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Por Cláudio Azevedo

Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal

da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007

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Vai?e??ka (???????)

Seu fundador foi Ka??da Kasyapa, a quem é atribuído o Vai?e??ka S?tra. Vai?e??ka vem da palavra sânscrita ‘vi?e?a’, que significa diferença, característica, particularidade ou qualidade. Analisando as características ou a natureza manifesta das coisas individuais que são percebidas pelo homem, especula que deve haver uma divisão menor da matéria, senão os objetos seriam feitos do mesmo número infinito de partículas, e um grão de arroz seria do mesmo tamanho de uma montanha.

A Caminho no SerAssim, especula que o universo visível é descontínuo e composto de nove substâncias primordiais (anu ou átomos) diferentes entre si (vi?e?a), com funções específicas (s?m?nya) e três qualidades (gu?as) associadas e coerentes (samanvaya):

 

  1. Um átomo específico para esclarecer o odor (gandha).
  2. Um átomo específico para esclarecer o sabor (rasa).
  3. Um átomo específico para esclarecer a forma ou cor (r?pa).
  4. Um átomo específico para esclarecer o toque (spar?a).
  5. Um meio onipresente para esclarecer o som (?abda).
  6. Um meio onipresente para esclarecer o espaço (dik).
  7. Um meio onipresente para esclarecer o tempo (k?la?).
  8. Um átomo específico para esclarecer os processos mentais (manas ou mente).
  9. Um meio onipresente para esclarecer a consciência (?tman ou Espírito).

 As primeiras quatro substâncias são chamadas Param?nus, sendo os átomos materiais. Estes Param?nus estariam associados com quatro elementos fundamentais (os Mah?bh?tas):

  1. O ar (v?yu) tem o atributo do toque, conseqüentemente ele contém o spar?a param?nus.
  2. O fogo (tejas ou agni) tem o atributo do toque e da forma, conseqüentemente ele contém o spar?a e o r?pa param?nus.
  3. A água (apa?) tem o atributo do toque, da forma e do sabor, conseqüentemente ele contém o spar?a, o r?pa e o rasa param?nus.
  4. A terra (p?thiv?) tem o atributo do toque, da forma, do sabor e do odor, conseqüentemente ele contém o spar?a, o r?pa, o rasa e o gandha param?nus. 

Para essa escola, cada um dos átomos é único. A diferença entre dois átomos seria a especialização de cada um. E assim explica as propriedades da matéria como o resultado da interação entre esses diferentes tipos de átomos que a compõem e que essas interações são guiadas pela Vontade Divina de Maha-??vara: o Criador. A partir de Seu desejo o mundo tem origem, permanência e fim.

Para chegar a essa teoria metafísica a escola se utiliza de fundamentos lógicos que aceitam unicamente a percepção direta (pratyak?a) e a inferência (anum?na) como fontes válidas de conhecimento (pram??a?). E assim defende que os mesmos elementos que compõem o corpo humano formam a árvore, a montanha e toda a Criação: a matéria é imutável, apenas as formas se alteram. Pelo fato da matéria ser imutável, ela é uma realidade e pode ser dividida em seis categorias: substância, qualidade, ação, o universal, o particular e a inerência.

Essa mesma escola também explica que há um enorme poder no microcosmo, passível de ser aproveitado por meio de um estudo criterioso. Esse tipo de estudo explica como pode haver diferenças no passado, no presente e no futuro e como, ao mesmo tempo, a verdade permanece inalterada nos três tempos.

O Vai?e??ka dar?ana, escola que mais se aproxima do ponto de vista acadêmico ocidental, desenvolve a teoria de que Manas surge do contato dos sentidos com ?tman, da sua percepção dos sentimentos. Manas seria o domicílio da reflexão e da imaginação e ?tman o domicílio da vontade e do desejo.

 

Categoria: A Caminho no Ser

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