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Por Cláudio Azevedo

Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal

da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007

 

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Sm?tis

         Os Sm?tis (memórias ou tradição: ‘o que foi lembrado’), também foram escritos num passado remoto e incluem alguns sutras, conhecidos coletivamente como Ved??gas e Upavedas, e textos como o A?tavakra G?t?, o G?t? Govinda, o ?ulba S?tra (matemática vêdica) e o Ha?ha Yoga Prad?pik?.
A Caminho no Ser

 

Os Ved??gas (membros dos Vedas) são seis textos necessários para a compreensão apropriada dos Vedas: ?ik?a Valli (fonética e pronúncia presente na Taittir?ya Upani?ad), Nirukti (etimologia das palavras), Chandas (a métrica e o ritmo), Vy?kara?a (gramática), Jyoti?a (astronomia e astrologia – a época correta para a execução dos rituais) e Kalpa. Jyoti?a é o mais famoso entre eles e inclui três divisões: Siddh?nta-skandha (vários ramos da matemática: aritmética, geometria, álgebra, etc.), Hor?-skandha (postula a influência dos astros na vida do indivíduo) e Sa?hit?-skandha (localização de poços d’água, construção de casas e perfumes, técnicas de agricultura, etc.).

Os Kalpa s?tras (kalpa? é aquilo que impele a pessoa à ação), escritos entre 800 e 200 a.C., são manuais práticos sobre os ritos cerimoniais, deveres religiosos e preceitos filosófico-jurídicos sobre a teologia, considerados o cume de todos os seis Ved??gas e subdivididos em três tipos de escrituras: ?rauta s?tras (manuais que explicam os ritos nas escrituras), G?hya s?tras (que tratam de cerimônias religiosas domésticas) e Dharma s?tras (manuais de conduta humana). Os mais importantes Dharma s?tras do ?gveda são atribuídos a Vi??u e Vasi?tha, do Yaj?rveda Bodh?yana, Hira?yake?a, Manu e ?pastamba e os do S?maveda atribuídos a Kauthuma. atribuídos a

Mais tarde, diversos sutras em prosa, que hoje estão perdidos, foram reescritos na forma de versos e vieram a ser conhecidos como Dharma ??stras (ensino de regras), normas de conduta que incluem o Artha ??stra (política e economia), o Natya ??stra (teatro, música e dança), o N?di ??stra (sistemas de predição e profecia) e o V?stu ??stra  (engenharia e arquitetura). Esse último, uma espécie de Feng Shui indiano, inclui bh?mi (escolha do local de residência), pra?ada (estruturas e alicerces), sayana (mobiliário), y?na (veículos) e puru?a mandala (cálculos de construção – geometria e matemática).

Outro famoso ??stra é o Manuva Dharma ??stra de Manu, conhecido também como Manu-Sm?ti. Outros exemplos são: Yajñavalkya Sm?ti, Parasara Sm?ti, Vi??u Sm?ti, Dak?a Sm?ti, Samvarta Sm?ti, Vyasa Sm?ti, Harita Sm?ti, Satatapa Sm?ti, Vasi??a Sm?ti, Yama Sm?ti, Apastamba Sm?ti, Gautama Sm?ti, Devala Sm?ti, Sankha-Likhita Sm?ti, Usana Sm?ti, Atri Sm?ti e Saunaka Sm?ti.

Quanto aos Upavedas (Vedas secundários), há quatro deles: Dhanurveda (ciência militar no Yaj?rveda), Sthapatyaveda (ciência da construção e dos mecânicos, unida ao Atharvaveda), G?ndharvaveda (as artes e a música, unidas ao S?maveda), e o ?yurveda (trata da saúde e medicina), provavelmente o mais popular dos Upavedas, também encontrado no Atharvaveda.

 

Categoria: A Caminho no Ser

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