A Rede Holopráxis

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

 

“Parafraseando Gandhi, não há um caminho para a holopráxis; a holopráxis é o caminho!... Neste fio-de-navalha é que vamos temperando o aço do Ser. Para que possa melhor cortar as amarras da normose! Grato por seguirmos nesta boa Conspiração do Despertar. Em marcha!”

Roberto Crema

 

 

  O Convite

 

"Amigos,

Penso que os primeiros passos do projeto Holopráxis no Ceará estão dados na direção correta. Como toda experiência nova, nossa paciência será testada. Nossa perseverança também. O grupo pode ser tentado a eliminar a diferença, ou o contraste, como modo de harmonização. No entanto, o desafio passa por estar aberto a conviver com a diferença de pontos de vista.

Vejo a experiência de Holopráxis como um campo de troca de testemunhos e impressões, e também como um centro de inspiração para que cada um de nós possa trabalhar a si mesmo com mais eficiência ao longo do caminho do autoconhecimento. Meditação regular, auto-observação, estudo holístico e filosófico, trabalho altruísta e anônimo, são alguns pontos básicos do desafio diário.

O mundo externo só pode ser resultado natural do que ocorre na mente e no coração humanos. É dentro de cada um de nós que começa a paz, e essa tarefa não é simples, nem imediata, mas é a coisa mais importante que há por fazer.

Manifesto meu agradecimento a Cláudio Azevedo por haver aceitado o desafio de coordenar a Holopráxis Ceará, e também minha total confiança no trabalho dele. Que todos possamos apoiá-lo sinceramente nessa tarefa, enquanto manifestamos nossas diferentes visões do caminho.

Força e paz, Carlos Aveline".

A UNIPAZ, criou um projeto piloto nacional intitulado Rede de Holopráxis, que se iniciou em Brasília e em Fortaleza, mas que continua apenas em Fortaleza. O termo holopráxis tem muitas acepções possíveis. Pode ser usado no sentido coletivo e pode ser usado no sentido individual. Sem excluir o sentido de prática coletiva – ioga, dinâmicas de grupo, caminhadas, danças, cantos, poesias – o sentido geral do projeto aponta para práticas fundamentalmente individuais e internas, ainda que possam ser coletivas: a reflexão, a meditação, a leitura, a auto-observação, o diálogo e o trabalho altruísta. Esse é seu foco central a médio e longo prazo. O Projeto Holopráxis não exclui as holopráxis coletivas do seu propósito, mas elas não são, até agora, seu foco central.

Outras maneiras de descrever a idéia do projeto holopráxis são: "prática da presença divina", "prática do silêncio", ou, literalmente em relação à origem da palavra "holopráxis", "a prática da percepção do todo universal". A idéia central do projeto é que cada indivíduo deve assumir responsabilidade sobre sua aprendizagem individual, e ao mesmo tempo ele pode ter um âmbito para trocar idéias sobre o aprendizado em relação à vida.

A primeira etapa será criar em cada campus um grupo de pessoas interessadas no tema e que assumam um compromisso pessoal e perante o grupo pelo seu autoconhecimento e autotransformação (nem que sejam, de início, apenas duas pessoas - "pois Ele Estará no meio delas"). A idéia central do Projeto holopráxis é criar, sem pressa e sem preguiça, um sistema aberto e multidimensional de ajuda mútua no caminho do autoconhecimento, um processo de estímulos à prática diária do auto-aperfeiçoamento, à busca do conhecimento do Ser interior, um espaço de cooperação, debate,  estudo e meditação.

O convite para a Rede Holopráxis é baseado nas seguintes premissas:

  1. Ninguém sabe tantas coisas que tenha o monopólio da verdade.
  2. Ninguém sabe tão pouco que não tenha coisas valiosas a ensinar aos outros.
  3. Devemos trocar impressões e experiências.
  4. Todos são aprendizes. Todos são mestres. Embora uns possam ter mais experiência que outros no caminho, ninguém é essencialmente melhor do que ninguém.

 

Pelo fato de que temos a mente aberta, podemos avançar de mil maneiras e em inúmeras direções externas. O potencial é enorme. Mas deveremos ter a humildade de dar os primeiros passos concretos sabendo que eles são pequenos, limitados, e não espetaculares. O Projeto Holopráxis é um processo. 

 

Categoria: Holopráxis

Ítens Relacionados

Temos 55 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9979560