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Por Cláudio Azevedo

Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal

da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007

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A verdadeira busca é a busca por nossa essência última, que nos habita o íntimo. Com a atenuação das modificações mentais advindas de nossas tendências (sa?sk?ras), medos (bhayas), ansiedades (t?pas), raivas (krodhas) e desejos mundanos (v?san?s) atenuam-se as nossas dores (du?khas) e as obstruções (kle?as) à percepção dessa Presença. E a primeira conquista é o Silêncio.

A Caminho no SerEssa conquista começa quando obtemos a capacidade de relaxar totalmente o corpo até o ponto de sumir a propriocepção consciente do corpo (a sensação de se ter um corpo físico), cessando a atividade dos cinco órgãos de ação (karmendriyas praty?h?ra) e a percepção dos estímulos externos que nos chegam (jñanendriyas praty?h?ra). Nesse ponto, a mente (manomaya? ko?a) terá se retirado do corpo físico (annamaya? ko?a) e se instalado no corpo vital (pr??amaya? ko?a).

A mente física é o fluxo de informações que ocorre entre as células, órgãos e sistemas do corpo, e esse fluxo de informações depende totalmente do fluxo elétrico neuronal e das substâncias informativas no sangue (hormônios e peptídeos). Quando se atenua a atividade física, cárdio-respiratória, e, conseqüentemente, a cerebral, se atenua a atividade mental em annamaya? ko?a.

Então emerge a percepção da atividade mental em pr??amaya? ko?a com as sensações próprias dele, ou, em outras palavras, ocorre o deslocamento da ku??alin?-?akti do m?l?dh?ra cakra(responsável pela nossa autopercepção física) ao sv?dhi??hana cakra(responsável pela nossa autopercepção sinestésica).

Os cakras são centros de captação, armazenamento, transformação e distribuição da força vital no corpo sutil. Os cakras principais, do inferior ao superior, são: m?l?dh?ra, cakra raiz ou básico, localizado na base da coluna vertebral, no períneo entre os órgãos genitais e o ânus; sv?dhi??hana, cakra situado dois centímetros abaixo do umbigo; ma?ipura, cakra do umbigo; an?hata, cakra cardíaco, localizado no coração; vi?uddha, cakra laríngeo, está à frente da garganta; ?jna, o cakra frontal, entre as sobrancelhas; e sahasr?ra, cakra coronária, no alto da cabeça. Enquanto o foco mental se mantiver nas experiências sinestésicas de pr??amaya? ko?a manter-se-á o estado mental de praty?h?rae o processo de introspecção (pratyakcetan?).

Assim, são comuns as sensações de desequilíbrio, de se estar levitando ou de se ter um tamanho maior que o que se sabe que tem. Por vezes surgem sensações de frio ou calor, uma sensação de peso no topo da cabeça ou na região entre as sobrancelhas, a visão de luzes ou a percepção de sons: emerge o desejo firme de se aprofundar no s?dhanaou o desejo indomável de libertação (mumuk?utva?).

Agora, pr??a praty?h?ra (ou pr???y?ma) deve ser obtido e para isso se deve aprofundar mais e mais o relaxamento físico já alcançado, focando a mente em qualquer uma das sensações de pr??amaya? ko?acitadas acima. Com isso, paulatinamente, persistirá na mente somente ela mesma (manomaya? ko?a no ma?ipura cakra), com suas imagens mentais, e se atingirá o silêncio interno, o primeiro nível de superconsciência: o buscador, de aspirante iniciante no caminho (?ubhch? s?dhaka), se torna um iniciado no ‘Poder do Silêncio’ (vicara?a s?dhaka).

BIBLIOGRAFIA

  • As referências bibliográficas acham-se assim indicadas: xx:yy, onde ‘xx’ é o número da referência contido na BIBLIOGRAFIA (no final do livro) e ‘yy’ é a página onde se encontra.

  • Quando precedendo ‘xx’ estiver escrito YS, a obra referenciada é o Yoga S?tra de Pat?ñjal?, BG quando for Bhagavad G?t?, VC quando for o Viveka Ch?d?mani, TB quando for o Tattvabodha? e SS quando a obra referenciada for o ?iva S?tra (obra de referência no ?ivaísmo de Cachemira). Nesses casos ‘xx’ é o capítulo e ‘yy’ é o s?tra.

1.     Desikachar, T. K. V.; o Coração do Yoga, Editora Jaboticaba, São Paulo, 2007.

2.     Kupfer, Pedro; Yoga Sutra de Pat?ñjal?, 3ª Edição, Yogabindu, Florianópolis, 2.005;

Categoria: A Caminho no Ser

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