Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

RETRANS

Ciente do momento histórico que atravessamos, foi proposta em dezembro de 2003, em Recife, por ocasião do “re-encontro” de alguns colegas -  momento idealizador e fecundo à produção dos ideários - propostas de ações para a construção de uma Rede Nordestina de psicoterapeutas e terapeutas do movimento transpessoal, bem como de estudiosos do tema da transpessoalidade.

Na ocasião, em Recife, representantes do CE, RN, AL, PE e PB estavam presentes e foram discutidas questões afins e elaborada a proposta de um fórum regional a ser realizado em Natal – RN em 15 e 17 de maio de 2004 (tema provisório: tecendo o fio da rede), cujo momento se configurava como oportuno para as representações estaduais levarem propostas a serem discutidas no sentido da construção de um desenho comum.

A principal deliberação em Natal, foi a promoção de um Encontro amplo, para promover o movimento a nível de Região Nordeste. Assim, o I Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade ocorreu em Fortaleza, de 22 a 24 de outubro de 2004 com o tema "Psique e Transpessoalidade". Durante o mesmo, ocorreu a II Reuniâo da RETRANS, onde, discussões relativas ao caráter administrativo e estrutural da RETRANS foram realizadas e, entre outras coisas, foi decidido pela confecção de um livro em que todos os palestrantes do Encontro escreveriam sobre o tema que proferiram. Foi deliberada uma nova reunião da Rede, em Recife, para:

  • Definir o papel da REDE
  • Definir a estrutura orgânica e atribuições da coordenação executiva e conselho consultivo
  • Definir o instrumento de regulamentação da Rede (incluindo as estratégias para o ano de 2005)
  • Definir o papel normatizador da Rede em relação às Associações Estaduais de Psicologia Transpessoal
  • Discutir a realização do II Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade – definir comissão organizadora do evento
  • Estabelecer estratégia de reconhecimento da Psicologia Transpessoal junto aos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia
  • Definir responsável pelo Projeto do Livro: I Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade

Realizada nos dias 09 e 10 de abril de 2005, na sede do Hotel Amoaras, durante a Jornada Nordestina de Psicologia Transpessoal, a II Reunião da RETRANS reestruturou organicamente o movimento e programou o II Encontro Regional Ciência e Espiritualidade para Recife, agendado para setembro de 2006

Categoria: RETRANS