Transpessoalidade

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
 

A psicologia transpessoal leva em consideração todo Ser Humano como um ser único, que jamais pode ser comparado com outro Ser Humano. Ela considera o indivíduo e os grupos a que ele pertence. Devido à sua atitude abrangente e à sua natureza transpessoal, ela não nos leva a pensar que estejamos em condição de superioridade ou acima das outras pessoas. Podemos respeitar nossos desejos e empregar nossos poderes, mas não à custa dos outros. A psicologia transpessoal não avalia com rigidez nem rotula as pessoas, e espera-se que nenhum de nós venha a agir dessa forma.

 

No mundo moderno, muitas pessoas sofrem de uma ou de ambas as principais crises atuais. Primeiramente, existe a "crise do sentido da vida". Em especial no Ocidente mas se proliferando por todo o planeta, muitos vivem num vazio existencial, a vida não apresenta um sentido (além do puramente material). A psicologia e a educação transpessoal contribuem para a cura dessa enfermidade. A segunda crise é a da dualidade - não nos percebemos como entidades completas e únicas, estamos constantemente divididos entre diversos desejos e vontades. Vivemos nos comparando com outras pessoas ou situações numa atitude dualista. A psicologia transpessoal atua na cura desta crise ao nos direcionar à harmonia e ao equilíbrio essenciais.

A psicologia transpessoal reconhece o fato de que estamos em constante crescimento. Essa perspectiva auxilia-nos a restituir sentido e valor à vida, e ajuda-nos a determinar o que somos e o que desejamos. Também pode contribuir para a percepção de nossas responsabilidades pessoais e para com o mundo como um todo. Pode acrescentar um sentido de personalidade dinâmico ao momento presente e a sensação de sentido à nossa existência e ao nosso futuro.

A psicologia transpessoal pode nos auxiliar a nos autoconhecermos no sentido mais amplo dessa palavra. Na atual situação do mundo moderno existem muitas discórdias individuais e coletivas. A degradação ecológica do nosso planeta é conseqüência da ganância de algumas pessoas e da ignorância de outras. Parece sempre existir uma espantosa falta de consideração e compreensão e muita desigualdade, especialmente nas relações humanas. Qualquer coisa que promova o conhecimento mais profundo do que apresentamos como indivíduos e como parte integrante da vida coletiva, tem que ser proveitosa.

Resumindo, a psicologia transpessoal oferece:

  • Um meio que possibilita o crescimento e um maior conhecimento de nossa própria natureza pessoal;

  • Maior capacidade de consecução da nossa vontade, desenvolvendo atitudes que favorecem nossa situação, tanto em termos interiores como exteriores;

  • Uma conexão com os domínios transpessoais do espírito;

  • Uma relação mais lúcida entre os processos da vida consciente e os domínios do inconsciente;

  • Maior capacidade criativa;

  • Um meio de consolidar as energias criativas e de manifestar nos verdadeiro propósito de vida;

  • O desenvolvimento de nossa vida interior;

  • Melhores relações interpessoais.

 

Enfim, o objetivo principal da Psicoterapia Transpessoal é possibilitar que o indivíduo trabalhe em função do seu próprio desenvolvimento, da sua própria mudança pessoal para se tornar um ser mais equilibrado, em paz consigo mesmo e com a sociedade na qual vive, caminhando a partir daí para o processo de auto-aprimoramento o que o levará a plenitude como ser em evolução.

Categoria: Psicologia

Semana de Transpessoal

Ítens Relacionados

Temos 62 visitantes e Nenhum membro online

Informações do Portal

Visitantes
819
Artigos
1368
Weblinks
27
Ver quantos acessos teve os artigos
10065376