Conexões Ocultas

Fritjof Capra Ph.D. (www.fritjofcapra.net) doutorou-se em física teórica pela Universidade de Viena em 1966. Trabalhou em pesquisas sobre a física de alta energia em várias universidades européias e norte-americanas. Algumas intuições e encontros o levaram a uma originalidade sem precedentes em sua área de atuação. Para entender a física contemporânea, foi estudar filosofia oriental. Ao longo de mais de uma década, Capra escreveu artigos sobre as relações entre esses dois universos tão díspares. O resultado foi o livro “O tao da física (1975).



Livros

Sobre esse paralelismo aparentemente inexplicável, declarou ser ´parte integral de uma nova visão da realidade, a qual exigirá uma mudança em nossos pensamentos, percepções e valores´. Seu livro principal e os seguintes, “O Ponto de Mutação”, “Sabedoria Incomum”, “Pertencendo ao Universo” e “A Teia da Vida” discutem os vários aspectos e implicações dessa transformação cultural. Por incrível que pareça, e como sinal de um ´espírito´ ou intuição comum em várias cabeças de nosso tempo, as idéias de Capra, apesar de polêmicas, encontraram apoio de eminentes cientistas, como Josephon, Nobel de física em 1973.

Teórico de sistemas, Fritjof Capra é atualmente diretor do Centro para Alfabetização Ecológica em Berkeley, Califórnia. A presente palestra é baseada no seu livro mais recente: As Conexões Ocultas: Ciência para uma Vida Sustentável.


 

Transcrição e tradução de Cylene A. S. Dantas da Gama

 

É um grande prazer para mim estar de volta a São Paulo e desfrutar destaFritjof Capra oportunidade de discutir algumas idéias com vocês, idéias estas que desenvolvi nos últimos cinco anos e que são agora publicadas no meu novo livro, As Conexões Ocultas. O título do livro origina-se de palestra proferida pelo estadista e dramaturgo checo Václav Havel, onde afirmou: “Educação hoje consiste na habilidade de perceber as conexões ocultas entre os fenômenos”. Em termos de ciência, nos reportamos a esta habilidade como pensamento sistêmico, ou pensamento de sistemas. ”Alude ao pensamento em termos de relacionamentos, padrões e contextos”.

Neste livro eu utilizo pensamento sistêmico e alguns dos conceitos chave de teoria da complexidade para desenvolver um arcabouço conceitual que integre as três dimensões da vida: biológica, cognitiva e social. Eu estendo a abordagem dos sistemas para os domínios social e cultural e busco aplica-la a alguns dos tópicos mais relevantes de nosso tempo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *