Artigos por Autor/Categoria

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
 

MEDICINA E FÉ

 

Assim Caminha a Medicina

 

Do original em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=329273

 

Reprodução

Reprodução

 

Profissionais de saúde tentam reintegrar os saberes técnico-científicos com os filosóficos e espirituais

Rose Mary Bezerra

 

‘‘Hoje a ciência prova como a fé ajuda no processo de cura de uma doença. A determinação, a persistência, a coragem são ingredientes básicos, propícios para florescer um terreno que nos leve ao sucesso, a obtenção de um objetivo, sobretudo, o mais elevado e profundo deles, no nível espiritual, onde se processa e se obtém o que tanto se busca: a grande integração da mente, corpo e espírito’’.

Ao ler esse trecho inicial do depoimento que fez por escrito, logo após a saída de um sofrimento de longa data, a psicóloga Selma Dias Branco se emocionou profundamente. Isso porque foi dura e extensa a sua jornada de cura de um problema ocular sério, encerrando serena mais uma etapa devido a forte obstinação em busca desse lugar, que ela atribui como sagrado e sempre acreditou estar no interior de cada ser. Em suas palavras, é onde habita o Eu divino, que comporta dentre tantas forças divinas, o incrível potencial de cura.

A psicóloga, que além de outros temas, estudou a fundo a psicossomática (interação mente/corpo e espírito), não é apenas mais uma voz no meio da multidão a despertar os outros sobre os poderes da fé para a concretização de alguns pequenos - no seu caso, bem maior - e grandes milagres. Mesmo porque, a coragem de fazer declarações públicas acerca das dimensões mais sutis humanas tem vindo também dos meios acadêmicos.

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a primeira do País a oferecer a disciplina “Medicina e Espiritualidade”, desde 2004. A coordenadora do Departamento de Morfologia da UFC, a médica Eliane Oliveira, teve uma grata surpresa com o acolhimento unânime entre os colegas acadêmicos, quando sugeriu esta opção de disciplina, da qual é também responsável.

Especialista em Neonatologia e Oftalmologia, Eliane diz sempre ter tido afinidade com o tema. Atualmente, faz as disciplinas do doutorado em Educação, na área também pioneira, de Arte, Formação Humana e Espiritualidade, pela UFC. A formalização, tanto no âmbito de graduação como de pós-graduação, é uma clara evidência de que novos ventos sopram dentro do rigoroso meio científico.

Esse movimento não é tão recente quanto se imagina. Um dos professores convidados a ministrar a disciplina na Faculdade de Medicina da UFC, o médico Cláudio Roberto Freire de Azevedo, observa a existência de uma busca endêmica pela espiritualidade se manifestando em todo o mundo, não somente entre os médicos.

Ele aponta o novo paradigma quântico, trazido pela Física Moderna, como modelo que conseguiu aproximar ciência e espiritualidade, desde a década de 1920. ‘‘As faculdades de Física apresentam essa disciplina, quando muito, apenas como opcional, sem o enfoque filosófico e transformador que está embutido nele’’.

O médico cita o filme “What The Bleep do We Know” (‘‘Quem Somos Nós?), lançado em 2005 nos EUA e, no Brasil, em cadeia nacional desde novembro último (em Fortaleza, será exibido pelo Cinema de Arte no final deste mês), como um exemplo deste novo paradigma sendo debatido pelos cientistas. ‘‘A mídia e a crítica normal não o entendem, e, assim, os conceitos que apresentam ficam restritos a alguns cientistas e a círculos fechados de estudiosos e espiritualistas. Estamos apenas presenciando a semente desabrochar ’’.

Dr. Cláudio Roberto Freire de Azevedo conta que teve um momento em sua vida, há cerca de dez anos, em que sua busca se voltou, de forma científica, ao mundo espiritual. Tentava encontrar elos entre todas as tradições espirituais e entre elas e o mundo científico.

O tema é abordado desde as obras de homens santos como os indianos Paramahansa Yogananda e Sathya Sai Baba, padres católicos como Thomas de Kempis, William Johnston e Thomas Merton, até a literatura teosófica e de cientistas como Fritjof Capra, Amit Goswami.

Foi dessa bagagem que germinou a literatura nascida de uma necessidade íntima de passar adiante tudo o que estava aprendendo, de todas as conexões que estabeleceu e descobriu, ao unir filosofia, religião e ciência. O médico organizou seus resumos de estudo de forma literária, em livros (“Órion: Filosofia, Religião e Ciência” para pesquisa, e inúmeros artigos sobre o novo paradigma científico, psicologia transpessoal, yoga e meditação, filosofia perene e religiões) e na páginas na Internet (site www.orion.med.br). O site se transformou em um portal de entrada para inúmeros outros sites do gênero, além de divulgar eventos programados em Fortaleza nessa linha e hospedar o site da Universidade Holística Internacional (Unipaz-Ceará) e do Colégio Internacional de Terapeutas (o CIT, em Fortaleza), instituição vinculada à Unipaz.

Categoria: Saúde e Medicina

Temos 60 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9742425