Svami Shotaro Shimada

(1.929-)

(Prof. Shotaro Shimada)

International Yoga Federation Member

 

 

 

 

 

 

 

 

MEMBRO DO CONSELHO

MUNDIAL DE YOGA  .

 

Shotaro Shimada

Nascido e criado no interior de São Paulo, viveu durante 11 anos numa comunidade japonesa, quando então mudou-se para a capital paulista e começou a estudar português. Era praticantede judô, e, por causa do judô, entrou em contato com a ioga: “li que a ioga aumenta a autodeterminação e a resistência e comecei a praticá-la para lutar melhor”. O livro era “Yoga, a Ciência da Respiração”, e foi o suficiente. Ganhou três títulos do Campeonato Paulista de Judô (1.952-1.954) e, anos depois, Shimada largou o judô e se dedicou apenas ao Yoga: “diziam que eu ia ficar maluco. Poucos a conheciam e havia muito preconceito” (extraído do site “IstoÉ Independente” numa entrevista de 31/03/2004).

“Naquele tempo, o Yoga era visto como faquirismo e não como uma ciência, um sistema… porque realmente o Yoga desenvolve certos poderes, porque tudo é fruto do poder da mente” .

(Extraído de Prana Yoga Journal, Esfera BR Mídia, São Paulo, agosto de 2.007)

Shotaro ShimadaPor isso, ao começar a dar aulas em 1.956 a cerca de 30 alunos, em São Paulo, Shimada optou por não usar o nome ioga, preferindo ensinar o que chamou de “ciência da respiração”. Em 1.958, Shotaro Shimada faz o 'Curso de Anatomia, Fisiologia e Patologia', pela Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp) e, em abril, abre o Instituto de Cultura Yoga Shimada, a segunda academia de Yoga do país. Convidado a fazer um quadro sobre a “ciência da respiração” na extinta TV Tupi, ele começou a se referir à prática como ioga. Divulgou-a, ainda, em programas da TV Gazeta e TV Bandeirantes.

Shotaro Shimada, primeiro svami da ordem Ramakrishna no Brasil (em 1.963), iniciado pelo Svami Vijoyananda, valorizava, sobremaneira, os livros de Svami Kuvalayananda, representado no Brasil pelo professor Dr. Manohar Laxman Gharote, por sua tradição e princípios. É considerado o introdutor da yogaterapia no Brasil, com orientação do Kaivalyadhama Yoga Institute, de Lonavla (Índia), entidade subvencionada pelos Ministérios da Saúde e Educação do Governo da Índia.

É professor convidado no Curso de Formação e Shotaro Shimadaaperfeiçoamento em Yoga (especialização e pós-graduação) da Faculdade de Educação Física da F.M.U. de São Paulo, na matéria de Anatomia e Fisiologia, há quatro anos. Especialização em curso de Anatomia, Fisiologia e Patologia pela Escola Paulista de Medicina. Incentivador e primeiro presidente da Associação de Yoga do Estado de São Paulo. Em sua experiência de mais de 40 anos dedicados ao assunto, foi responsável também pela aplicação dos ensinamentos de Yoga ao esporte, notadamente em trabalho desenvolvido em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos.

 

Confira um artigo seu, “Yoga Muito Além de Malabarismos”, e uma entrevista em vídeo (no YouTube) com o Prof. Shimada, sobre os “Truques (as ciladas) da Mente”, clicando no centro da imagem abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *