A união entre juventude e meio ambiente tem potencial fabuloso de desenvolvimento e potencialização de ações porque a juventude talvez seja o único segmento da sociedade que tem abertura para a proposição de novas abordagens; tem ousadia para propor inovações e novos relacionamentos, além de possuir incrível capacidade de mobilização.
Atualmente, vivemos a realidade de uma sociedade com alguns problemas preocupantes como a desigualdade social, aumento da pobreza, violência urbana e o descaso com os recursos naturais.
É necessário e urgente que se trabalhe no sentido de mudança do modelo vigente, onde o mercado ganancioso e desumano domina, para um novo modelo onde o homem seja percebido e reconhecido em sua totalidade, como um ser integrado com todo o universo.
Nesse contexto, os jovens têm uma função especial de serem agentes transformadores da sociedade como parte da solução dos desafios que se apresentam hoje para a humanidade, pois serão os principais afetados pelos efeitos que virão amanhã.
A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico é uma instituição ligada à União do Vegetal que tem como missão trabalhar pelo desenvolvimento da consciência ecológica dos sócios e dos filhos de sócios.
A Novo Encanto quer ser parceira de você jovem oaskeiro, nesse trilhar de um mundo mais humano e espiritualizado, onde possamos despertar em nosso coração o respeito e o reconhecimento pela Natureza e pelo o que ela tem para nos ensinar.
Podemos iniciar a construção dessa trilha pelo conhecimento e internalização dos Princípios que regem a Novo Encanto, trazendo uma reflexão para a nossa prática na nossa comunidade:
1. Atuar pela tomada de consciência de que o único domínio que nos cabe exercer sobre a natureza é o processo gradual de auto-conhecimento e auto-disciplina sobre a natureza humana: o domínio de si.
-
O que tenho feito para dominar minhas ações, emoções e impulsos?
-
Quais das minhas ações não são ecologicamente corretas?
2. Trabalhar pela substituição de uma relação de consumo agressiva da Natureza por uma relação de comunhão. E nessa comum-união tornarmo-nos UM com ela.
-
Eu domino o impulso ao consumo de bens supérfluos?
-
Com que freqüência, fico perto da floresta, escuto seus sons, faço caminhadas?
-
Eu tenho tido atenção em colocar o lixo no lugar certo?
-
Tenho colaborado com o Monitor da Novo Encanto do meu Núcleo, participando e dando idéias?
3. O ser humano expressa o seu grau de integração na Natureza, na sua prática, na medida em que estabelece laços de União com todos aqueles que compartilham desta mesma aspiração. É desta mesma União que vem brotando a força que há de conduzir as pessoas e os movimentos que trabalham em prol da VIDA e da PAZ, a realização de seus objetivos.
-
Como está minha relação com os outros?
-
Quais as pessoas de quem quero me aproximar mais?
4. Combinar a implantação de projetos de conservação do meio ambiente com atividades de conscientização de um número cada vez maior de pessoas quanto à seriedade da crise que estamos vivendo, assim como os caminhos de sua superação.
-
O que tenho feito na prática para desenvolver a conscientização ecológica do meio em que convivo?
-
Tenho lido sobre o assunto?
-
Tenho conversado com outras pessoas?
5. A responsabilidade que se põe para cada ser humano hoje é de uma transformação profunda de nossa relação com o planeta terra. Para que esta transformação ocorra é preciso reencontrar a experiência da Natureza em seus encantos.
-
O que posso fazer para melhorar o meio ambiente do Núcleo que freqüento?
PENSE NISSO E MUDE SUAS ATITUDES CONTRIBUINDO PARA QUE SEU FUTURO SEJA MELHOR!
Débora Barbosa
Monitora Regional da Novo Encanto