Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Que as histórias infantis são um verdadeiro balsamo para a alma, orientam as pessoas a respeito da complexidade da vida e conduzem ao autoconhecimento, todo mundo já ouviu falar. Que permitem às crianças lidar com emoções como o medo, a angústia, a raiva, a tristeza e que exercitam a imaginação e criação é um fato incontestável.

 

Os contos infantis, por seu caráter lúdico podem resgatar a criança interior e levar à cura de feridas psíquicas. Mas poucos são os que se dedicam ao estudo da relação dos contos de fada , fazemos a seguir algumas correlações interessantes, embora muitas outras surgirão, afinal, como nos disseram os gregos e posteriormente Jung: “feliz daquele que num símbolo pode ver outro”.

 

Áries: O impulso ariano pode ser bem analisado na estória de Chapeuzinho Vermelho, conto em que estão claras muitas das características deste signo. A liberdade de espírito, ousadia, desejo de independência (chapeuzinho quer seguir o próprio caminho e por isso pega o atalho), além de inocência ( na conversa com o lobo, na casa da avó, a menina não percebe que é ele e não claramente a velhinha) e coragem ( não tem medo da floresta). O lado desobediente, impulsivo e apressado dos arianos é também enfocado no conto.

 

Touro: A Bela adormecida é o conto ideal para se compreender o persistente taurino. O conto enfoca a beleza e o encanto taurinos ao falar das qualidades da bela princesa. Destaca a grande festa realizada pelo rei (os venusianos são sociáveis) e os votos das fadas de amor, riquezas e beleza para a menina (Vênus rege o amor e dota os nativos de beleza, carisma e afeição aos bens materiais). O sono profundo da princesa diz respeito à inércia (também presente nos taurinos).

 

Gêmeos:A Fábula de  Aladim e a lâmpada maravilhosa permite melhor entender a dualidade dos geminianos, pois mostra a inteligência, sagacidade e a esperteza desses nativos. Aladim, quando está na feira ( Mercúrio, o mensageiro, rege o comércio, as trocas), reconhece a princesa disfarçada na multidão (os geminianos são bons em disfarce e podem, tranqüilamente ter vida dupla), acabando por ganhar o coração da moça. Um belo dia, ele encontra uma lâmpada que contém um gênio (mercúrio - o sagrado conhecimento mágico), que realiza três desejos do jovem (escolhas). Após mil peripécias, a princesa Yasmim descobre que Aladim não é rico, nem príncipe (a mentira associada a gêmeos), recuperando a lâmpada ( que simboliza a astúcia de Gêmeos)

 

Câncer: Os três porquinhos é o conto que enfoca as características dos cancerianos, que tem a Lua como regente. Fala de três irmãos que querem realizar o desejo de ter uma casa própria. Câncer é o signo que valoriza a família, os laços afetivos, a proteção. “Na história, até que eles querem se individualizar, mas não conseguem, porque um sempre depende do outro (cancerianos são emocionalmente dependentes).

 

Leão: Os glamurosos e generosos leoninos podem se reconhecer no conto O Rei Leão. A fábula enfoca a magestade, o caráter, dignidade, personalidade e carisma de Simba (o leonino, regido pelo Sol, em geral tem essas características). O Lado negativo do signo é mostrado no tio de Simba, que nutre inveja, arrogância e age com abuso de poder.

 

Virgem:  E o que dizer do inteligente e discreto virginiano? Seleciono a história de Joãozinho e o pé de feijão, que mostra algumas características do signo. No conto, fala-se no pé de feijão (virginianos são amantes da natureza) e na harpa mágica, que simboliza o conhecimento ( mercúrio).Joãozinho leva i\uma vaca para o mercado ( Mercúrio rege as trocas, o comércio e encontra um negociante que lhe propõe trocar a vaca por feijão ( os feijões representam os sonhos segretos – os virginianos alimentam secretamente desejos que, em geral se concretizam).

 

Libra: A Bela e a Fera enfoca bem a divisão que todo libriano tem. A história mostra um homem que tinha uma filha muito linda. Acontece que após uma viagem esse homem se perde (dispersão ligada à libra) parando num castelo que parecia abandonado. Na manhã seguinte vê rosas no jardim e pega uma dessas para levar para a filha. Para acalmar a  Fera furiosa ( que dorme e as vezes  acorda de forma  violenta nos librianos), Bela decide ir até o castelo para ficar no lugar do pai (a barganha). Algum tempo depois, Bela visita o pai em outra província. Quando retorna ao castelo, encontra Fera doente por sentir a falta dela (insegurança) e por não se acostumar mais a ficar só (temor freqüente nos librianos suplicando constantemente pela companhia de qualquer outro que não seja ele).

 

Escorpião: Branca de neve e os sete anões é a historia dos misteriosos e sedutores escorpioninos. A Madrasta, muito vaidosa e orgulhosa não aceitava a idéia de alguém ser mais bela que ela (inveja) Um dia, revoltada porque o espelho disse que Branca de Neve era a mais bela, a rainha ordena a um caçador que leve a menina para uma floresta (Plutão rege o oculto, o que não está na superfície). Essa historia lembra até a magia quando o caçador leva o coração de um animal dizendo ser o da menina. Após o encontro feliz com os anões, Branca de Neve volta a ser perseguida pela madrasta e morre ao comer a maçã envenenada, mas volta a viver após um beijo de um príncipe ( Eros e tanatos, relacionando amor e morte). Escorpião tem capacidade de renascer das cinzas.

 

Sagitário: São focados na história de Rapunzel, que começa com o desejo da mulher grávida de comer rabanetes. Nos dias seguintes o marido continua a buscar invadindo o território de uma feiticeira. Esta lhe dá os rabanetes, mas exige a criança em troca. Ele concorda ( o preço dos atos impensados de Sagitário). A menina tem cabelos longos ( exagero) e apesar de viver isolada, canta lindas canções ( altivez em momentos críticos e superação da dor, atributos de sagitário. Um príncipe, ao reconhecer Rapunzel, combina com ela que sempre viria ao por do sol. Na véspera de fugir a feiticeira descobre tudo, corta as tranças e a leva para o deserto. No final ele reencontra Rapunzel, que derrama lágrimas, curando-o da cegueira ( a cura associada ao centauro).

 

Capricórnio: Cinderela ou A Gata Borralheira é a historia dos trabalhadores, ambiciosos e leais capricornianos. Cinderela labuta de madrugada até a noite (trabalho ligado aos capricornianos, que só realiza os sonhos, depois de muita luta). Quando o rei promove uma festa para que o filho escolha uma noiva (compromisso duradouro). A gata borralheira é impedida de ir à festa ( Saturno lida muito com a frustração, mas tem capacidade de superar limites impostos). Uma fada madrinha aparece e transforma Cinderela (status-glamour – materialização dos capricornianos). O problema é ela ter que voltar à meia noite (limites). Ao soar as doze badaladas, ela sai correndo da festa, perdendo o sapatinho de cristal( Cronos-Saturno, o tempo é sempre um aliado desses nativos).

 

Aquário: Regido por Urano, os aquarianos geralmente são originais. Neste contexto, O Patinho Feio  é a “cara” do signo. O conto inicia com uma cesta cheia de ovos co  o nascimento de filhotes de pato( o novo, nascimento – Aquário) e o aparecimento de um ovov maior ( o diferente- Urano), gerando o ultimo patinho, que não era igual aos demais.

O conto mostra o passeio da mamãe Pata com os rebentos (sociabilidade-liberdade – Aquário) que ao ver o Patinho no fim da fila, começam a chamar de feio e desengonçado ( os aquarianos se sentem mal compreendidos por suas idéias avançadas). O Patinho feio foge para bem longe (os aquarianos tem necessidade de individualizar e de isolamento).Depois de muitas provações vê sua imagem refletida na água percebendo que é um belo e elegante cisne (consciência de si mesmo).

 

Peixes: E os emotivos e espirituais psicianos, regidos por Netuno? A estória da Pequena Sereia parece traçar o perfil deste signo.  Fala de um rei Marinho (Netuno) que tinha filhas muito lindas. A Sereia mais nova, Ariel, apesar da grande beleza e bela voz, só se sentia feliz quando ouvia falar do mundo dos homens (os psicianos são espiritualistas). No correr da história, Ariel salva o principe de uma tempestade, levando-o a um lugar seguro. Pede ajuda à fgeiticeira, que a transforma em mulher em troca de sua bela voz ( Netuno-Peixes: renuncia pelo amor). Ariel é recebida pelo príncipe que não a reconhece ( desligamento psiciano), mas ao final terminam juntos.

 Paz e Bem!

Jane

Categoria: Jane Eyre de Melo

Ítens Relacionados

Temos 76 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9875417