Maria Helena de Bastos Freire

(1.928-)

(Maria Helena de Bastos Freire)

 Maria Helena Bastos Freire

Maria Helena diz que desde criança tinha uma idéia do que era o Yoga, pois já com 13 anos (em 1.941), na fazendo do avô em Macatuba (interior de São Paulo), já havia lido os épicos R?m?ya?a Mah?bh?rata. Esses livros plantaram as sementes do Yoga no coração dela.

Eram apenas alguns fragmentos traduzidos para o português e organizados em coletâneas, mas foram suficientes para despertar a curiosidade que a faria procurar, 21 anos mais tarde, o professor Shotaro Shimada, que há mais de 40 anos mantém uma escola de Yoga no bairro da Consolação: o Instituto de Cultura Yoga Shimada. Ao conhecer Shimada, avançou na leitura sobre a prática, com traduções do sânscrito para o alemão, francês e inglês.

Virananda GiriEm 1.971 foi convidada a um Congresso de Yoga na Austrália, promovido pela International Yoga Teacher Association (IYTA), e lá, audaciosamente, propôs que o próximo congresso ocorresse no Brasil. De lá foi direto à Índia e ficou meses, conhecendo e convidando professores de Yoga para o congresso no Brasil, o primeiro Congresso Internacional de Yoga do Brasil, em 1.973. Lá conheceu seu preceptor espiritual, Kulacarya Virananda Giri.

Nesse mesmo ano, Maria Helena conheceu o mestre indiano ?r? K. Pattabhi Jois, difusor do sistema Astanga Vinyasa Yoga no Ocidente. “De certa forma, nós introduzimos esta linha de ioga no Brasil, a partir de 1973”, diz Maria Helena a uma entrevista à Revista IstoÉ. Mais tarde, com a difusão do método nos Estados Unidos, o Astanga passou a ser conhecido – por motivos de marketing e devido ao esforço físico envolvido na prática – como Power Yoga, uma adaptação mais acessível do Astanga Vinyasa Yoga para aqueles que não querem fazer uma prática tão exigente, mas que fosse ainda bem intensa. Alguns professores prefiriram adotar o nome Dynamic Yoga, ministrando uma prática com características similares.

Bhagavan Dash

Dr. Bhagavan Dash, no Congresso Internacional de Bertioga (Brasil – 1.973)

1.971 era ditadura militar e, depois de uma denúncia anônima de que ela estava trazendo terroristas ao país, o governo brasileiro, através da Embaixada do Brasil na Índia, negou o visto a todos os yogis indianos convidados ao I Congresso Internacional de Yoga. Alguns ainda foram à Paris, para tentar obter o visto, mas apenas um, um médico do Ministério da Saúde da Índia, Dr. Bhagavan Dash, conseguiu chegar ao congresso, para explicar o que estava havendo. Maria Helena passou a ser investigada e perseguida pelo regime militar, após o evento.

Maria Helena Bastos Freire

 

Completamente voltada aos estudos, deu aulas de 1.965, quando fundou o Centro de Estudos de Yoga Narayana, até 1.973, ano em que fundou o Curso Superior de Formação de Professores de Yoga, e passou a se dedicar apenas à direção do Centro de Estudos. O Curso de Formação de Professores de Yoga (nível universitário) do país, em São Paulo, que continua formando professores até hoje e do qual é Diretora Geral, tem uma carga horária de 2.200 horas/aula e é ministrado em São Paulo (capital). Além dele, há também um curso técnico para Instrutor de Yoga, com apenas 3 módulos distribuídos num total de 8 aulas (192 horas/aula no total), disponível em São Paul (capital), Ribeirão Preto (SP) e Valinhos (SP):

 

Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3
Anatomia e Fisiologia, Ética, Cultura Védica, Diferentes Sadhanas de Yoga, Hatha Yoga, Pranayama, Prática de Relaxamento Cinesiologia, Vedanta, Tantra, Suportes de Yoga, Kriyas, Hatha Yoga, Pranayama e Avaliação Assistida de Prática. Endocrinologia, Bhagavad Gita, Bala Yoga (yoga infantil), Vardakas (yoga para maturidade), Yoga para Gestantes e Técnicas de Relaxamento

 

O Curso de Formação de Professores, com duração de 3 anos e meio, abrange três áreas:

 

Língua e Cultura da Índia Yoga e Áreas Complementares Ciências Físicas e Biológicas
Língua e Literatura Sânscrita (5 semestres), Mitologia Hindu (1 semestre), Religiões Comparadas (1 semestre), História da Índia (1 semestre),  Cultura Védica (1 semestre), Hinduísmo (1 semestre), Budismo e Jainismo (1 semestre), Yoga e Samkhya (1 semestre), Bhagavad Gita (2 semestres), Vedanta (1 semestre), Tantra Yoga (1 semestre), Introdução ao Pensamento Indiano (1 semestre), Introdução ao Ayurveda (1 semestre), Hatha Yoga Pradipika (1 semestre), Geranda Samhita (1 semestre), Iyengar Yoga (1 semestre), Astanga Viniasana Yoga (1 semestre). Yoga Sukshna Viayama (1 semestre), Ética (2 semestres), Laboratório de Ética (2 semestres), Hatha Yoga (5 semestres), Prática de Hatha Yoga (5 semestres), Pranayama (5 semestres), Jatis (1 semestre), Kriyas (1 semestre), Diferentes Sadhanas de Yoga (1 semestre), Treinamento Autógeno (1 semestre), Raja Yoga (2 semestres), Introdução à Psicologia (1 semestre), Psicologia da Personalidade (1 semestre), Yoga Nidra (1 semestre), Suportes de Yoga (1 semestre), Parapsicologia (1 semestre), Onirologia Símbolos e Mitos (1 semestre), Introdução à Sociologia (1 semestre), Yoga Infantil (1 semestre), Yoga para Gestantes (1 semestre), Yoga para Idosos – Vardhakas (1 semestre), Yoga Terapia – Shiktsa (1 semestre), Didática Especial (1 semestre) Biologia (1 semestre), Ecologia (1 semestre), Evolução (1 semestre), Anatonomia (1 semestre), Fisiologia (1 semestre), Fisiopatologia (1 semestre), Neurologia (1 semestre), Endocrinologia (1 semestre), Cinesiologia (1 semestre).
 

 

Maria Helena Bastos FreireViajava todos os anos à Índia, fazendo cursos, estudando e observando os mestres, batendo fotos. Em 1.975 funda a Associação Internacional de Professores de Yoga do Brasil, filiada à International Yoga Teachers Association, do qual é presidente honorária desde 1.980. Com sede situada em Sydney (Austrália), foi constituída para criar um padrão de conduta e treinamento profissional e ético para que o ensino da Ciência do Yoga seja mantido em seu mais alto nível. Possui um Código de Ética que oferece a professores e praticantes e determina o rumo a seguir por todos aqueles que pretendem desenvolver e preservar o estudo e a prática do Yoga com o objetivo de atingir um ideal comum.YOCOCEN Seminar 1985

Em 1.977 funda o International Yoga Coordination Center (YOCOCEN), com sede em New Deli, India, do qual se torna a presidente vitalícia. O Centro passa a coordenar inúmeros seminários de Yoga, do qual participaram nomes como: ?r? B. K. S. Iyengar e Dr. Narain Varandani (um dos membros da Fundação YOCOCEN), Sr. Barohtra, ?r? M. P. Pandit (Aurobindo Ashram), Svami Chidhananda (Presidente do Divine Life Society), ?r? C. P. Mehra, Svami Chidananda e ?r? Mahesh.

Em 1.981 funda a Federação de Yoga do Brasil.

  Maria Helena Bastos Freire & Iyengar

Em suas viagens, visita ashrams de diversos mestres contemporâneos, como ?r? K. Pattabhi Jois, Padre Joe Pereira (Kripa Foundation), Swami Gitananda (Pondicherry-Índia), ?r? B. K. S. Iyengar, e outros. Veja suas fotos.

É autora de cinco livros (Peregrinação na Era Atômica; Arauto de Uma Nova Era; Yoga Narayana; A Sabedoria Conquistada e Mrtyu Kala – A Hora da Morte) e tradutora de vários livros do alemão, francês, inglês, italiano e espanhol. Coordena, viagens, congressos e workshops internacionais de Yoga no Brasil e na Índia e a compilação de manuscritos raros de Yoga e da Tradição Oral Indiana, visando preservação da extinção.

 

Alguns documentos de seu currículo:

 

 

Maria Helena de Bastos Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *