O Despertar para o Ser

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Um Caminho em 24 passos

Conselho do Campo DEP

Dinâmica Energética do Psiquismo

A Escola Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP) propõe um processo de educação continuada para os profissionais que possam multiplicar e aplicar os seus ensinamentos, assim como suas experiências, em seus ambientes de trabalho. O processo é contínuo e integral para o participante, e os encontros são considerados passos ativadores que vão estimulá-los, através dos instrumentos desenvolvidos pela Escola, ao despertar do 'eu pessoal' para o 'Ser Essencial'. Ao todo são 24 passos de uma jornada interior, pessoal e única e 24 encontros inspiradores para a autotransformação. Por que passos? porque passos nos evocam um caminhar por trilhas que não estão prontas. Cada um dos 24 encontros é um convite para novos passos que nos levem a transcender espaço, tempo e forma. Cada passo desta jornada tem como propósito evocar o vivo, o essencial, o potencial e a pulsão do incondicionado, o criativo, a presença.

Ao chegar à Escola, o participante passa a experimentar um processo de reeducação, re-organizando o que o estruturou como um 'eu pessoal', ou seja, as suas impregnações étnicas, familiares, emocionais, culturais que lhe trazem padrões comportamentais, crenças e pensamentos que o impedem de desenvolver sua própria maneira de estar no mundo. Essas impregnações vão, ao longo desse processo, tornando-se conscientes, experimentadas, questionadas, desvendadas e integradas, permitindo-se um novo fluxo de energia que gera uma mudança transformadora na consciência da pessoa e conseqüentemente para a própria existência.

A experiência pessoal é de um realinhamento com o Propósito Essencial do Ser para esta corporificação, para esta expressão de vida, de existência. Ao ocorrer este realinhamento com os princípios e propósitos do Ser, o participante vai se curando, passando por um processo pessoal terapêutico e iniciático. O processo terapêutico não é externo à pessoa, mas vem de seu próprio Ser, através do encontro com o que chamamos de "Curador Interno" (o Ser Transpessoal).

Este encontro com o Curador Interno torna o participante capaz de desenvolver sua cura pessoal e estar aberto ao seu próprio Ser. Ele pode, ao final desse percurso, reconhecer o mesmo processo em outra pessoa e, assim, acompanhar aqueles que estão, como ele, buscando o despertar de seu próprio Ser. Esse é o processo que leva ao Serviço.

Para a Escola, esse participante está apto a desenvolver seu próprio caminho, ser seu próprio terapeuta interno, e, ao se sentir capaz, pode também acompanhar outras pessoas e ajudá-las em seu despertar. Nesse ato, passa a ser chamado de 'Terapeuta Acompanhante'. O Terapeuta Acompanhante atua em seu próprio meio familiar, social, profissional, político, ambiental, entre outros. Muitas são as designações do Curador Interno, pois a pessoa pode ser um Educador Interno, um Consultor Interno, um Organizador Interno. Isso permite, a cada profissional, aplicar essa percepção em seu ambiente de trabalho, desde que sempre tenha como referência, em sua atuação, o seu próprio Ser Essencial.

A Escola Dinâmica Energética do Psiquismo é parte do campo DEP, manifestação do Campo de Sabedoria Universal. Campo é uma zona de influência que, permeada por um saber, uma intenção e um propósito, se torna acessível aos que dele participam. É uma estrutura informativa, multidimensional, que se revela a cada participante (e o influencia) em maior ou menor grau, na medida de sua abertura, alinhamento e ressonância, sendo também influenciado por cada participante.

O campo DEP é o acompanhante nessa jornada pessoal do participante. O acompanhante externo, ao alinhar-se ao Campo de Sabedoria Universal, se oferece como estímulo e apoio. Para ser dono de si mesmo e poder ocupar seu lugar como Ser corporificado, cada um terá que dedicar sua vida a esse processo, expressando sua qualidade única, sua singularidade e, ao mesmo tempo, ocupando seu lugar como pessoa autônoma e independente no mundo.

Nos primeiros 12 passos desse percurso (Em Busca do Eu), o participante foca a sua atenção principalmente em si mesmo, para seu autoconhecimento e descobertas, percebendo suas estruturas corporais, emocionais e mentais, compreendendo como são seus próprios padrões de comportamentos, emoções e pensamentos. Nos últimos 12 passos (A Caminho no Ser), o participante foca a sua atenção, principalmente, em perceber o seu desenvolvimento como um Curador Interno, Educador Interno, Organizador Interno, Consultor Interno, expressando o Ser Essencial com sua beleza e alegria, podendo atuar no mundo externo onde quer que se encontre.

Ao final dos 24 passos, ele pode reconhecer-se como um Terapeuta Centrado no Ser, atuando em muitas áreas, mas a jornada não se finda nesse momento, tudo é contínuo desenvolvimento e evolução. Ser uno com o Campo de Sabedoria Universal é tudo o que somos e sempre podemos descobrir mais e mais sobre como é estar nessa corporificação e perceber a nossa Unicidade com o Todo.