A Ciência do Kriy?-Yoga

A Ku??alin?-?akti

 

A Caminho no Ser      A força vital (pr??a), manifestada no ser humano, se move ao longo de condutos denominados n???s. Normalmente o fluxo da força vital, no eixo cérebro-espinhal, se faz no sentido descendente, a partir do tronco cerebral, passando pelos cakras e se distribuindo pelo corpo e seus órgãos sensoriais. O número total de n???s varia, segundo diversas literaturas, mas todas concordam em três (su?um??, i?? e pi?gal?)  kandak?nda, ou bulbo, estrutura energética oval situada no períneo. como sendo as principais, tendo origem no

Os canais i?? e pi?gal? percorrem, numa espiral ascendente, o espaço em volta de su?um??, a partir do m?l?dh?ra cakra (no períneo) até chegar no ?jna cakra (entre as sobrancelhas – Cf. em cakras). Com a prática do Kriy?-Yoga, i?? e pi?gal? separam-se de su?um?? 1:110 e a energia flui diretamente por esse último canal central, desfazendo, progressivamente, os seus três nós (constrições bioenergéticas que impedem a ascensão da ku??alin?-?akti):

  • Brahm?-granthi: que se estende pela região entre o sv?dhi??hana e o ma?ipura cakras;

  • Vi??u-granthi: que se estende pela região entre o ma?ipura e o ?jna cakras; e

  • Rudra-granthi: que se estende pela região entre o ?jna e o sahasr?ra cakras.

São essas constrições que fazem com que o pr??a e a ku??alin?-?akti se direcionem para o corpo, para os órgãos dos sentidos e para os órgãos sexuais. À medida que se consegue retirar o pr??a dos órgãos dos sentidos e redirecioná-lo para cima, através de su?um??, paulatinamente se alargam essas constrições.

Quando Brahm?-granthi se abre a ku??alin?-?akti ascende, se movimentando até o início do Vi??u-granthi, no ma?ipura cakra, e acompanhando e reforçando o fluxo ascendente de pr??a. Quando isso ocorre, o fluxo vital passa a se fazer em sentido inverso, tanto nos cakras quanto no próprio eixo cérebro espinhal 1:115.

Há uma grande relação entre annamaya? ko?a e m?l?dh?ra cakra (auto-preservação; raiva e medo), entre pr??amaya? ko?a e sv?dhi??hana cakra (preservação da espécie; prazer e dor) e entre manomaya? ko?a e ma?ipura cakra (relacionamento social; poder, apego e crenças mentais). A mente se forma no ma?ipura cakra e enquanto sua atuação no m?l?dh?ra cakra nos dá a autopercepção física, sua permanência no sv?dhi??hana cakra nos dá a autopercepção sinestésica (sensações de prazer e dor).

A ativação desses três centros (cakras) pela ku??alin?-?akti ativa e potencializa os seus aspectos predominantes, suas impressões e tendências subliminares (sa?sk?ras), daí a importância da purificação desses ko?as, antes que a ku??alin?-?akti se erga a partir de kandak?nda. Com a evolução espiritual, a mente se retira dos dois centros inferiores e se mantém focada em si mesma, em manomaya? ko?a (no ma?ipura cakra). Isso faculta ao buscador obter a superconsciência.

Quando a mente, plenamente perceptiva e consciente, ultrapassa seu próprio centro, o buscador atinge o estado de cessação espontânea da respiração (pr???y?ma), atinge o an?hata cakra e passa a perceber uma Presença dentro de si, no ‘coração do coração’ (h?daya) YS III:35. Atinge-se a consciência do vijñ?namaya? ko?a. Quando se percebe a Presença, naturalmente, e de forma intensa, se desenvolve aquele sentimento de saudade (bhakti): há quanto tempo estivemos, inconscientemente, separados dessa Presença, do nosso real Ser!

Se mantivermos esse estado ampliado de consciência, cônscios da Presença do Ser, perceberemos luz por toda parte e atingiremos a vacuidade de ?nandamaya? ko?a: experimenta-se o vazio (?k??a) vibrando por todo o Universo. É um sinal de que se alargou o Vi??u-granthi 1:110 e a ku??alin?-?akti atingiu o vi?uddha cakra. Nesse ponto tomamos consciência de que essa Presença é a Luz da Divina Consciência Cósmica, brilhando em nosso íntimo, no Reino Manifestado do Vazio (sa?prajñ?ta asmit? sam?dhi), e nos orientando no reto caminhar. Então se deve retornar, purificando cada um dos cakras inferiores.

Aprofundando-se nesse ?k??a, atinge-se o ?jna cakra e percebe-se o cid?k??a: o primeiro de cinco estágios de vazio, experimentados pela prática. Entre esse ponto e o sahasr?ra cakra, existem três ?k??as: par?k??a, dar?k??a e ?tm?k??a. Mas o maior estado de ampliação da consciência, em dharma-megha?-sam?dhi, só será atingido quando se ultrapassar o último bloqueio energético em su?um??, o Rudra-granthi, e se passar a perceber, constantemente, a Presença Divina acima do topo da cabeça 1:111, no último estágio do ?k??a: a plenitude do mah?ka?a.

 

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