Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

É uma prática milenar chinesa que envolve exercícios físicos, respiratórios e de movimentação corporal, como forma de manipular a energia vital (Ch’i, Ki ou Prana). Segundo algumas escrituras chinesas, o Ch’i-kung já era praticado há cerca de 10.000 anos, como forma de conservar a própria saúde e curar os outros. O termo pode ser traduzido como ”exercícios de energia”.

 

Existem inúmeras formas de se praticar o Ch’i-Kung, existindo até uma forma imóvel de se praticar, onde o movimento é apenas energético, na mesma filosofia dos pranayamas hindus. Essa forma recebe o nome de Nei-Chung: “exercícios interiores”. Esses são basicamente exercícios de visualização, feitos num ritmo diverso do da respiração, a qual deve se manter natural e espontânea. Marcos Freire, em seu livro “Medicina Chinesa e Automassagem”, cita alguns desses exercícios de visualização de energia circulando através do corpo 36:128. Pode ser realizado com a coluna ereta (sentado ou em pé), mas a imaginação deve ser fortemente empregada.

Pode ser usado como uma forma de cura em que o mestre acumula sua própria energia vital e a emite ao paciente sem tocá-lo. Como forma de autocura, move-se a energia vital acumulada para regiões do corpo onde há bloqueios energéticos, relaxando zonas de tensão, reduzindo o estresse e estimulando os sistemas orgânicos doentes. Vamos citar alguns exemplos:

 

Categoria: Órion Volume 2

Temos 38 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9688945