Transpessoalidade

Psicologia

Avaliação do Usuário

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tibaem Curitiba, 23/07/08.

O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior. Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

1º- lugar: Sigmund Freud;

2º- lugar: Gustav Jung;

3º- lugar: Içami Tiba.

 

Leia mais...

Psicologia

Avaliação do Usuário

http://www.memo.fr/Media/Lacan.jpg

Só conheço o Içami Tiba através de PPS que um ou outro me enviam. Conheço-o também pelos jornais e revistas. Quanto a Freud, Jung, Fromm e Lacan eu os tenho lido muito. Não tenho uma preferência especial por nenhum deles, embora eu goste um pouco mais de Lacan, não por ser católico, mas por ser filósofo e trazer profundas reflexões sobre as questões dos significantes e dos significados.

Também aprecio muito Victor Frankl com sua teoria do "sentido". Muitas pessoas questionam Freud, mas sem apresentar alternativa alguma. Não foi assim com dois de seus críticos: Albert Schweitzer  e Jung. O primeiro questiona o pessimismo de Freud e apresenta a possibilidade de uma "regeneração" do mundo com a redescoberta do que ele chama de "Lebensanschauung" (princípio orientador da vida), em sua obra "Decadência e regeneração da cultura" (Ed. Melhoramentos, 1959). O segundo descobre a importância da religião como arquétipo (estrutura), ou seja, como dimensão do ser humano. E também analisa em profundidade um tema que já era perceptível na Idade Média, mas sem ainda uma fundamentação: a existência de duas almas - anima e animus - tanto no homem quando na mulher, proporcionando tanto a este quanto àquela um melhor auto-conhecimento tanto de si quanto do outro sexo para que haja um verdadeiro entendimento entre os dois. Jung, Fromm e Lacan têm, todos eles, pensamentos com raízes em Freud. Cada um deles, assim penso, conseguiu ir além de Freud, sem desmerecer a importância dele, que soube, realmente, numa realidade marcada pelo cientificismo, retomar algo primitivo (os mitos) e poder assim navegar por um ambiente inóspito, tenebroso, oceânico, lodoso e escuro que é o inconsciente humano.

Psicologia

Avaliação do Usuário

 

Todos queremos uma vida calma, cheia de amor e de paz. Esta é uma vida possível. Ela acontece mediante caminhos como:

  • a disciplina pessoal para o autoconhecimento
  • uma reeducação emocional como tarefa diária – momento a momento.
  • e uma vida mais espiritualizada.
Uma vida mais espiritualizada é aquela em que as pessoas: 
  • sabem que todos são iguais.
  • têm a preocupação com a manutenção da vida, do planeta, do universo.
  • têm consciência de que o que cada um faz afeta o outro e colaboram entre si para o bem de si próprio e de todos os seus semelhantes.
  • compreendem e aplicam a lei universal: quanto mais doa mais se recebe, quanto mais correto é o modo de viver mais tranqüila e amorosa é a vida.

Para obtermos este tipo de vida temos que aceitar que somos seres humanos.

Leia mais...

Psicologia

Avaliação do Usuário

Manuscrito descoberto no Peru, datado de 600 a.C. e escrito em aramaico (como grande parte do Velho Testamento). Composto de 9 capítulos ou visões, prevê uma enorme transformação na sociedade humana a partir das últimas décadas do século XX.

PRIMEIRA VISÃO – Massa crítica, coincidências.

O renascer da consciência se dará muito devagar e não será de natureza religiosa, mas espiritual. Estamos descobrindo alguma coisa nova sobre a vida humana neste planeta, sobre o sentido de nossa existência, e esse conhecimento vai modificar sensacionalmente a cultura humana. Estamos começando a vislumbrar uma forma de experiência alternativa, momentos em nossas vidas que parecem de algum modo diferentes, mais intensos e inspirados. Mas não sabemos o que é essa experiência, nem como fazer com que dure e, quando ela termina, somos deixados insatisfeitos e inquietos com uma vida que mais uma vez parece comum. Nos relacionamentos amorosos, quando os dois parceiros são exigentes demais, quando cada um espera que o outro viva no seu mundo, que esteja sempre ali tomando parte nas atividades que ele ou ela prefere, surge inevitavelmente a insatisfação e a inquietação com a mesma pessoa por qualquer período de tempo.

Leia mais...

Psicologia

Avaliação do Usuário

Psicóloga clínica com
abordagem junguiana

Você se lembra do brinquedo preferido que teve quando criança? E qual foi o momento mais feliz da sua infância? Quantas coisas você fazia quando criança que nem se lembra mais? Por onde anda aquele sentimento de alegria, espontaneidade, ânsia em crescer? Por que não resgatar o que era bom? A criança é uma das maiores fontes de alegria e ao resgatarmos está alegria, ficamos mais inspirados, criativos e menos estressados. Se a sua criança e criatividade ficaram adormecidas, desperte-as!

Leia mais...

Psicologia

Pagina 1 de 12