Artigos por Autor/Categoria

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

DE MINHA CORRESPONDÊNCIA


P: Você trabalha para viver?

R: Trabalho para viver de uma maneira pouco usual. Eu dou o que posso em pensamentos, palavras e obras àqueles cujas vidas venho a tocar e à humanidade e, em troca, aceito o que as pessoas queiram me dar sem, porém, pedir coisa alguma. Elas são abençoadas pelo que dão e eu sou abençoada pelo que dou.

P: Por que você não aceita dinheiro?

R: Porque eu falo sobre a verdade espiritual e a verdade espiritual jamais deve ser vendida. Aqueles que a vendem se fazem mal espiritualmente. O dinheiro que vem pelo correio sem ter sido solicitado, jamais o uso para mim. Uso para impressão e selagem. Aqueles que tentam comprar a verdade espiritual, estão tentando obtê-la antes que estejam prontos. Neste universo tão maravilhosamente bem organizado, a verdade lhes será dada quando estiverem prontos.

P: Você não se sente só, desanimada e cansada?

R: Não. Quando você vive em constante comunicação com Deus, você não pode estar só. Quando você percebe como opera o maravilhoso plano de Deus e sabe que todos os bons esforços produzem bons frutos, você não se desencoraja. Quando você tem paz interior, você está em contato com a fonte da energia universal e você não se pode cansar.

P: O que a aposentadoria dever significar para uma pessoa?

R: A aposentadoria deveria significar não um cessar de suas atividades, mas uma mudança de atividades com uma entrega mais completa de sua vida ao serviço. Deveria então, ser a época mais maravilhosa de sua vida, o tempo em que você está feliz e significativamente ocupado.

P: Como posso sentir-me próximo a Deus?

R: Deus é Amor e sempre que você vá ao encontro de outro com um gesto de amor, você está expressando Deus. Deus é Verdade e sempre que você vá à procura da verdade, você está procurando Deus. Deus é Beleza, e sempre que você toca a beleza de uma flor ou de um pôr-do-sol, você está tocando a Deus. Deus é a Inteligência que tudo cria, tudo sustenta, tudo integra e tudo vivifica. Sim, Deus é a Essência de tudo. Assim você está em Deus e Deus está em você; você não poderia estar onde Deus não está. Tudo penetrar é a Lei de Deus, lei física e lei espiritual. Desobedeça-a e você se sentirá infeliz, separado de Deus. Obedeça-a e você sentirá harmonia, se sentirá perto de Deus.

P: Quais são as coisas boas e como posso encher minha vida com elas?

R: Coisas boas são aquelas que fazem benefícios para você e para outros. Você pode receber inspiração de fora, mas, em última análise, você tem que saber, dentro de você, com que coisas boas você pretende encher sua vida. Então, você pode fazer um programa daquilo que você pensa que deve ser a boa vida e viver de acordo com este programa. Pode incluir algo benéfico para o corpo como caminhar ou exercitar-se. Ou algo que estimule o intelecto, como uma leitura significativa. E, ainda, algo reconfortante para as emoções, como boa música. Mas, sobretudo, precisa incluir o serviço aos outros, para ser espiritualmente benéfico a você.

P: Quando me confronto com um problema, posso fazer alguma coisa, intelectualmente, a respeito?

R: Se tratar-se de um problema de saúde, pergunte-se: "Será que eu abusei meu corpo?" Se for um problema psicológico, pergunte-se: "Tenho sido tão amável como Deus gostaria que eu fosse?" Se o problema é financeiro, pergunte-se "Tenho vivido de acordo com minhas condições?" O que se faz no presente cria o futuro, assim, use o presente para criar um futuro maravilhoso. Constantemente, através do pensamento, você está criando suas condições interiores e ajudando a criar as condições ao seu redor. Assim, mantenha seus pensamentos do lado positivo, pense sempre no melhor que poderia acontecer, pense nas coisas boas que você deseja que aconteçam, pense em Deus!

P: Como posso eu, realmente, começar a viver a vida?

R: Eu comecei a realmente viver a vida quando eu comecei a olhar cada situação perguntando-me: Como poderia eu estar a serviço naquela situação? Eu aprendi que não devia impor minha ajuda, apenas estar à disposição. Frequentemente, eu podia dar uma ajuda efetiva, ou, talvez, um sorriso amável, uma palavra de ânimo. Aprendi que é dando que se recebe as coisas que de fato valem a pena na vida.

P: Como pode uma simples dona de casa e mãe alcançar o que você parece possuir?

R: Alguém que vive em família (como é o caso da maioria das pessoas) encontra a paz interior da mesma maneira que eu a encontrei. Obedeça às leis de Deus que são as mesmas para todos, não somente as leis físicas, mas também as espirituais, que governam a conduta humana. Você pode começar fazendo todas as coisas boas em que você acredita, como eu fiz. Encontre seu lugar especial no plano divino e se ajuste a ele. Este lugar é único para cada alma humana. Você pode tentar buscá-lo em silêncio receptivo, como eu fiz. Pertencer a uma família não é um obstáculo ao crescimento espiritual, ao contrário, isto é vantajoso, em alguns aspectos. Crescemos através da resolução de problemas, e numa família há um bom número de problemas através dos quais se pode crescer. Quando ingressamos numa família, temos nossa primeira experiência de passar de um eu centrado em si mesmo, para um eu centrado na família. O puro amor é a disponibilidade de dar sem pensar em receber algo em troca, e o padrão familiar provê a primeira experiência de puro amor; o amor da mãe e do pai pelo seu bebê.

P: Será sempre doloroso o processo de tornar-se um ser humano mais belo?

R: Haverá sempre dor em seu crescimento espiritual até que você queira fazer a vontade de Deus espontaneamente. Quando você está em desarmonia com Deus, aparecem os problemas, cujo propósito é impulsioná-lo em direção à harmonia. Se você espontaneamente dispõe-se a fazer a vontade de Deus, você evita os problemas.

P: Chegarei um dia a sentir-me em repouso, sem mais necessidade alguma de mudar?

R: Quando você encontrar a paz interior, você não mais sente necessidade de mudar, você se contenta simplesmente em ser, o que inclui seguir a orientação divina. No entanto, você continua crescendo, mas harmoniosamente.

P: O que é uma pessoa verdadeiramente religiosa?

R: Eu diria que uma pessoa verdadeiramente religiosa tem atitudes religiosas: uma atitude de amor por seus semelhantes, uma atitude obediente diante de Deus, diante das leis e da orientação de Deus e uma atitude religiosa para consigo mesma, sabendo que você é mais que uma natureza centrada em si mesma, mais que um corpo, e a vida é mais que a vida terrena.

P: Como se vence o medo?

R: Eu diria que se vence o medo, através de atitudes espirituais. Se você tem uma atitude de amor para com as pessoas, você não as teme. "O amor perfeito afugenta o medo." Uma atitude obediente a Deus lhe leva a sentir permanentemente a presença de Deus e, assim, vai-se o medo. Quando você sabe que você está apenas usando o corpo, o qual pode ser destruído, que você é a realidade que põe o corpo em atividade e não pode ser destruído, como sentir medo?


--------------------------------------------------------------------------------


OS PROGRESSOS DA PEREGRINA DA PAZ

EXTRATOS de seus BOLETINS DE NOTÍCIAS


QUATRO CARTAS: um dia, enquanto respondia minha correspondência, uma mulher me perguntou: "O que podem as pessoas fazer pela paz?". Eu repliquei: "Vejamos o que dizem essas cartas". A primeira dizia: "Sou uma dona de casa e vivo numa fazenda. Depois que conversei com você, compreendi que deveria fazer alguma coisa em prol da paz, principalmente pelo fato de criar quatro filhos. Agora eu escrevo, todos os dias, uma carta a alguém de nosso governo ou das Nações Unidas que tenha feito algo pela paz, felicitando-lhes a fim de dar-lhes apoio moral". A segunda dizia: "A paz mundial parecia uma tarefa grande demais para mim, mas depois de conversar com você, filiei-me ao Conselho de Relações Humanas em minha cidade e estou trabalhando para a paz entre os grupos". A terceira carta dizia: "Depois de falar com você, resolvi uma situação de hostilidade entre mim e minha cunhada". A última dizia: "Depois que conversei com você, deixei de fumar". Quando você faz algo em prol da paz mundial, da paz entre os grupos, da paz entre as pessoas, ou por sua própria paz interior, você melhora o panorama total da paz. Cada vez que você traz harmonia a uma situação, você está contribuindo para a causa da paz.

OS BENS MAIS VALIOSOS: depois de uma maravilhosa estada na floresta, novamente caminho pelas ruas de uma cidade que foi meu lar por algum tempo. São 13:00 horas. Centenas de pessoas bem vestidas, com rostos pálidos ou pintados se movem apressadas e ordeiras em direção a seus locais de trabalho ou deles regressando. Caminho entre elas com minha camisa desbotada e calças já muito usadas. As solas de borracha de meus sapatos de lona se movem silenciosamente entre os ruídos dos elegantes sapatos de saltos altos. Nos bairros mais pobres da cidade, sou tolerada. Nos bairros mais ricos, alguns olham-me surpresos, outros, com desdém. Em ambos os lados, estão dispostos os artigos que podemos comprar, se nos dispomos a permanecer em filas ordeiras, dia após dia, ano após ano. Algumas coisas são mais ou menos úteis, outras, simplesmente, lixo; algumas podem passar por bonitas, outras, grotescamente feias. Milhares de coisas estão expostas; entretanto, estão faltando as coisas mais valiosas. A liberdade não está exposta, ou a saúde, a felicidade, ou a paz de espírito. Para obter estes bens, meus amigos, vocês talvez, tenham que fugir das filas ordeiras e correr o risco de ser olhado com desdém.

NEGATIVO vs. POSITIVO: escolho o enfoque positivo, em vez de enfatizar as coisas negativas com as quais discordo, enfatizo as coisas positivas às quais sou favorável. Aqueles que escolhem o enfoque negativo, concentram-se no que é mau, valendo-se de julgamentos e críticas, às vezes, até, de injúrias pessoais. Naturalmente, o enfoque negativo tem um efeito prejudicial sobre a pessoa que o aplica, enquanto o enfoque positivo produz bons efeitos. Quando o mal é atacado, este se mobiliza, mesmo que antes fosse frágil e desorganizado, consequentemente, o ataque lhe traz validade e força. Quando não há ataque, mas, ao contrário, se exerce boas influências na situação, não só o mal tende a desaparecer, como aquele que faz o mal tende a se transformar. O enfoque positivo inspira, o enfoque negativo causa rancor. Quando alguém se zanga, age de acordo com seus instintos mais baixos, muitas vezes irracional e violentamente. Quando você inspira uma pessoa, esta tende a agir de acordo com seus instintos mais elevados, sensível e racionalmente. A raiva é transitória, enquanto a inspiração pode surtir efeito para toda a vida.

TRABALHANDO PELA PAZ: algumas poucas pessoas realmente dedicadas podem contrabalançar os efeitos danosos de multidões desarmoniosas. Assim, nós, que trabalhamos pela paz, não devemos esmorecer. Devemos continuar orando pela paz, trabalhando pela paz de todas as formas possíveis. Devemos continuar a falar sobre a paz e viver a paz, para inspirar os outros, devemos continuar pensando sobre a paz, acreditando que a paz é possível. Quando nos concentramos em algo, ajudamos a que isto se concretize. Uma simples pessoa que doa todo seu tempo à causa da paz, faz notícia. Muitas pessoas dedicando parte do seu tempo podem fazer história.

 

BEM AVENTURADOS aqueles que dão sem sequer esperar agradecimentos, pois estes serão abundantemente recompensados.

BEM AVENTURADOS aqueles que traduzem em ação tudo o que sabem de bom, pois que verdades ainda mais elevadas lhes serão reveladas.

BEM AVENTURADOS aqueles que fazem a vontade de Deus sem pedir para ver os resultados, pois serão grandemente recompensados.

BEM AVENTURADOS aqueles que amam e confiam em seus semelhantes, pois estes alcançarão o bem nas pessoas e receberão, em troca, uma resposta de amor.

BEM AVENTURADOS os que viram a realidade, pois estes sabem que não o traje de argila, mas aquilo que põe o traje de argila em movimento, é real e indestrutível.

BEM AVENTURADOS aqueles que vêem a transição que chamamos morte como uma libertação das limitações desta vida terrena, pois que estes se regozijarão em união com seus entes queridos que realizaram a gloriosa transição.

BEM AVENTURADOS aqueles que após receberem a benção por dedicarem suas vidas, mantêm a coragem e a fé de superar as dificuldades do caminho à frente, pois eles receberão uma segunda benção.

BEM AVENTURADOS aqueles que seguem o caminho da espiritualidade sem o motivo egoísta de encontrar a paz interior, pois eles a encontrarão.

BEM AVENTURADOS aqueles que em vez de tentar pôr abaixo os portões do reino do céu, deles se aproximam purificados, com humildade e amor, pois por eles passarão.


VOCÊ PODE CONHECER DEUS: existe um poder maior que nós mesmos, que se manifesta igualmente dentro de todos nós e em todo o universo. A isto, eu chamo Deus. Você sabe o que é conhecer Deus, ter Deus como seu guia constante, sentir a constante presença de Deus? Conhecer Deus é refletir amor em todas as pessoas, em toda a criação. Conhecer Deus é sentir paz interior, calma, serenidade e uma firmeza que lhe permite enfrentar qualquer situação. Conhecer Deus é estar tão pleno de alegria que esta transbordará e derramará bênçãos no mundo. Eu tenho apenas um desejo, fazer a vontade de Deus, não há conflito algum. Quando Deus me guia a fazer outras coisas, eu também faço de boa vontade. Se sou criticado pelo que eu faço, aceito isto de cabeça erguida. Se sou apreciada, imediatamente, transfiro a Deus o reconhecimento, pois sou apenas um pequeno instrumento através do qual Deus faz suas obras. Quando Deus me guia a fazer algo, Ele me dá a força, Ele me dá os meios, Ele me mostra o caminho, Ele me dá as palavras que devo pronunciar. Seja o caminho fácil ou difícil, eu o percorro à luz do amor, de paz e de alegria divina e eu dirijo-me a Deus com salmos de graças. Isto é conhecer Deus.E conhecer Deus não está reservado aos grandes, é para pessoas pequeninas como eu e você. Deus está sempre em busca de você, cada um de vocês. Você pode encontrar Deus se apenas o busca, obedecendo às leis divinas, amando as pessoas, renunciando a si, aos seus apegos, pensamentos e sentimentos negativos. E quando você encontrar Deus, será na quietude. Você encontrará Deus dentro de você.

SOBRE O MEDO: não há maior obstáculo à paz mundial e à paz interior que o medo. Quando tememos algo, tendemos a desenvolver um ódio irracional em relação a isto, assim, acabamos temendo e odiando ao mesmo tempo. Isto não somente nos prejudica psicologicamente e agrava a tensão mundial mas, ainda, através dessa concentração negativa, tendemos a atrair aquilo que tememos. Se não tememos nada e irradiamos amor, podemos confiar que boas coisas virão. Como necessita o mundo da mensagem e do exemplo de amor e fé!

A LIBERDADE DA SIMPLICIDADE: algumas pessoas pensam que minha vida, por ser dedicada à simplicidade e ao serviço é austera e sem alegria. Mas, essas pessoas não conhecem a liberdade da simplicidade. Eu sei o suficiente sobre os alimentos para nutrir meu corpo adequadamente, e gozo de excelente saúde. Desfruto a comida mas como para viver, não vivo para comer e sei quando parar de comer, não sou escrava da comida. Minhas roupas são muito cômodas e práticas. Meus sapatos, por exemplo, são feitos de tecido macio e solas de borracha, com eles, sinto-me livre como se estivesse caminhando descalça. Não sou escrava de moda, não sou escrava do comodismo. Posso dormir igualmente bem numa cama macia ou na grama à beira da estrada. Não estou sobrecarregada com posses desnecessárias ou atividades inúteis. Minha vida é plena e boa, mas não sobrecarregada e faço meu trabalho alegremente. Sinto beleza ao meu redor e vejo beleza em todos os que encontro, porque em tudo vejo Deus. Reconheço as leis que governam este universo e encontro harmonia no fato de obedecê-las de boa vontade. Reconheço meu lugar no Plano de Vida e encontro alegria em vivê-lo de boa vontade. Reconheço minha unidade com toda a humanidade e com Deus. Minha felicidade transborda no amor e na doação a todos e a tudo.

SOBRE AS PESSOAS DO NOSSO TEMPO: para ajudar a chegada da era do ouro, temos que ver o bom nas pessoas, devemos compreender que está lá, não importa quão profundamente esteja sepultado. Sim, a apatia está lá, o egoísmo está lá, mas o bem também está lá. Não é através do julgamento que se alcança o bem, mas pelo amor e pela fé. O amor pode salvar o mundo da destruição nuclear. Ame a Deus. Volte-se para Deus com o coração aberto a recebê-lo. Ame seus semelhantes, volte-se para eles com amizade e espírito de doação. Torne-se digno de ser chamado filho de Deus vivendo o Caminho do Amor.

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL: é um processo tal qual o crescimento físico e mental. Não se espera que crianças de cinco anos sejam tão altas como seus pais no aniversário seguinte; o aluno da primeira série não poderá ingressar na universidade ao final do ano; o estudante da verdade não pode alcançar a verdade da noite para o dia.

FÓRMULAS MÁGICAS: há uma fórmula mágica para se resolver conflitos. É o seguinte: Tenha como objetivo resolver o conflito, não obter vantagem. Há uma fórmula mágica para se evitar conflitos. É o seguinte: Preocupe-se em não ofender, não em não ser ofendido.

SOBRE A IMATURIDADE: o sofrimento das pessoas vem, de fato, da imaturidade. Entre pessoas maduras, a guerra não seria um problema: seria impossível. Em sua imaturidade, as pessoas querem, ao mesmo tempo, a paz e as coisas que fazem a guerra. Entretanto, as pessoas podem amadurecer, da mesma forma que as crianças crescem. Sim, nossas instituições e nossos líderes refletem nossa imaturidade. À medida que amadurecemos, elegemos melhores líderes e estabelecemos melhores instituições. Tudo se resume no ponto que muitos de nós desejam evitar, trabalhar para melhorar nós mesmos.

MINHA MENSAGEM: meus amigos, a situação do mundo é grave. A humanidade, com passos temerosos e trêmulos, caminha pelo fio da navalha entre o caos e uma era de ouro, enquanto poderosas forças empurram para o caos. A menos que nós, os povos do mundo, despertemos de nossa letargia e o empurremos firme e rapidamente para longe do caos, tudo o que apreciamos será destruído no holocausto que sobre nós descerá. Este é o caminho da paz: supere o mal com o bem, a falsidade, com a verdade, o ódio, com o amor. A regra de ouro se aplicaria, igualmente, aqui. Por favor, não alegue levianamente que estes são apenas conceitos religiosos, sem qualquer praticidade. Estas são leis que governam a conduta humana e que são tão inexoráveis como a lei da gravidade. Quando você desconsidera essas leis, sobrevém o caos. Pela obediência a essas leis, este nosso mundo, amedrontado e cansado de guerras, bem poderia ingressar num período de paz e riqueza de vida para além dos nossos mais caros sonhos.

ATIVIDADES BÁSICAS PARA A PAZ: você pode iniciar uma Associação Comunitária pela Paz com um grupo de oração pela paz. Em alguns locais, meus escritos têm sido usados uma vez que tratam da paz de um ponto de vista espiritual. Leia um parágrafo, reflita em silêncio, conversando sobre ele, depois. Qualquer pessoa que pode compreender e sentir as verdades espirituais contidas nesses escritos está pronta para trabalhar pela paz.

Então, se formaria um Grupo de Estudos para a Paz. Precisamos ter clareza sobre a atual situação mundial e sobre o que é preciso ser feito para convertê-la em uma situação de paz universal. Evidentemente, nossas guerras atuais devem cessar. Certamente, precisamos encontrar uma maneira de baixar juntos as nossas armas. Precisamos estabelecer mecanismos para evitar a violência física num mundo onde a violência psicológica, ainda existe. Todas as nações devem renunciar, junto às Nações Unidas, a um direito, o direito de fazer guerra.

Nós, os povos do mundo, precisamos aprender como colocar o bem-estar da inteira família humana acima do bem-estar de qualquer grupo específico. A fome e o sofrimento devem ser aliviados, da mesma forma que o medo e o ódio. Há alguns problemas nacionais relacionados com a paz. É necessário que trabalhemos pela paz entre os grupos. Nosso problema nacional número um é o ajustamento de nossa economia a uma situação de paz. Precisamos de um Departamento da Paz em nosso governo para realizar, concentrar-se em pesquisas sobre maneiras pacíficas de resolver conflitos. Então, podemos pedir a outros países para criarem departamentos semelhantes.

Quando os problemas mundiais, bem como os passos necessários à solução destes, estiverem claros para vocês, vocês estarão prontos para tornarem-se um Grupo de Ação pela Paz. Vocês podem formar um Grupo de Ação pela Paz gradualmente, trabalhando sobre um problema específico que vocês passaram a compreender. A ação pela paz deveria sempre tomar a forma da vivência da paz. Pode, também, ser feito através de correspondência, felicitando aqueles que têm feito algo pela paz, a membros do Congresso sobre aspectos da legislação relativos à paz, a editores, abordando temas sobre a paz, a amigos, compartilhando o que aprenderam sobre a paz. Pode, ainda, tomar forma de reuniões públicas sobre a questão da paz, conferencistas falando sobre a paz, distribuindo literatura sobre a paz, uma Semana da Paz, uma Feira da Paz, uma Marcha pela Paz, ou um carro alegórico da Paz em um desfile. Pode-se também, trabalhar pela paz, votando-se naqueles candidatos comprometidos com a promoção da paz.

O trabalho nas bases é também de importância vital. Nesse período de crise, deveria formar-se uma Associação Comunitária pela Paz em cada cidade. Tal grupo pode começar com um pequeno número de pessoas. Pode começar com você!
--------------------------------------------------------------------------------

Passos em direção à paz não tem direitos reservados e você pode reproduzi-lo no todo ou em parte. Já foi traduzido para várias línguas. Esperamos que seja traduzido para muitas outras e publicado em todos os países.
--------------------------------------------------------------------------------

Se você sentiu-se inspirado por este pequeno clássico espiritual, você gostará de ler:


PEACE PILGRIM
HER LIFE AND WORK IN HER OWN WORDS

Este livro de 216 páginas foi compilado por cinco amigos da Peregrina da Paz, após suas morte, em 1981. O livro foi escrito com base em seus boletins de notícias, cartas pessoais, gravações de suas falas, entrevistas e artigos de jornais. Ela conta muitas de suas experiências ao longo de 28 anos de peregrinação. Ela dá exemplos de como enfrentou, com amor e sem medo, pessoas violentas, confusas, e fala sobre algumas de suas soluções para os problemas. Seus pensamentos sobre a paz, a oração, a simplicidade, e sua maneira de amar mostram a vida de uma pessoa plena de alegria. Este livro, bem como o livreto sobre os Passos serão enviados para todos que os solicitem.

Os Amigos da Peregrina da Paz desejam continuar a oferecer sua mensagem gratuitamente. Serviços voluntários gratuitos e muitas pequenas doações tornam possível a continuidade desta distribuição.

Temos outros materiais da Peregrina da Paz, inclusive fitas e vídeos, fotos, cartões postais, além de cópias desses Passos em espanhol. Para uma lista atualizada, escreva para:

FRIENDS OF PEACE PILGRIM
Contact Information

Home | Book | Offerings | About Us | Newsletter

Categoria: Paz e Ecologia

Ítens Relacionados

Temos 81 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
10068712