Artigos de Yoga

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

(1.956-)

(Fernando Estévez Griego)

 

Fernando Estévez Griego nasceu no bairro de Palermo em Montevidéu (Uruguai), em 11 de novembro de 1.956. Nesta cidade passou sua infância e parte da adolescência. Começou a praticar yoga aos oito anos de idade, na Escola de Swami Asuri Kapilananda e com ex-alunos da escola Sivananda. Viveu a outra parte de sua adolescência nos Estados Unidos. Recebe o título de professor de Yoga (yogasiromani) do Svami Vishnudevananda, em Nassau (Bahamas), na Forest Vedanta Academy da rede Sivananda Ashram. Estudou medicina e é Ph.D. em Psicologia.

 

Svami MaitreyanandaViaja, em 1.985, para a Índia, em retiro a Rishikesh, Dharamsala e Himalaias, para seu aperfeiçoamento interior. Nesta viagem teve a oportunidade de conhecer o XIV Dalai Lama, e os svamis Chidananda, Krishnananda, Direndra Bramachari e Baghavan ?r? Krishna Kisore Das. Enquanto esteve na Índia e nos Himalaias estudou Yoga, budismo, tantra e meditação. Em Rishikesh e Dharamsala tem as primeiras experiências místicas e samadhis.

Cria, nesse mesmo ano de 1.985, o Power Yoga (Yoga Atlético ou Yoga Artístico) e funda a "Asociación Uruguaya de Yoga" e a "Escuela de Yoga Integral" (http://www.escuelainternacionaldeyoga.org).

Em dezembro de 1.986 visita o Rio Janeiro para um congresso de Yoga e para encontrar-se com Svami Vayuananda, ocasião em que recebe os escritos de Asurikapilananda e é nomeado seu sucessor:  Svami Vayuananda lhe transmite a sucessão do Ramana Ashram e Purnayana Maha Bodhi Shanga. Passa a difundir o Yoga Integral de Svami Asurikapila, de ?r? Aurobindo e de Sivananda. Em nova viagem à Índia, em 1.985, funda a "Unión Latino Americana de Yoga" e, em 1.987, funda a Federação Internacional de Professores e Profissionais de Yoga (com sede em Montevidéu), contando com apoio do próprio Svami Vayuananda e de Indra Devi.

Mudou-se para Europa, vivendo na Espanha, França e Suíça. Recebe o título de mestre de Yoga (yogacarya) em 1.988, do Yogavatar Krishna Kisore Dasji presidente do Conselho Mundial de Yoga, que o nomeou seu sucessor. Ingressou no Conselho Mundial de Yoga de Nova Delhi em 1.989 e no Parlamento Mundial de Yoga, em Pondicherry, em 1.988. Passou administrar aulas de Yoga na Espanha, França e Suíça e também na Holanda, Alemanha e Israel. Seu contato com a Sarva Yoga, iniciou-se quando esteve em Paris, época em que teve contato com discípulos de Svami Vayuananda, sucessor, desde 1.955, de Svami Asurikapilananda e colaborador de ?r? Sevananda Svami.

O Power Yoga ganha fama depois da primeira copa do mundo de Power Yoga, no Uruguai, em 1.989. Em dezembro de 1.989, Fernando Estévez Griego recebe, no seu Ashram de Yoga Integral, o Svami Sarvananda com um abraço demorado. Nesse encontro se funda a Escola de Yoga Integral (Sarva Yoga e Purna Yoga) em Montevidéu, sendo introduzido Maitreyananda na Ordem dos Sarva Svamis. Svami Sarvananda ainda o confirmou como sucessor do GIDEE (Grupo Independente de Estudos Esotéricos), Ramana Ashram, Purnayana Maha Bodhi Shanga como sucessor de Svami Asurikapilanada e Svami Vayuananda, entregando a ele sucessão de ?r? Sevananda Svami no Uruguai e Argentina.

Swami Maitreyananda então transforma o Ramana Ashram, situado na  avenida 18 de julho, onde era a sede do GIDEE, na nova Associação Uruguaia de Yoga, chamando-o de Ramana Purna Yoga Integral Ashram. Em 1.990 funda a Federação Argentina de Yoga.

Em 1.992, Svami Maitreyanadna é reconhecido pelo Mahavatar Krishna Kisore Das, como a encarnação Asurikapilananda e o nomeia como seu sucessor. Em 1.993 Svami Maitreyananda e Svami Sarvananda se encontram novamente no Congresso Latinomericano de Buenos Aires e Curitiba, que foi presidido Svami Maitreyananda. Nesse mesmo ano, na Convenção Americana de Yoga, Beryl Bender Birch reconhece o Yogacarya Svami Maitreyananda como o criador do Power Vinyasa Yoga ou "Yoga Artístico".

Em 2.000 é escolhido Presidente do Conselho Mundial de Yoga em Delhi e Patrono da Confederação de Yoga da Índia (http://www.yogaofindia.org). Em 2.002, a "Federação Internacional de Professores e Profissionais de Yoga", teve seu nome mudado para "Federação Internacional de Yoga" e Svami Maitreyananda Dharmachari é eleito seu presidente (2.002-2.008).

 Hoje, a Federação Internacional de Yoga é uma organização internacional que se propõe a servir como um suporte para a promoção e disseminação dos resultados e descobertas no campo da ciência do Yoga e suas aplicações práticas no contexto científico, social, artístico, cultural e educacional.

Em outubro de 2.004 Svami Maitreyananda vem ao Brasil e entrega a sucessão da Sarva Yoga a Svami Sarvayogananda. É considerado, no Uruguai, o pai da profissão de professor de Yoga e da profissionalização dessa disciplina. É conselheiro em medicina ayurvêdica, considerado mestre em yogaterapia, pintor, poeta e um dos mestres de Yoga mais importantes e renomados a nível mundial. Além de médico e Ph.D. em Psicologia, tem especialização em Psicologia do Esporte e Treinamento Físico de Profissionais de Futebol, Terapia Ayurvêdica e Yogaterapia.

Categoria: Mini-Biografias