Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

O carnaval está entre as festividades ou feriados em que ocorrem em datas móveis. Por isso, para muita gente ainda persiste o mistério em saber porque a data do carnaval varia de ano para ano.

 

O cálculo da data do carnaval se realiza em função do dia da Páscoa. Ele ocorre sempre sete domingos antes do domingo de Páscoa. Porém, a Páscoa também é uma festividade com data móvel e para calcular a Páscoa devemos observar o primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março, época em que ocorre o equinócio da primavera no Hemisfério Norte. O equinócio é o ponto da órbita da terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite, fenômeno que ocorre nos dias 21 de março e 23 de setembro.

Definida a data do Domingo de Páscoa, é só contar 46 dias para trás e encontrar a Quarta-Feira de Cinzas. Mas ainda existe uma dificuldade para quem quiser descobrir sozinho o dia do próximo carnaval: como a data da lua cheia usada para o cálculo não é exatamente a real (embora bem aproximada) será preciso consultar as tabelas eclesiásticas confeccionadas com base no que foi definido pelo Concílio de Nicéia (325 d.C.).

O Carnaval tem diversas origens possíveis, que nos levam a milhares de anos antes de Cristo. A palavra carnaval pode ter a sua origem na expressão latina "carrum novalis", utilizada pelos romanos para abrirem seus festejos. Ou talvez na palavra "carnelevale", que significa "adeus à carne", em dialeto milanês, uma referência ao início da Quaresma cristã.

Embora ninguém saiba ao certo como o Carnaval surgiu, alguns historiadores acreditam que sua origem remonta a celebrações ligadas à chegada da primavera na Europa, comemorada com festejos na Grécia e na Roma antigas. No ano 590 d.C., a Igreja Católica incorporou o Carnaval ao seu calendário, convencionando que a Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma que vai até a Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo).

Diferente do carnaval que existia no resto da Europa (e que hoje desapareceu), o carnaval realizado em Portugal era uma brincadeira de sujar as pessoas com tudo possível, principalmente comida. Foi este o carnaval levado para suas colônias, inclusive o Brasil.

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao ( O Caminho )
O Tao se orienta por sua própria natureza.
Lao Tsé, Tao Te Ching, Capítulo 25

Categoria: Jane Eyre de Melo

Temos 51 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9740825