Artigos por Autor/Categoria

RETRANS

Avaliação do Usuário

VI Semana de Psicologia Transpessoal

Palestrantes em conferência

Vera Saldanha

Vera Saldanha

Presidente da Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal (ALUBRAT) com sede no Brasil e Portugal, ministra cursos em Psicologia Transpessoal no Brasil e exterior há mais de 20 anos. Elaborou a Abordagem Integrativa Transpessoal, e a primeira Pós Graduação em Psicologia Transpessoal no Brasil. Doutora em Psicologia Transpessoal (FE Unicamp) Autora do livro "Psicologia Transpessoal: Um Conhecimento Emergente de Consciência" (Ed. Unijui).
Aurino Lima

Aurino Lima

Doutor em Educação e mestre em Psicologia pela UFPE. Especialista em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal (CENTYR, Recife/PE); realizou o curso de Psicologia Budista Tibetana e Psicologia Transpessoal (Dharamsala, Índia). Tem formação em Biopsicologia (Parque Visão do Futuro, São Paulo); Terapia Regressiva Integral e Trabalho Junguiano com Ancestrais (Woolger Training Seminars, EUA); Hipnoterapia Ericksoniana (Recife/PE e Arizona, EUA); EMDR. Ex-professor e supervisor de Psicologia Clínica, Social/Comunitária e Psicopatologia da Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE). Membro fundador, supervisor e professor do ATMAN – Centro de Desenvolvimento Transpessoal (Recife/PE). Docente do Curso de Formação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal (Parceria FENIX e Universidade Federal de Aracaju, UFA). Coordena linhas de pesquisa sobre transpessoalidade junto ao grupo “Educação e Espiritualidade” (UFPE). Professor Adjunto I do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE.
Gisneide Ervedosa

Gisneide Ervedosa

Psicóloga clínica, professora pesquisadora da UNIFOR e coordenadora do LAROSAE (Laboratório de Religiao, Espiritualidade e outros Saberes), assessora do CAPS (Centro de Assistência Psicossocial). Promove workshops de psicoterapia, sobre xamanismo, arquétipos femininos e outros temas. Faz peregrinações a lugares sagrados e atua como condutora de rituais como a Cabana de Suar ou sauna índia na tradiçao lakota (índios norte-americanos). Publicou o livro "De Eros e Ágape: como lágrima dourada no oceano de silêncio", além de artigos científicos em revistas e congressos na área da psicoterapia, psicologia, religião e espiritualidade.
André Siqueira

André Siqueira

Doutorando e mestre em Ciência da Informação pela UnB, graduado em Ciência da Computação pela UFRN e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação. Trabalha como analista de sistemas no Banco Central. Pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB. Gerente de projetos especializado em TI atuou como gerente do projeto de software do novo modelo de Loterias na Caixa Econômica Federal. Áreas de atuação incluem: Arquitetura da Informação, Engenharia de Software, Teoria Unificada da Informação, Governança Corporativa, Gestão de Conteúdos Corporativos, Gestão da Qualidade, Teste de Software, Segurança da Informação, Melhoria de Processos de Software, Modelagem de Processos de Negócio e Arquitetura Orientada a Serviços .
André Feitosa

André Feitosa

Humanista e pragmatista da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Realiza intervenções em Psicoterapia/Emergência Psicológica, da EcoPsicologia e da Psicologia do Trabalho. Pesquisador associado à RELUS (Rede Lusófona de Estudos da Felicidade). Mestre em "Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica" (UAL, Portugal), doutorando em Psicologia (UAL, Portugal). Membro da Associação Paulista da ACP, da World Association for Person-Centered and Experiential Psychotherapy and Counseling e da Nordic Pragmatism Network. Co-organizador do livro "Humanismo de Funcionamento Pleno". Co-Fundador da Casa do Ipê, desenvolve projetos na CearACP.
Ana Karenina

Ana Karenina

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência profissional na área de Psicologia Clínica e Saúde Mental. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de saúde mental e saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desinstitucionalização, reforma sanitária, reforma psiquiátrica, rede de saúde, processo saúde-doença, práticas de cuidado, cultura e psicopatologia.
Sandra Borba

Sandra Borba

Vice-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte. Possui larga experiência na educação de jovens, especialmente junto às Mocidades Espíritas, com atuação em nível nacional. Mestre em Filosofia e Pedagoga pela UFPE, foi alfabetizadora e desde o ano de 1979 vem exercendo o magistério superior, atualmente como professora da UFRN.
Marlos Bezerra

Marlos Bezerra

Psicólogo e Doutor em Ciências Sociais. Bolsista Prodoc (Programa de fixação de docente) vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador convidado do Observatório da população infanto-juvenil em contexto de violência. Membro da ANNHIVIF (Associação Norte Nordeste de histórias de vida em formação). Membro da Rede Brasileira de Sociologia Clínica. Especialista em Psicologia Transpessoal pelo Centro ATMAN de Desenvolvimento Transpessoal, pelo Woolger Training International e pela Dinâmica Energética do Psiquismo, atuando atualmente como supervisor. Em formação pelo Grof Transpersonal Traning International e na abordagem terapêutica de Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares - EMDR. Ministra curso de especialização em Psicologia Transpessoal há sete anos. Presidente da RETRANS. Coordenador do curso de pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal da UnP.
Débora Diógenes

Débora Diógenes

Psicóloga Transpessoal há 15 anos. Especialização em Psicologia Transpessoal pelo Centro ATMAN de Desenvolvimento Transpessoal; pela ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal) e pela ABPT (Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal). Em formação pelo Woolger Training International e pelo Grof Transpersonal Traning International. Ministra curso de especialização em psicologia transpessoal há sete anos. Presidente da ANPPT (Associação Norte-riograndense de Psicologia e Psicoterapia Transpessoal. Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal da UnP Mestre em sociologia.
José Martins

José Martins

Doutor em Psicologia pela Universitat de Barcelona e Pós-doutorado pela Universidad de Deusto (Espanha), no Instituto Multidisciplinar de Estudios de Ocio (IEO). Desenvolveu projeto sobre "Educação para o ócio, no trabalho e no tempo livre". Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará, em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará e em Cultura Folclórica pelo IFCE. Professor titular da Universidade de Fortaleza. Pesquisa sobre Trabalho, Ócio, Lazer e Tempo Livre. Orienta estudos sobre Turismo, Sentidos do Lugar Turístico, Comportamento Social no Tempo Livre, Patrimônio Cultural e Identidade. Coordena o Grupo OTIUM de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre (CNPq) e o Laboratório Otium de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre. Membro fundador da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, com sede em Bilbao/Espanha. Coordena o GT Ócio, Tempo e Trabalho da ANPEPP. Áreas de interesse: Tempo Social e Cultura Popular, Tradição e Contemporaneidade, Corpo e Dança, Cultura das Organizações e Lazer Contemporâneo.
Cláudio Azevedo

Cláudio Azevedo

Médico, psicoterapeuta, teósofo, tanatólogo, escritor, mestre em Reiki, facilitador na UNIPAZ-CE e terapeuta clínico do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT). Terapeuta pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Professor convidado da UFC e da UniFor, professor de Pós-graduação em Yoga, de Pós-Graduação em Educação Holística e Qualidade de Vida da UFRN e do Curso de Extensão “A Arte de Cuidar do Ser” da UFC (CETREDE/UNIPAZ), no Curso de Extensão em Yoga da UFC/ACEPY, no curso de Formação de Instrutores de Yoga da Professora Laura Packer (SC) e no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN. Facilitador do curso "Em Busca do Eu: uma Visão Transpessoal da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?", do método "Cura das Atitudes" e do método “Teia da Vida” de trabalho em comunidades. Diretor Científico e Cultural da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga (ACEPY) e da Confederação Nacional de Yoga do Brasil (CONYB). Editor da revista Uma Kanya. Administrador do portal Órion. Livros: "Órion: Filosofia, Religião e Ciência I, II e III"; "Yoga e as Tradições Sapienciais", "A Caminho no Ser", "Em Busca do Eu", "Yoga S?tra de Pat?ñjal?", "Glossário de Termos Sânscritos", "Ciência e Espiritualidade" e "Yoga: Formando Instrutores".
Francisco Rodrigues

Francisco Rodrigues

Graduado em Medicina pela UFRN, especialista em Psicobiologia pela UFRN/SUBIN, mestre em Psicofarmacologia pela UFRN/EPM, doutor em Psicofarmacologia pela UNIFESP/EPM. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental - Nucleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da Paraíbaui. Médico Plantonista do Hospital Dr. João Machado. Chefe do Departamento de Medicina Clínica. Coordenador na UFRN da disciplina de Psiquiatria e da disciplina de Medicina Saúde e Espiritualidade. Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Dependência Química e Espiritualidade. Membro da Associação Médico-Espírita do RN. Áreas de Interesse: Psiquiatria, Terapia Cognitivo-Comportamental, Dependência Química, Espiritualidade.
Gerardo Campana

Gerardo Campana

Gédico psiquiatra, especialista em Psicologia Transpessoal pela Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal e em Psicologia Tibetana, em Daramsala, na Índia.
Nazilda Coelho

Nazilda Coelho

Psicóloga pela Faculdade de Ciências Humanas – Esuda/PE. Formação em Psicologia Transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo - Centro de Consciência e Saúde - Fortaleza/CE. Formação em Terapia Regressiva Integral pelo Woolger Training International – USA com Roger J. Woolger – Ph.D. Recife/PE. Especialização em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal – ATMAN - Centro de Desenvolvimento Transpessoal – Recife/PE. Curso de Biopsicologia - Instituto Visão Futuro - Porangaba/SP. Especialização em Gestão da Qualidade em Serviços - Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE. Especialização em Dinâmica de Grupo e Relações Humanas - Centro de Dinâmica de Grupo e Relações Humanas – CDG – Recife/PE. Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar - Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar – CPHD – Recife/PE. Psicóloga clínica, na abordagem transpessoal. Facilitadora de grupos. Funcionária do Consórcio Metropolitano de Transportes, na área de Recursos Humanos e Planejamento.
Francisca Henrique

Francisca Henrique

Graduada em Letras pela UFRN, pós-graduada em Educação Holística e Qualidade de Vida pela UFRN, com formação em Psicopedagogia pela UCSAL. Especialista em Psicomotricidade pela UNP, coordenadora e facilitadorado programa Vivendo Valores na Educação (VIVE). Formação em Biopsicologia Social (Instituto Visão do Futuro) e em Neurolinguística. Diretora-presidente do PH3 Centro Educacional.
Andréa Thomé

Andréa Thomé

Psicóloga clínica e hospitalar, mestre em Psicologia Social da Saúde pela Ufrn, professora e supervisora de estágio da Farn.
Sarita Cezana

Sarita Cezana

Psicóloga com especialização em Corpo e Cultura de Movimento (UFRN) e Psicologia Transpessoal (ANPPT). Mestre em Ciências Sociais (UFRN) e MBA em Gestão de Pessoas (FARN). Palestrante, facilitadora de grupos e consultora na área de Recurso Humanos.
Fátima Tavares

Fátima Tavares

Uma das pioneiras no ensino universitário da Psicologia Transpessoal no Brasil. Psicóloga, psicoterapeuta, professora do Departamento de Psicologia da UFRN. Facilitadora e coordenadora da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, no Rio Grande do Norte, representante da Rede Desarmabrasil Justiça e Paz também neste Estado e participante da Comissão Organizadora Estadual da I Conferência Nacional de Segurança Pública. Seus estudos de mestrado e doutorado em Educação têm como temática a Educação para a Paz. Atualmente tem direcionado o seu foco de pesquisa ao Estudo da Consciência e da Paz.
Júlio Resende

Júlio Resende

Administrador, psicólogo, mestre e doutorando em administração pela UFRN. Autor do livro "Matrix e a Administração Transpessoal" (E-Papers, 2007) e possui os seguintes livros no prelo: "Crônicas da Virtualidade" (E-Papers, 2008), "Transpersonal Management: Lessons from The Matrix trilogy" (E-Papers, 2008) e "A Música e o Sertão Absoluto: a experiência transpessoal no Cancioneiro de Elomar Figueira Mello" (E-Papers, 2008). Pesquisa as áreas de virtualidade e cultura, gestão e política de inovação, psicologia transpessoal e consciência.

 

Palestrantes em vivência

 

Vera Saldanha

Vera Saldanha

Presidente da Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal (ALUBRAT) com sede no Brasil e Portugal, ministra cursos em Psicologia Transpessoal no Brasil e exterior há mais de 20 anos. Elaborou a Abordagem Integrativa Transpessoal, e a primeira Pós Graduação em Psicologia Transpessoal no Brasil. Doutora em Psicologia Transpessoal (FE Unicamp) Autora do livro "Psicologia Transpessoal: Um Conhecimento Emergente de Consciência" (Ed. Unijui).
Nazilda Coelho

Nazilda Coelho

Psicóloga pela Faculdade de Ciências Humanas – Esuda/PE. Formação em Psicologia Transpessoal pela Dinâmica Energética do Psiquismo - Centro de Consciência e Saúde - Fortaleza/CE. Formação em Terapia Regressiva Integral pelo Woolger Training International – USA com Roger J. Woolger – Ph.D. Recife/PE. Especialização em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal – ATMAN - Centro de Desenvolvimento Transpessoal – Recife/PE. Curso de Biopsicologia - Instituto Visão Futuro - Porangaba/SP. Especialização em Gestão da Qualidade em Serviços - Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE. Especialização em Dinâmica de Grupo e Relações Humanas - Centro de Dinâmica de Grupo e Relações Humanas – CDG – Recife/PE. Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar - Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar – CPHD – Recife/PE. Psicóloga clínica, na abordagem transpessoal. Facilitadora de grupos. Funcionária do Consórcio Metropolitano de Transportes, na área de Recursos Humanos e Planejamento.
Gerardo Campana

Gerardo Campana

Gédico psiquiatra, especialista em Psicologia Transpessoal pela Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal e em Psicologia Tibetana, em Daramsala, na Índia.
Débora Diógenes

Débora Diógenes

Psicóloga Transpessoal há 15 anos. Especialização em Psicologia Transpessoal pelo Centro ATMAN de Desenvolvimento Transpessoal; pela ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal) e pela ABPT (Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal). Em formação pelo Woolger Training International e pelo Grof Transpersonal Traning International. Ministra curso de especialização em psicologia transpessoal há sete anos. Presidente da ANPPT (Associação Norte-riograndense de Psicologia e Psicoterapia Transpessoal. Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal da UnP Mestre em sociologia.
Euphrasia Nyaki

Euphrasia Nyaki

Professora e palestrante internacional nascida na Tanzânia. Leciona Matemática, Biologia, Física e Química na Universidade de Dar-es Salam Tanzânia. Especialista em Teologia e Diretos Humanos na escola de Teologia dos Missionários de Maryknoll (NY, EUA). Especialista em Plantas Medicinais e Medicina Popular pela Faculdade da Paraíba. Possui formação em Experiência Somática (A cura do Trauma) pelo Instituto Human Enrichment (CO, EUA). Atua nas áreas de Massoterapia, Reiki, Refloxologia, Sexualidade, Saúde da Mulher, Eneagrama e Constelação Familiar. Realizou palestras no Brasil, EUA, Tanzânia, Kenya, Haiti, Chile, Bolívia e Peru.
Carlos Cruz

Carlos Cruz

Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil - STBSB, Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Formação em Hipnose pela Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro - SOHIMERJ. Formação em Constelação Sistêmica Familiar pelo Institut Landshut Brasil/Alemanha. Professor da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN e da Faculdade de Natal - FAL, na graduação e pós-graduação.
Livia Costa

Lívia Costa

Psicóloga e psicoterapeuta corporal. Foi uma das primeira alunas da Escola Dinâmica Energética do Psiquismo. Hoje é Supervisora, professora e coordenadora regional da DEP em Fortaleza. Formação na metodologia Pathwork.
Cláudio Azevedo

Cláudio Azevedo

Médico, psicoterapeuta, teósofo, tanatólogo, escritor, mestre em Reiki, facilitador na UNIPAZ-CE e terapeuta clínico do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT). Terapeuta pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Professor convidado da UFC e da UniFor, professor de Pós-graduação em Yoga, de Pós-Graduação em Educação Holística e Qualidade de Vida da UFRN e do Curso de Extensão “A Arte de Cuidar do Ser” da UFC (CETREDE/UNIPAZ), no Curso de Extensão em Yoga da UFC/ACEPY, no curso de Formação de Instrutores de Yoga da Professora Laura Packer (SC) e no Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN. Facilitador do curso "Em Busca do Eu: uma Visão Transpessoal da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?", do método "Cura das Atitudes" e do método “Teia da Vida” de trabalho em comunidades. Diretor Científico e Cultural da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga (ACEPY) e da Confederação Nacional de Yoga do Brasil (CONYB). Editor da revista Uma Kanya. Administrador do portal Órion. Livros: "Órion: Filosofia, Religião e Ciência I, II e III"; "Yoga e as Tradições Sapienciais", "A Caminho no Ser", "Em Busca do Eu", "Yoga S?tra de Pat?ñjal?", "Glossário de Termos Sânscritos", "Ciência e Espiritualidade" e "Yoga: Formando Instrutores".

RETRANS

Avaliação do Usuário

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Preencha a ficha de submissão de atividades e envie para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  • Prazo para Envio de Resumo: até 20/04/2012
  • Resultados: 01/05/2012 – Todos os trabalhos aprovados serão apresentados
  • Envio do Texto Completo para modalidade Apresentação Oral com texto para publicação: até 15/05/2012

Todos os trabalhos que tiverem seus resumos aprovados serão apresentados, contudo só serão publicados os textos que sigam as Diretrizes Gerais indicadas, podendo a comissão científica solicitar alterações, sugerir mudanças ou recusar a publicação.

A QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS POR PESSOA é de 2 do mesmo autor, não havendo limites para co-autor. Para envio do resumo algum dos autores do texto deve estar inscrito no evento.

EIXOS TEMÁTICOS PROPOSTOS

Eixo 01: PRÁTICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES

Descrição: Estudos e pesquisas que articulem a perspectiva transpessoal com as discussões em torno da chamada “clínica ampliada” ou clínica em contexto. Serão privilegiados trabalhos na perspectiva de desenvolvimento comunitário, proteção de direitos de crianças, adolescentes e jovens, ONGs e projetos sociais, CRAS, CREAS, NASF e rede sócio-assistencial.

Eixo 02: EDUCAÇÃO, CULTURA DE PAZ E TRANSPESSOALIDADE

Descrição: Estudos e pesquisas que articulem a abordagem transpessoal com as discussões no campo educacional. Privilegia trabalhos que articulem educação, formal e não formal, com as temáticas de cultura de paz e/ou transpessoalidade (resiliência, espiritualidade, desenvolvimento moral, morte, felicidade, etc.) 

Eixo 03: ORGANIZAÇÕES ESPIRITUALIDADE E ÓCIO CRIADOR

Descrição: Esta área de enfoque privilegia os Estudos, Casos e Relatos de  Processos Investigativos em perspectivas multidisciplinares, que articulem o sujeito inserido no contexto da   contemporaneidade  pressionadora e os processos de trabalho nas organizações formais, com dos valores da Espiritualidade e do Tempo Livre para o Ócio Criador, para o ser humano equilibrado e sua qualidade de vida.

Eixo 04: HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE

Descrição: Estudos e pesquisas que busquem articular a perspectiva transpessoal ou focar a espiritualidade e o sagrado em estratégias de humanização e cuidado em hospitais, postos de saúde, CAPS, redes de saúde mental. Serão também agregados estudos e pesquisas em torno da tanatologia e do significado do sagrado na prática de profissionais de saúde.

Eixo 05: CLÍNICA TRANSPESSOAL

Descrição: Estudos de caso clínico em torno da perspectiva transpessoal sob variados modelos teóricos e cartográficos (Wilber, Grof, Woolger, Matos, Saldanha, DEP, entre outros). Pretende-se que os psicoterapeutas que trabalham sob a denominação transpessoal explicitem através de um estudo de caso em consultório privado ou na iniciativa pública apresentem os marcos teóricos e as estratégias metodológicas de sua atuação.

RETRANS

Avaliação do Usuário

RETRANS

Ciente do momento histórico que atravessamos, foi proposta em dezembro de 2003, em Recife, por ocasião do “re-encontro” de alguns colegas -  momento idealizador e fecundo à produção dos ideários - propostas de ações para a construção de uma Rede Nordestina de psicoterapeutas e terapeutas do movimento transpessoal, bem como de estudiosos do tema da transpessoalidade.

Na ocasião, em Recife, representantes do CE, RN, AL, PE e PB estavam presentes e foram discutidas questões afins e elaborada a proposta de um fórum regional a ser realizado em Natal – RN em 15 e 17 de maio de 2004 (tema provisório: tecendo o fio da rede), cujo momento se configurava como oportuno para as representações estaduais levarem propostas a serem discutidas no sentido da construção de um desenho comum.

A principal deliberação em Natal, foi a promoção de um Encontro amplo, para promover o movimento a nível de Região Nordeste. Assim, o I Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade ocorreu em Fortaleza, de 22 a 24 de outubro de 2004 com o tema "Psique e Transpessoalidade". Durante o mesmo, ocorreu a II Reuniâo da RETRANS, onde, discussões relativas ao caráter administrativo e estrutural da RETRANS foram realizadas e, entre outras coisas, foi decidido pela confecção de um livro em que todos os palestrantes do Encontro escreveriam sobre o tema que proferiram. Foi deliberada uma nova reunião da Rede, em Recife, para:

  • Definir o papel da REDE
  • Definir a estrutura orgânica e atribuições da coordenação executiva e conselho consultivo
  • Definir o instrumento de regulamentação da Rede (incluindo as estratégias para o ano de 2005)
  • Definir o papel normatizador da Rede em relação às Associações Estaduais de Psicologia Transpessoal
  • Discutir a realização do II Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade – definir comissão organizadora do evento
  • Estabelecer estratégia de reconhecimento da Psicologia Transpessoal junto aos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia
  • Definir responsável pelo Projeto do Livro: I Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade

Leia mais...

RETRANS

Avaliação do Usuário

Psique e Transpessoalidade

A cada dia a Ciência moderna elabora novas experiências, demonstrações e pressupostos, e cada vez mais um número maior de físicos, bioquímicos, neurocientistas, psiconeuroimunologistas, matemáticos, educadores, médicos, psicólogos e psicoterapeutas, além de outros profissionais e estudiosos, vêm participando dessas elaborações.

Para tanto, conceitos chaves que envolvem ressonâncias, teorias de campo, relações, interconexões e padrões em Rede têm sido demonstrados, tendo no conceito de energia e de “cons-ciência” um elo de ligação comum, culminando para uma percepção cada vez mais ampla do humano e do “uni-verso”, formatando matrizes que fundamentam o “re-ligare” do Ser em sua multidimensionalidade bio-psico-social, cósmica e espiritual.

Resgatar a unidade fundamental do humano, indo além da separatividade, e promover o “re-ligare” do Ser consigo mesmo e com o “uni-verso” que o cerca, envolve um olhar acerca da experiência humana profundamente ético e construtivo, fundamentado nas mais modernas teorias e pressupostos científicos, que “re-estabelecem” toda uma Ecologia do Ser / “cons-ciência” – elementos da teoria e da prática em Psicologia Transpessoal.

Surgida nos anos 60 e considerada a Quarta Força na Psicologia, após o Comportamentalismo, a Psicanálise e as Abordagens Humanistas, a Psicologia Transpessoal: "é o estudo científico e empírico dos vários níveis ou estados da consciência e suas relações com nossa percepção da realidade, crenças, valores e ações (...)

A Psicologia Transpessoal engloba os aspectos do desenvolvimento psíquico já estabelecido pela Psicologia Clássica, ampliando-os, concebendo a realidade em níveis ampliados de consciência, refletindo uma gama de experiências e de possibilidades do Universo da experiência humana” (Saldanha, 1997), o que a faz profundamente científica e espiritual em sua busca pela integração e totalidade.

A Psicologia Transpessoal surge em um momento de transição e integração do saber, em uma nova etapa da ciência e da consciência humana. Como cientistas e estudiosos que somos, “é necessário que estejamos abertos a todas as possibilidades e manifestações da mente que muito antes de pertencer a uma ou outra escola psicológica, ou de ser propriedade de uma religião instituída, são, acima de tudo, questões do homem no planeta terra” (Saldanha, 1997).

Leia mais...

RETRANS

Avaliação do Usuário

I Colóquio Brasileiro de Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal*

A Psicologia Transpessoal surge no cenário da história do movimento psicológico internacional nos anos 60 como um desdobramento histórico das psicologias anteriores, mais especificamente da Psicologia Humanística, de onde saiu a maioria de seus fundadores. Propondo-se ao estudo dos estados de consciência, com ênfase nos estados de consciência transpessoal, este novo ramo da psicologia, também denominado “Quarta Força em Psicologia”, estabelece uma conexão entre existencialismo, fenomenologia, humanismo e as mais recentes descobertas nos diversos campos do saber humano.

Nesse sentido, a Psicologia Transpessoal não surgiu para negar outras abordagens. Antes surgiu no sentido de transcender os parâmetros estabelecidos pelas ciências exatas, confirmando-se num universo de maior atuação.

No contexto Transpessoal, as relações bio-psico-sócio-culturais são acrescidas do nível espiritual, favorecendo uma nova dinâmica psíquica, facilitando a compreensão de diversos fenômenos que são geralmente postulados como psicopatológicos ou colocados à margem pelos estudos psicológicos.

Leia mais...

RETRANS

Sub-categorias