Sri (*) Aurobindo nos transmite, através de seus ensinamentos, todo o processo de abertura da nossa consciência individual, terrestre e limitada a uma Consciência Espiritual Superior, Cósmica. A partir dessa abertura, podemos vivenciar a descida do Supramental e a manifestação do Divino na matéria.
Seu livro "Le Guide du Yoga" nos permite compreender sua proposta, como alcançá-la, quais a s condições necessárias e as dificuldades encontradas durante a sadhana (**)
Estamos nesse planeta para evoluir e criar um mundo onde a Vontade Divina poderá manifestar sua Verdade. Não estamos aqui simplesmente para agir em busca da satisfação dos nossos desejos. O que nós normalmente denominamos "eu", não passa de um fragmento, que pertence a nossa parte mais superficial e tem uma breve existência. O verdadeiro Eu se encontra na parte mais elevada de nosso Ser.
Sri Aurobindo nos faz compreender que todos os movimentos vitais inferiores vêm de fora, e não pertencem ao nosso verdadeiro Ser. Eles podem ser substituídos por uma vontade firme dirigida a níveis superiores.
O Caminho do Yoga Integral exige perseverança, paciência e um longo tempo e prática. Mesmo nos momentos das maiores dificuldades, da depressão e angústia, não podemos retroceder. Eles podem ser considerados como experiências temporárias que são colocadas na vida de todos nós. Nesses momentos é necessário mantermos a calma e a coragem, a atitude de profunda devoção e receptividade para que a Luz Superior nos ilumine. O tumulto de nossa atividade mental intelectual deve ser reduzido ao silêncio, para que a calma e a paz possam ser completadas.
A partir da observação dos processos mentais, uma divisão pode acontecer dentro de nós. Passamos a ter uma consciência distinta, calma, silenciosa, constantemente em contato com a força superior. Ela é observadora, testemunha do jogo superficial da natureza mental, vital e física. Com essa consciência mais ampla, passamos a realizar os nossos trabalhos diários, desde os mais insignificantes até aqueles que consideramos importantes. O único trabalho que nos purifica espiritualmente, é aquele que executamos sem interesses pessoais. O trabalho motivado somente pela vaidade, reconhecimento social, prestígios e honras desde mundo nada acrescenta à nossa evolução. O mais importante é a nossa atitude interna ao executá-la.
Quando nos colocamos totalmente abertos à Consciência Divina, podemos vivenciar o que ele denomina de Supramental. Recebendo a Luz e o Conhecimento Ilimitado, podemos então penetrar no grande oceano da Felicidade Eterna.
Andando pelos roteiros da arte, imaginando as direções do cosmos, percorrendo os caminhos do mundo, encontramos um só caminho espiritual unindo o Oriente e Ocidente, transformando tradições, desfazendo equívocos, ultrapassando preconceitos. Essa união ecumênica estudada e analisada por muitos, já se fez pressentir no pensamento de dois homens, um oriental e outro ocidental, cujas idéias contém em sua essência mensagens que se assemelham.
As idéias evolucionistas de Sri Aurobindo encontram ressonância no grande filósofo católico Teilhard de Chardin. O diálogo entre Oriente e Ocidente abre-se a um plano espiritual único. Buscando o conhecimento da Verdade surgiram ao mesmo tempo, em lugares diferentes, dois pensadores cujas idéias contém a mesma previsão para o futuro da humanidade. Mesmo herdeiros de tradições diversas esses homens receberam ao mesmo tempo a mesma intuição.
A evolução cósmica, que se processa no universo em movimento à procura de maior consciência e organização, a evolução da vida, do pensamento e do homem é o principio básico da suas filosofias. UM núcleo de Verdade Universal está em nós e é despertado quando o procuramos. É ele que nos faz achar, em meio à multiplicidade de costumes, de línguas, de tradições, de raças e pensamentos, a Unidade do Ser. O mesmo núcleo impulsiona uma só voz.
Teilhard fala do advento de uma super-reflexão que levaria o homem a uma plataforma superior. Essa evolução não estaria diante de nós, mas se realizaria num futuro próximo. A evolução seria acelerada dentro de pouco tempo, até atingir o ponto Ômega. Então a humanidade formaria um todo consciente dentro de si mesmo, englobando as conquistas materiais da técnica e da ciência. Elas não seriam recusadas nesse plano evolutivo, mas seriam integradas e espiritualizadas, mas ela continua seu processo através da humanidade, conscientizada e engrandecida por ela.
Segundo Teilhard, o homem é o encarregado de irradiar e projetar a evolução. Esse homem novo, que os dois pensadores assinalaram, não está longe de nós, mas já começa a existir. Há uma tomada de consciência que nos impulsiona para o alto. Sentimos o despertar da intuição na busca dos valores espirituais.
O Eu superior revela-se, não somente para os orientais mergulhados em meditação. A ascensão do homem para um plano bem mais elevado será feito, conscientemente, com seus próprios recursos interiores. Um novo impulso de dentro nos conduzirá, aceleradamente, como uma flecha para o alto.
O caminho das estrelas só poderá ser conquistado pelo homem realmente integrado e evoluído. Incentivado pela sua criatividade, iluminado espiritualmente, ele avançará em sua totalidade de corpo e alma para planos mais elevados. Estamos sendo conduzidos ao testemunho de que energias unificadas formarão um só caminho, o do homem terrestre chamado a agir dentro de seu plano e com seus recursos criadores. Desenvolvendo sua própria criatividade, o homem se elevará da diversidade para a Unidade e do individualismo para a Totalidade.
(*) Sri significa abençoado
(**) Sadhana é a prática da disciplina espiritual