Por Cláudio Azevedo
Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal
da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007
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O Ny?ya dar?ana foi dado pelo sábio Ak?ap?da Gautama Mahar?i e, por isso, também é chamado de Gautama ??stra. Ele contém a base para os demais cinco dar?anas. Ny?ya (penetrar, compreender) utiliza bastante a investigação analítica como instrumento lógico para alcançar o Absoluto, discorrendo sobre os diferentes processos mentais usados para se chegar a conclusões, em um debate filosófico.
Esses processos são de 16 tipos: meios válidos de conhecimento (pram??a?), objetos válidos de conhecimento (prameya), dúvida (sa??aya), intenção (prayojana), exemplo (?????nta), conclusão (siddh?nta), silogismo (avyay?), argumentação (tarka), averiguação (nir?aya), debate (v?da), controvérsia (jalpa), crítica destrutiva (vita?d?), fraude (hetv?bh?sa), esquiva (chala), contradição (j?ti) e apontar os defeitos do oponente (nigrahasth?na).
Esse dar?ana afirma que a única forma de se obter a libertação do sofrimento seria através do conhecimento correto (pram??a?), e a sua distinção do conhecimento incorreto (viparyaya) poderia ser obtida através de meios lógicos de análise da realidade. Assim, para todas as questões, até em relação à Divindade, existem medidas que podem ser utilizadas para se provar a veracidade das coisas. Além de assumir pratyak?a e anum?na como fontes válidas (pram??a?), como na escola Vai?e??ka, acrescenta upam?na e ?abda:
É uma escola teísta, em que Deus é tão somente uma alma individual, onisciente, onipotente e eterna e a liberação da alma depende do desapego ascético. Demonstra que a alma é distinta do corpo, a teoria da reencarnação, que a matéria é constituída de átomos, etc., de uma forma similar ao Vai?e??ka, só que menos completo. Essa escola é muito apreciada por filósofos budistas, sendo considerada a única forma válida de investigação filosófica para o budismo tibetano.