Declarau00e7u00e3o de Brasu00edlia

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

 

DOCUMENTO-SÍNTESE DO l CONGRESSO HOLÍSTICO INTERNACIONAL

E DO

l CONGRESSO HOLÍSTICO BRASILEIRO

Restabelecendo as ligações com a sabedoria antiga, em 1978, na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, foram laçadas sementes do movimento holístico, através da criação da Associação Transpessoal Internacional, de onde emergiram encontros internacionais entre ciência, arte, filosofia e tradições espirituais. Desse movimento nasceram colóquios independentes como os de Córdoba e Tsukuba que culminaram na Declaração de Veneza, da UNESCO, e na criação, em Paris, da Associação e Universidade Holística Internacional, em 1986.

O I CONGRESSO  HOLÍSTICO  INTERNACIONAL  e o  l  CONGRESSO  HOLÍSTICO  BRASILEIRO, ocorridos em Brasília, de 26 a 29 de março de 1987, reafirmam essa relação entre o homem e o universo, entre a parte e o todo, e enfatizam as conseqüências concretas da descoberta da complementaridade entre ciências e tradições de sabedoria,gerando a abordagem da transdisciplinaridade.

1.  Precisamos nos tornar contemporâneos do nosso tempo. É necessário harmonizar nossa visão do universo enosso mundo relacional com a profunda evolução científica em marcha com a nova epistemologia.

2.   Uma nova civilização está nascendo, uma mutação de consciência está em curso  Ela se traduz pelo progressivo reconhecimento mundial da visão holística que estabelece pontes sobre todas as fronteiras do conhecimento humano, resgatando o amor essencial como base da vinculação entre todos os viventes,

3.  Não opor e não mesclar são dois princípios fundamentais da visão holística, evitando assim os riscos do sectarismo, do pseudo-sincretismo e de todas as formas redutivas da identidade dos seres e das culturas,

4.   Diante dos riscos da fragmentação e da desvinculação que conduz ao caos da violência e da confusão,, ameaçando as pessoas e as nações, apontamos para a opção holística.

5. O século XXI ou será holístico ou não será.

 

Brasília, 29 de março de 1987

Categoria: UNIPAZ-CE

Ítens Relacionados

Temos 46 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9686583