(1.930-2.008)
(Maria Iracema de Sá)
INSTRUTORA
COORDENADORA
Nascida no Crato, onde viveu sua infância em meio a brincadeiras e sonhos, Iracema desde então sempre teve duas grandes metas: estudar e viajar.
Aos sete anos de idade tocava bandolim e violino com perfeição, tornando-se professora de tais instrumentos em sua cidade aos 12 anos de idade. A convite de uma professora, que veio a se tornar grande incentivadora de Iracema ao longo de sua vida, saiu de casa para ingressar na Escola Normal Rural de Limoeiro do Norte, sendo aluna e professora de música nesta instituição, tendo se graduado em Professora Normalista em 1.948.
Seu primeiro contato com o Yoga foi em sua adolescência, ainda na década de 1.940, época de buscas incessantes, do desconhecido e do inusitado. Mas esse primeiro contato fora para impor restrições a tal conhecimento, como algo não cristão e proibido, o que aguçou mais ainda a sua curiosidade.
Após sua formação como Professora, continuou seus estudos, ingressando na Escola de Nutrição Agnes June Leith, onde se formou em nutricionista e dietista, trabalhando como tal no Hospital de Maracanaú e logo em seguida como extensionista do Serviço de Extensão Rural pela Escola de Economia Doméstica de Natal-RN (1.953), onde teve a oportunidade de conhecer o interior do Ceará e parte do Brasil em viagens a trabalho. Nesta época, Iracema criou e supervisionou como assistente técnica e Líder o grupo 4-S (Saber, Sentir, Saúde e Servir), no Serviço de Extensão Rural, visando o desenvolvimento das crianças interioranas.
Foi nessa década de 1.950 que Iracema entrou em contato, na estante de um primo, com um exemplar de um pequeno livro de um monge francês, J. D. Déchanet, cujo título satisfez os seus anseios: ‘Yoga para Cristãos’ (La vois Du Silence – O Caminho do Silêncio). Sem dúvida um verdadeiro achado. Tão logo leu, passou a praticar toda a série de posturas, três vezes por dia, disciplinadamente, com rápido domínio da técnica. Praticava ao nascer do sol, ao meio-dia e ao pôr-do-sol.
Conta ela, que a principio fazia para exibi-las apenas, mas com a continuidade, foi percebendo um melhor aperfeiçoamento físico e uma maior concentração e interiorização, mudanças que a encantaram: leveza, flexibilidade e vitalidade do corpo. Amante da música e da dança desde criança (aos oito anos já sabia tocar bandolim e violino), abraçou o Yoga fascinada por sua semelhança com a dança e pelo desafio de execução das posturas de inversão e praticava como autodidata, pois na época (início dos anos 1.960) não havia instrutores de Yoga em Fortaleza.
Continuou seus estudos formais, tendo se graduado em Home Economics Education (Educação em Economia Doméstica) pela Universidade do Arizona, Estados Unidos, em 1.967. Durante sua formação, participou de um curso em que estudava as religiões do mundo. Neste curso, Iracema percebeu a diversidade de religiões e sua importância, e que todas tinham basicamente a mesma meta, apenas com abordagens diferentes. Conta também que era chamada pela House Mother de seu alojamento para ministrar aulas de Yoga para as demais alunas, tarefa que a deixava muito feliz.
Posteriormente obteve o título de Master of Science (Mestrado) em Child Devolopment (Psicologia Infantil) pela Universidade de Ohio State, Estados Unidos em 1.972 e obteve grau de Doutor em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em 1.979.
Durante seu doutorado fundou o Laboratório de Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo em Piracicaba – SP em 1.973, voltado para o desenvolvimento da criança em todas as suas fases, contando ainda com um programa que envolvia os pais nas atividades que se relacionam com a educação da criança.
Não se sentindo a vontade com a vida universitária, por não ter em sua índole um caráter competitivo voraz, Iracema percebe que é hora de retornar à sua terra natal. Em seu relato refere que a prática do Yoga a ajudou a suportar as pressões intensas advindas da vida acadêmica. Chamada pela Universidade Federal do Ceará, onde já havia ingressado desde 1.967, Iracema retorna para Fortaleza, onde então entra em contato com o Yoga de ?r? Aurobindo .
Em 1.983, após assistir a uma palestra do alemão Rolf Gelewsky, teve seu primeiro contato com a música do compositor Sunil. A partir deste encontro, encantada pela música de Sunil e encontrando consonância com sua filosofia de vida e os preceitos do Yoga Integral, Iracema Sá ingressa na Casa ?r? Aurobindo (CASA), fundada em 1.971, em Salvador (BA), por Rolf Gelewski, o grande responsável pela difusão do Yoga de ?r? Aurobindo e da Mãe no Brasil.
A CASA tinha como objetivo a possibilidade de se aspirar, em grupo, a um sentido maior, universal de vida, com base numa intensificação e transformação da consciência, orientada pelos ensinamentos dos dois mestres indianos. Corporifica uma experiência educacional inovadora de aplicação dos princípios do Yoga Integral de ?r? Aurobindo, utilizando a educação do corpo, dos sentidos, do vital, do mental, do psíquico e do espiritual, na busca do despertar da consciência individual.
A partir de então, Iracema mergulhou fundo nos estudos de tais mestres, com encontros em finais de semana com leituras e práticas orientadas por Holf, que vinha a Fortaleza de seis em seis meses para ministrar cursos e trazer novos livros dos mestres por ele traduzidos. Cada vez mais Iracema se identificava com este novo estilo de vida.
Assim, em 1.986, após sua aposentadoria e apoiada por Rolf Gelewisky, Iracema funda o CECRAN (Centro de Cultura e Educação Integral) em Fortaleza, no intuito de implantar os princípios de ?r? Aurobindo e de Mira Alfassa, inicialmente como uma pré-escola, escola de música e Yoga, passando então a ministrar aulas de Yoga Integral. Nesta época, o CECRAN passou a ser a filial da Casa de ?r? Aurobindo em Fortaleza (CE), e acolhia Rolf que ali se hospedava e ministrava seus cursos e realizava atividades práticas.
Iracema não mais parou de estudar e ministrar cursos nesta área. Então, em 1.987, Iracema passa a se envolver nas atividades da ACEPY (Associação Cearense de Estudos e Pesquisas de Yoga), dirigida pela Prof. Neusa Veríssimo e ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC), freqüentando todos os cursos oferecidos por essa Associação.
Iracema tinha o anseio de tornar-se instrutora de Yoga e, além dos cursos já feitos, ingressou na primeira turma do ‘Curso de Aperfeiçoamento em Yoga', dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC), criado pelo Reitor em exercício professor Hélio Leite, aluno da professora Neusa Veríssimo e grande incentivador do Yoga no estado. Na turma seguinte, Iracema já era instrutora no próprio Curso, ministrando ensinamentos sobre o ‘Yoga Integral’ de ?r? Aurobindo.
Alem de sua formação em Yoga, Iracema sempre teve um olhar futurista, procurando inovar e aumentar o leque de atuação do CECRAN, vendo-o como um espaço de todos e para todos, transformando-o num centro holístico. Além do Yoga, ela procurou habilitar-se em outras áreas, como a antiginástica (ministrando aulas desde 1.987), tornou-se terapeuta Reiquiana e posteriormente Taróloga. Abriu o CECRAN a diversas terapias como Acupuntura, Reiki, massoterapia, Quiropraxia, Radiestesia, Psicologia, Shiatsu e outras, assim como a diversas atividades, além do Yoga Integral já mencionado, como Tai Chi Chuan, Hatha Yoga, Yogaterapia Hormonal, Danças Sagradas, Biodança, Meditação e outras. Manteve a música, uma de suas grandes paixões, possibilitando aulas de piano, violão, flauta, canto, e canto coral, além de manter atividades de ensino de línguas, como francês, alemão e inglês.
Em 2.005, iniciou a primeira turma do Curso de Formação para Instrutores de Yoga no Cariri e, em 2.007, em Fortaleza. Neste ano, foi organizadora, junto a Cláudio Roberto F. Azevedo do livro “Yoga Formando Instrutores” (Editora Órion).
Transformou o CECRAN num centro de referência em todo o Brasil. Anualmente, abria o Centro para um Recital didático, com apresentação dos alunos e demonstrações das diversas atividades lá desenvolvidas.
Além destas atividades, Iracema destacou-se como artista plástica, tendo realizado várias exposições no Ceará, e também como escritora, tendo publicado seu livro de poemas “Músicas da Alma”, de rara beleza e leveza, realmente engrandecendo nossas almas.
Em 05 de setembro de 2.007 ingressou, meritoriamente, na Academia Feminina Cearense de Letras do Ceará – AFELCE, ocupando a cadeira 19 cuja Patronesse foi Dolores Furtado.
O que Iracema nos deixa de herança é o seu exemplo de vida, de mulher empreendedora, positiva, realizadora, mantendo a filosofia integral sempre a guiá-la. Cada encontro com Iracema era um aprendizado e todos nos beneficiamos com ele. Iracema nos deixou fisicamente, porém sua obra e seu exemplo de vida continuarão nos enriquecendo e motivando.
(resumo de sua biografia, ditada por ela mesma, a Cláudio Azevedo e a Tânia Barboza)
Curriculum resumido
Professora aposentada da Universidade Federal do Ceará – UFC, doutora em Psicologia do Escolar pela Universidade de São Paulo – USP, mestra em Desenvolvimento da Criança pela Universidade de Ohio State – OSU, e bacharel de Educação em Economia Doméstica pela Universidade do Arizona – EUA, professora convidada do Curso de Pós-Graduação em Yoga da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, professora no Curso de Extensão em Yoga da UFC/ACEPY por 15 anos, membro da equipe fundadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano da UFC, fundadora do CECRAN (Centro de Cultura e Educação Integral), coordenadora e instrutora do Curso Livre de Formação de Instrutores de Yoga do CECRAN. Publicou: Avaliação em Extensão com equipe de extensionistas, Laboratório de Desenvolvimento Humano da USP (panfleto), A Criança na Economia Doméstica e Músicas da Alma (poemas); foi reikiana e instrutora de Yoga por 20 anos.
Homenagens a Iracema de Sá