O Nascimento das Civilizações (cont.) - Os Gregos

Continuação... Ver artigo anterior

 

OS GREGOS

Órion: Filosofia, Religião e Ciência (Volume 1)

 

A Grécia Primitiva remonta a aproximadamente 6.000 anos a.C. (primeiros assentamentos humanos em Creta, antesdo palácio de Cnossos – 2.000 a.C.), época do Rei Minos, que teria ido estudar no Egito as leis que pretendia introduzir no seu reinado. Ela vem até o século VIII a.C. (cerca de 750 a.C.), onde se inicia a história da Grécia Arcaica, que vai até 480 a.C., ano da vitória dos gregos sobre a Pérsia. Inicia-se então a Era Clássica grega, que vai até a morte de Alexandre Magno em 323 a.C.. Começa a Era Helenística que vai até 31 a.C..

A primeira escrita conhecida data de 1.700 a.C., a dominação micênica data de 1.450 a.C. e fatos lendários, como a guerra entre Micenas e Tróia registrada na Ilíada de Homero, provavelmente ocorreram por volta de 1.250 a.C.. A Grécia dos micênicos não sobreviveu à destruição de Tróia, e todos os grandes palácios decaíram por volta de 1.200 a.C., a “Idade das Trevas grega” com seu declínio cultural, econômico e demográfico.

Com o advento do comércio marítimo, em cerca de 900 a.C. a Grécia evoluiu de seu isolamento e pobreza em prosperidade, com o surgimento das cidades em 700 a.C.. Atenas e Esparta atingiram seu apogeu no século V a.C., até que suas diferenças as levaram à guerra, a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.). Dominados pela Macedônia de Filipe II, em 338 a.C., os gregos viram uma impressionante expansão sob o comando de seu filho Alexandre III (Magno), o Grande (356-323 a.C.). Conquistaram a Síria, o Egito e o Império Persa chegando até o vale do Indo, quando seus homens se recusaram a prosseguir. Após a segunda guerra de Roma contra a Macedônia (200-197 a.C.), iniciou-se uma nova era, sob o poderio crescente do império romano, onde toda a estrutura política grega se perdeu, mas seu legado espiritual e intelectual sobreviveu e exerceu forte influência em todos os aspectos da vida romana.

 

Categoria: Órion Volume 1

Temos 81 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9805646