Namaste

O Cristo em mim saúda o Cristo em ti

Disse Jesus, eu sou o CAMINHO, a VERDADE e VIDA.

Em ti Senhor, é a alegria do meu viver!

 

Sim, Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém chega ao Pai senão por intermédio Dele… Mas quando paramos a procurar de que Cristo Jesus falava nos deparamos com inúmeras dificuldades. Onde achá-lo?? Nas Escrituras?? Como realidade física, as Escrituras são apenas letras mortas e se não vivificadas pela consciência humana, não passarão disso. E mais, aqueles que a repetem automaticamente, sem vivenciá-las internamente, são como sepulcros caiados, segundo as próprias palavras Dele?



Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade (Mt 23:26ss).

Onde achá-lo e com Ele a alegria real e imperecível do Viver?? No templo, na Igreja?? Quando Jesus falava sobre o Caminho a Verdade e a Vida não falava de dentro de templos, aliás pouco Ele entrava em um… Se Deus está em Tudo, se Deus é Tudo, Ele também está dentro de Mim, aliás Deus sou Eu como podemos ver em inúmeras passagens… O Cristo

“Vós sois deuses” (Jo 10:34 e Sl 81:6), “O reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17:21). Semelhantemente, seu discípulo também disse: “…sois o templo de Deus e… o Espírito de Deus habita em vós” (I Cor 3:16), “ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Cor 6:19), “…não mais eu, mas Cristo vive em mim…” (Gl 2:20)…

Não se trata de meras palavras, ou de mera compreensão intelectual, mas de um caminho para achá-lo, dentro de nós mesmos! E aí as letras ficam vivas em nossa consciência. É assim, então, que começam as nossas dores, quando realmente entramos dentro de nós mesmos, para procurá-lo, vendo quão pequenos somos diante da perfeição pedida por Jesus: ‘amar incondicionalmente’, amar de verdade aqueles que nos injuriam e não somente suportá-los por promessas de um céu eterno…

Mas, com certeza, promessas do próprio filho de Deus, quando conseguir ultrapassar minha própria pequenez, encontrarei a verdadeira alegria perene, junto com Ele, dentro de mim mesmo…

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4:12)

Você há de concordar comigo que a Palavra Viva e Eficaz de Deus, que foi citada por Paulo de Tarso em sua carta aos Hebreus (Hb 4:12), não cita que essa fonte viva é a letra escrita, pois considero a letra escrita apenas como uma referência e uma base histórica. A letra se faz Viva, e Verdadeira Palavra de Deus, exatamente quando a deixamos permear nosso Ser.O Cristo

Nesse sentido, só se reconhece que a Palavra está em alguém, quando ele a vive e compreende… Muitos são os que a lêem e não a vivem, e muito menos a compreendem. Porque quem a faz Viva e Eficaz é Aquele que vive em nós, se nós deixarmos Ele se manifestar. Não um “Espírito Guia” mas o Verdadeiro Cristo em nós, esperança de Glória (Cl 1:27), como Paulo O descreve em sua Carta aos Colossenses: o Primogênito de toda a Criação (Cl 1:15) que existe antes de todas as coisas (Cl 1:17).

A poucos, os santos de Deus (Cl 1:26), foi dado a conhecer esse mistério (Cl 1:27): que Cristo está em nós!! E mais ainda, Paulo diz que a missão dele é admoestar e anunciar esse mistério e tornar todos os homens perfeitos em Cristo!

Quando Cristo verdadeiramente desperta dentro de nós, nos falando em um misterioso recôndito de nossa mente, reconhecemos nossa missão, designada antes de nascermos, para também ser um apóstolo do Senhor. E só então as palavras criam Vida em nós. Só então vemos, as mesmas coisas que sempre vimos, mas com os olhos do Cristo: “Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória” (Col 3:4)

E para isso Paulo prossegue que devemos detectar e mortificar todas as nossas tendências (Col 3:5): devassidão, impurezas, paixões, maus desejos, cobiça, etc., para nos despir do homem velho, com seus vícios, e nos revestir do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento: o da Unidade de todas as coisas em Cristo (Col 3:9-11): o Primogênito.Meditação

E é nesse ponto que se insere o artigo 'Saber Viver': quando detectamos em nós mesmos os nossos vícios e impurezas, que nos impedem de sentir a plenitude do Cristo em nós, reconhecer a sua palavra Viva e a sua Presença em tudo, inclusive dentro de nós mesmos. Muitos são os que, nesse ponto, desistem da caminhada à porta estreita por não se acharem capazes de se despir do homem velho, por se acharem sem forças ou que seus vícios são por demais fortes e arraigados em si, agindo como nossa sombra psicológica, a partir de nosso inconsciente. Paulo também reconhecia isso nele quando escreveu para os Romanos (Rm 7:14-19):

“Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço… então não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero”.

E o pecado que em mim habita (meus vícios inconscientes) tem que ser reconhecido pelo Cristo que em mim habita e que agora reconheço vivo em mim, senão todo bloqueio e imposição de proibições não terá nenhum valor real, mas simples demonstração de uma falsa sabedoria (Col 2:23) e ações perniciosas em si mesmo, pelo uso que dela fazemos. Psicologicamente, tudo o que negamos se esconde mais ainda no inconsciente e continua agindo como vício. Mas tudo aquilo em que colocamos Consciência, é reconhecido e, finalmente, nos coloca a ponto de nos despir dele.

Saber Viver é um convite a colocar os olhos do Cristo vivo em nós no homem velho, para que possamos nos despir dele.

 

O Cristo em mim saúda o Cristo em ti…
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *