Transpessoalidade

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
 

Este artigo traz informações contidas no Livro "O Despertar do Tigre"- Curando o Trauma, Peter Levine, Summus Editorial.

 

 

"Trauma" é uma palavra muito comum em nossos discursos, mas estamos longe de termos uma plena compreensão de seu significado.

O "trauma" costuma ser definido mais em termos de suas causas e sintomas. Não encontrávamos explicações a respeito dos mecanismos fisiológicos envolvidos,mas com os trabalhos de pesquisas realizados por Peter Levine podemos conhecer agora ,um pouco mais sobre o assunto,principalmente sobre a fisiologia do "TRAUMA" e como transformá-lo. Há ainda de diferenciarmos trauma de choque de trauma desenvolvimental.

 

Peter Levine é responsável pela origem e desenvolvimento do SE-Experiência Somática, é Diretor da Fundação para o Enriquecimento Humano e ele dedica-se a estudos do trauma e estresse há mais de 30 anos.

SE-Experiência Somática é uma abordagem naturalista, um trabalho psicoterápico para a resolução a curto e médio prazo das reações do estresse pós traumático e ansiedade, que podem apresentar em indivíduos que passaram por situações de: agressão física, verbal, sexual, emocional, acidentes de toda categoria, afogamento, procedimentos cirúrgicos invasores, situações de tensão e impacto, choque, como perdas, notícia de diagnóstico, mudanças abruptas, torturas, assaltos, seqüestros, asfixia, ataques por animais, catástrofes, complicações no parto, vivência ou testemunho de violência, catástrofe...

O "Trauma" aqui é visto como uma camisa de força, criada, quando um momento devastador é congelado. "Trauma" nesta visão é o resultado de uma sobrecarga no organismo, por conta de um evento ou experiência que ocorreu cedo demais, rápido demais, de forma intensa, onde o indivíduo não teve a possibilidade de defender-se ativamente. O "trauma" não advém do evento, mas de como o organismo processa o que viveu. Neste sentido ele é uma ruptura na barreira protetora do organismo contra uma super estimulação. Dessa forma ele é um processo fisiológico. Trata-se de uma lesão, mas esta não é permanente.

Através do SE-Experiência Somática podemos compreender  o  efeito do estresse no Sistema Nervoso Autônomo,quais os mecanismos pelos quais ele se acumula e como a partir daí desenvolvemos síndromes e transtornos psicológicos.Esta abordagem propõe uma intervenção neste mecanismo a nível neurofisiológico para a resolução do trauma,permitindo trabalharmos tanto a nível preventivo como curativo.

A resolução do "trauma" ocorre quando unimos funções cerebrais refinadas de conscientização com nossos instintos primitivos.

O grande dano do "trauma" não se restringe apenas ao indivíduo, mas ao coletivo, a todos.

 A perpetuação e o aumento da violência , guerras podem ser atribuídos principalmente ao estresse pós traumático,segundo os estudos de Peter Levine. Pois o "trauma" cria um mecanismo compulsivo. As pessoas ficam presas ao ciclo de ativação proveniente da experiência vivida, esta ativação tenta se resolver através da "reatuação"- da repetição da experiência, isto leva as pessoas a se envolverem em situações de perigo, autodestrutivas, por exemplo.

Quando o "trauma" ocorre pode haver uma perda da integridade ,do senso de limite, da segurança, da orientação no tempo, espaço, controle, percepção e conexão com si mesmo.

A pessoa pode sentir medo avassalador, impotência, apatia, padrões de tensão, fixação e congelamento, dissociação, a longo prazo: dificuldade de vínculo, síndromes como fibromialgia, colite, enxaqueca, fobias e outros transtornos psicológicos...

Esta abordagem psicoterápica (Experiência Somática) dispõe de recursos individuais e sociais para a prevenção e tratamento do "trauma". Pode ser um instrumento de cura  e prevenção para a violência social. E é de grande utilidade para os profissionais de saúde, educação, polícia civil, militar, bombeiros, pais e pessoas interessadas na integração humana.

 

Mohana Barbosa Oliveira

Psicóloga Clínica, Especialista em Experiência Somática e Psicologia Clínica.

Realiza atendimento na clínica e hospital.

 

 

Categoria: Psicologia

Semana de Transpessoal

Ítens Relacionados

Temos 42 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
9686592