Artigos por Autor/Categoria

UNIPAZ-CE

Avaliação do Usuário

Jean-Yves Leloup

Fortaleza-CE

Seminário da Formação Holística de Base da UNIPAZ-CE

03.11.08

Transcrição de Cláudio Azevedo

"Vou para onde estou e sou sempre!” 

Mahatma Gandhi

 

Segundo Jean-Yves, essa foi a resposta de Gandhi quando lhe perguntaram para onde ele iria após a morte! Quem é que tem êxito? O que é a Vida? Jean-Yves diz que a Vida é algo que nos perpassa e que o êxito da vida se dá através de nós! Ele desenha um quadrado na tela, para representar essa vida em nós, baseado em Jung:  

Jean-Yves explica Jung

UNIPAZ-CE

Avaliação do Usuário

 

Pierre Weil


Nos idos de 1970 foi fundada, em Paris, a primeira Universidade Holística, por iniciativa de Monique Thoenig. Essa Universidade teve um importante papel na introdução da Psicologia Transpessoal e da Visão Holística na França e mesmo na Europa. Monique Thoenig introduziu no cenário europeu grandes pioneiros como Rupert Sheldrake, Beverly Silverman, N. Bammate, Stanislav Grof, Stanley Krippner, estabelecendo contatos e pontes entre estes e grandes pensadores franceses como Jean-Emile Charon, Michel Random, Basarab Nicolescu, Stephan Lupasco e muitos outros ainda.

Leia mais...

UNIPAZ-CE

Avaliação do Usuário

Brumadinho, Minas Gerais,  às 13 h e 30m.

 

1 - Retrospectivamente, como você vê o processo de criação da UNIPAZ?

Roberto CremaNa realidade, para mim eu digo que  são 21 anos pois me coube o privilégio de ser o coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional, I CHI, fundamentado na abordagem transdisciplinar da realidade.   O Pierre Weil foi o seu Presidente de Honra, um evento histórico marcante, realizado apenas um ano depois da Declaração de Veneza, da Unesco (1986), importante documento que nos convoca à pesquisa transdisciplinar.

 

 

Leia mais...

UNIPAZ-CE

Avaliação do Usuário

Roberto Crema

"Portanto, fiquemos alerta - alerta em duplo sentido. Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. Desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.

Viktor E. Frankl

 Vivemos um período ao mesmo tempo aterrador e maravilhoso. É um momento especial de passagem, o parto de um ciclo onde morte e vida se abraçam num espasmo de dor e plenitude. Brahma, supremo deus da criação, e Shiva, supremo deus da destruição, dançam juntos, neste infante, ao som da melodia universal que chamamos mutação. Ao olhar mais atento, Vishnu, supremo deus da conservação, sorri com os braços abertos para acolher os aflitos filhos da Vida.

Leia mais...

UNIPAZ-CE

Avaliação do Usuário

Síntese da palestra de Roberto Crema, proferida em 19 de setembro de 2008, pela Formação Holística de Base da UNIPAZ-CE

Cláudio Azevedo 

Vou compartilhar com vocês a palestra de hoje a noite do Roberto Crema...

A vida se faz no relacionamento... Escutei essa frase mais uma vez agora a noite dos lábios de nosso poeta Roberto Crema! Ele nos lembrou, mais uma vez, que somos seres inteiros, que estão fragmentados. Lembrou que Shalom vem de Shalein que significa inteireza. Paz não é algo que se conquista, mas o resultado do estado de uma inteireza humana. A separação e a fragmentação nos afastam da PAZ.

Ele lembrou que estamos aqui para nos tornar humanos: inteiros. E a fonte de toda tragédia é pensarmos que somos de verdade? Quando despertamos, em qualquer grau de intensidade, percebemos que não nos ajustamos ao que vemos estampado em nossa sociedade dita ‘normal’. Que maravilha é estarmos desajustados. A normose é o medo de Ser. Temos medo de Ser, e nos preenchemos estando. O tempo só existe enquanto precisarmos dele para evoluirmos e nos desenvolver: nos des-envolver daquilo a que estamos envolvidos. Pensamos que somos de verdade...

Leia mais...

UNIPAZ-CE