Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal
da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007
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Por volta do ano 550 a.C., ou um pouco depois, data marcada como o início do período clássico, a filosofia da Índia passa por um desenvolvimento significativo com o surgimento de compilações de diversos ‘pontos de vista’, ou dar?anas, como reação ao ritualismo bramânico. Algumas dessas escolas não mais seguiram a autoridade dos Vedas, denominadas Nastika (ou heterodoxas): o Jain dar?ana (jainismo), o Buddha dar?ana (budismo) e o C?rv?ka dar?ana.
Outras escolas, fundadas por livre-pensadores (?ramanas) que podem ser mencionadas são: o Ajvika dar?ana, Ajita Kesambava dar?ana, Sanjaia Velatthiputa, Purana Kassapa e Paduka Kaccaiana, todas em oposição direta à autoridade dos Vedas. No mesmo período, o bramanismo desdobrou-se em seis sistemas filosóficos ortodoxos (Astika), unidos em pares complementares, que visavam re-interpretar as Verdades presentes nos Vedas: Vai?e??ka e Ny?ya, Ved?nta e M?m??s?, e S??khya e Yoga.