Jean Pierre Bastiou – Vasudev

(1.924-)

(Jean Pierre Bastiou)

 

Jean Pierre  Bastiou

Jean Pierre Bastiou (Vasudev) nasceu em Paris, em 13 de março de 1.924. Seu pai Yves era amigo do brasileiro Santos Dumont. Graduou-se em Educação Física e em 1950 obteve o 4º Lugar no concurso de Mister Universo. Em 1.952, chega ao Brasil com algum conhecimento do Yoga dado por um indiano franzino que o procurara, na França, querendo pagar as aulas de fisicultura com aulas de Yoga. Abre uma academia de fisicultura e, anos depois, entra como monge no mosteiro Amo-Pax, fundado por ?r? Sevananda Svami, recebendo o nome de Hridayadasa. Lá recebeu uma vasta orientação espiritual, numa mescla de esoterismo, rosacrucionismo, teosofia, martinismo e Yoga.

Em 1.957 começou a ensinar Yoga em um espaço próprio, mas somente em dezembro de 1.958 é que, oficialmente, fundou a primeira academia que se tem notícia no Brasil, com a autorização e bênção de Svami ?ivan?nda. Bastiou foi o responsável por levar o primeiro grupo de estudantes à Índia, objetivando a formação dos primeiros instrutores de Yoga no Brasil.

Jean Pierre  Bastiou

Em 1.965 Bastiou publicou o seu livro “Encontro com o Yoga” dentro da sua experiência como mestre de Yoga, contando seus encontros com grandes iogues indianos, em sua viagem à Índia, particularmente seu encontro com Svami ?ivananda (1.887-1.963). Em 2.002 publicou “Globe-Trotter da Consciência: do Yoga à Conscienciologia”.

Aos 78 anos e mantendo uma marcante jovialidade, composta de simpatia e bom humor, Jean Pierre Bastiou apresenta na primeira pessoa a sua busca pelo auto-conhecimento nesta obra que tem um objetivo claro: mostrar que estamos todos em constante evolução.

 

Jean Pierre  Bastiou

Dessa postura de aprendiz, ele tira o fôlego para um livro autobiográfico, sobre o jovem que transformou o seu corpo numa escultura para alcançar o quarto lugar no Concurso Mister Universo, tornou-se Mestre Iogue e abriu a primeira academia de Yoga no Brasil, viveu experiências fora do corpo marcantes e sempre procurou ampliar a sua visão sobre a evolução da consciência.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *