de Pandora. Repentinamente os físicos em todo o mundo se acotovelaram sobre a 11ª dimensão tentando resolver velhos problemas e todas as vezes parecia que a explicação perfeita era o outro universo paralelo. Em todo lugar que procuravam pareciam encontrar cada vez mais deles. Em cada canto da 11ª dimensão os universos paralelos emergiam.

Michael Duff

Os outros universos são paralelos ao nosso e talvez bem próximo também, mas dos quais nós nunca tivemos consciência. Eles talvez sejam completamente diferente com leis naturais completamente diferente atuando.

Alan Gutt

Nem todos tem vida, mas alguma fração deles terá e, seja qual for a fração, se existe um número infinito destes universos haverá um número infinito de universos com civilizações cheias de vida.

Michio Kaku

Alguns destes universos talvez se pareçam com o nosso, com a exceção de que você não está  lá.

BBC World

A Teoria M foi ficando cada vez mais estranha, mas poderia ela realmente ser a teoria que explicaria tudo no Universo? Para ter qualquer chance disso ela deveria fazer algo que nenhuma outra teoria rival jamais foi capaz de fazer. Ela deveria dar sentido à confusa singularidade no início do Big Bang. A Teoria M estava prestes a surgir com uma resposta estremecedora e os universos paralelos estariam bem no seu centro. No início de 2001 o conhecimento aceito era de que a 11ª dimensão era um lugar tranqüilo com universos de membrana gentilmente flutuando sobre ela, mas Burt sugeriu uma idéia muito mais excitante. Universos movendo-se através da 11ª como ondas gigantescas e turbulentas.

Burt Ovrut

Estas coisas podem se mover. Elas não são estáticas, elas são, você sabe, como qualquer outra coisa no mundo elas podem mover-se e não há muito espaço para elas se moverem. Na verdade se elas se movem elas devem se chocar entre si. De fato, ou elas se afastam uma da outra ou elas vão colidir, e uma coisa que me ocorreu recentemente é o que acontece se elas colidirem?

BBC World

Para a nova geração de cosmologistas como Neil Turok a visão de Burt para a 11ª dimensão soa intrigante, mas ele e seus colegas tem outras coisas em mente. Eles ainda se debatem com o grande problema da cosmologia.

Neil Turok

Existiu um começo? O tempo existia antes do Big Bang? De onde veio o Universo?

BBC World

Sobretudo, eles ainda tentam resolver o maior problema de todos: o que provocou o Big Bang, a singularidade?

Neil Turok

Ninguém tem uma solução para o problema da singularidade a não ser afirmar que o Universo começou num determinado momento e dizer vamos começar daqui e ignorar o que acontecia antes, e isso é muito insatisfatório. Este é o problema mais profundo da cosmologia. Se você conseguir atravessar a singularidade você está no caminho da completa teoria do Universo.

BBC World

Muitos cosmologistas começaram a pensar que talvez nunca encontrassem uma solução. Eles quase haviam desistido completamente quando Turok e seus colegas ouviram Burt explicar sua idéia apropriadamente pela primeira vez. Numa conferência em Cambridge, pioneiros da Teoria M se uniram para explorar as implicações. Burt era a estrela do show. Sua visão de uma 11ª dimensão violenta impressionou a platéia de físicos e chamou a atenção dos cosmologistas.

Paul Steinhardt

Ouvimos uma grande variedade de idéias. As idéias que mais fortemente impressionaram Neil e a mim foram as idéias que Burt apresentou.

BBC World

No último dia da conferência Neil Turok, Paul Steinhardt e Burt decidiram dar um tempo. Eles foram assistir uma peça.

Burt Ovrut

Nós queríamos ver a peça Copenhagen que estava sendo exibida em Londres naquela época e nós 3 tomamos o trem para Londres à tarde e tivemos o que, quase uma hora no trem para sentar e conversar sobre nossas idéias.

BBC World

Na viagem eles começaram a jogar idéias aleatoriamente. Três físicos, um trem e o maior segredo sobre nosso Universo: o que provocou o Big Bang.

Neil Turok

Paul, Burt e eu estávamos sentados juntos no trem e apenas fazendo associações livres.

Paul Steinhardt

Um de nós, talvez fosse eu, começou a dizer bem, porque não podemos fazer um universo sem colisão e Neil completou dizendo, bem, se você fizer isso vai criar toda a matéria e radiação do Universo, então nós tivemos esta conversa, um completando a sentença do outro na qual eu diria deixamos nossa imaginação voar.

Burt Ovrut

E à medida que continuávamos ao menos eu aprendi mais e mais sobre como seria possível terem estas colisões de superfície produzido todos os efeitos do Universo primitivo, e de fato é muito fácil fazer isso com minhas mãos, quando elas colidem você talvez tenha um Big Bang.

Neil Turok

E o Big Bang é a conseqüência de algum encontro entre dois mundos paralelos.

BBC World

Mas como poderia tal colisão evoluir até o mundo que conhecemos? O Universo em que vivemos tem enormes massas de matéria que chamamos estrelas e galáxias.

Burt Ovrut

Sabemos que tais coisas não são estáveis no Universo. Na verdade temos pequenas massas, estrelas, galáxias, quasares e massas de matéria.

BBC World

Agora elas tem que explicar como a colisão de 2 universos paralelos pode criar tais blocos de matéria. Há algo nas membranas, ou superfícies, que poderia explicar isso?

Neil Turok

As pessoas tendem a pensar nas superfícies como sendo planas, lâminas perfeitas, placas geométricas, mas eu acho que para nós estava claro que esta figura poderia não estar correta. Ela não pode ser perfeitamente plana, ela deve ser ondulada.

Paul Steinhardt

O que aconteceria à medida que estas superfícies se aproximassem, tendo elas estas ondas na superfície de cada uma e quando elas se aproximam não se tocam ao mesmo tempo, no mesmo lugar, mas na verdade se atingem em diferentes pontos e em diferentes momentos.

Burt Ovrut

Concluímos que à medida que a superfície se move ela ondula, então quando a colisão acontece ela transmite ondas para a matéria real.

BBC World

Os universos paralelos se movem através da 11ª dimensão como ondas e assim como toda onda esta seria ondulada. Foram as ondas que continuaram a causar as massas de matéria depois do Big Bang. Eles finalmente chegaram a uma completa explicação do nascimento do Universo e agora eles poderiam fazer algo ainda mais profundo. Eles poderiam levar as leis da física de volta no tempo até o momento do Big Bang e atravessar do outro lado.

Neil Turok

A existência de superfícies antes da singularidade implica que o Tempo já existia antes do Big Bang. O tempo poderia, pode ser seguido através da singularidade inicial.

Burt Ovrut

Você vai cada vez mais para trás até se aproximar do momento em que a explosão teve lugar e então é apenas uma questão de mudar para um outro mundo. Quando as superfícies colidem a sua colisão pode ser explicada pela Teoria M, então ela simplesmente entra no campo da matemática e da ciência agora, ao invés de ser um ponto desconhecido daquela explosão.

BBC World

A singularidade desapareceu e não levou mais do que uma hora.

Paul Steinhardt

Então fomos assistir a peça.

BBC World

Esta idéia é tão nova que apenas começou a ser discutida, mas se for aceita significará que a teoria perdida de Einstein finalmente foi encontrada. A Teoria M talvez seja capaz de explicar tudo no Universo, mas a vitória será acre-doce, pois ao final desta longa busca, a ciência descobriu que o Universo que buscava explicar talvez não seja tão especial. Não é nada mais do que um infinito número de membranas, apenas um de muitos universos que compõem o multi-universo.

Michio Kaku

O último entendimento do multi-universo é que possa haver um infinito número de universos cada um com diferentes leis de física. Os Big Bang talvez aconteçam o tempo todo. Nosso Universo co-existe com outras membranas, outros universos que também estão no processo de expansão. Nosso Universo poderia ser apenas uma bolha flutuando num oceano de outras bolhas.

BBC World

Mas isso não é o fim da história. Agora que a Teoria do Absoluto talvez tenha sido encontrada alguns desejam usá-la. A Física está preparada para o último vôo da imaginação: criar seu próprio universo sem qualquer mistério ou qualquer dúvidas.

Alan Guth

Eu na verdade trabalhei com muitas outras pessoas por algum tempo na questão de ser ou não possível em princípio criar um novo universo em laboratório. Se vai ou não funcionar nós não sabemos com certeza. Parece que provavelmente vai funcionar. Na verdade é muito seguro criar um universo em seu porão. Ele não vai deslocar o universo ao redor embora ele vá crescer tremendamente. Ele vai na verdade criar seu próprio espaço à medida que cresce e na realidade numa pequena fração de um segundo ele vai se combinar inteiramente por fora de nosso Universo e evoluir como um universo exclusivo e isolado crescendo a proporções cósmicas sem desalojar qualquer território que nós atualmente temos direito.


Categoria: Ciência Atual

Ítens Relacionados

Temos 31 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9696218