Direção: Davis Guggenheim
Com: Al Gore
Género: Documentário
EUA, 2006 – 100 min
(traduzido por CRoberto)
Uma mensagem especial de Al Gore
Se você está preocupado com o aquecimento global e quer ajudar a resolvê-lo, eu gostaria pessoalmente de convidá-lo a assistir o novo clássico da Paramount An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente) em cartaz [nos EUA] num cinema perto de você.
O filme situa os últimos, atuais e mais convincentes fatos sobre essa crise climática sem precedentes, em uma forte apresentação. Está cheio com imagens surpreendentes e quadros dramáticos mostrando claramente o que está acontecendo à nossa Terra e por que o efeito estufa está agora sendo chamado de uma “Emergência Planetária.”
Eu tentei contar esta história durante 30 anos. Estou enviando agora esta mensagem para você porque eu sinto, com todo o meu coração, que nós simplesmente não temos mais nenhum tempo para desperdiçar. Esta crise não é parecida com qualquer coisa com que nós alguma vez tenhamos enfrentado. O debate entre os cientistas acabou!
De acordo com os peritos, a crise climática pode, se não controlada, literalmente destruir a habitabilidade da Terra e terminar com a nossa civilização.
Este realmente não é um assunto político. É um assunto moral! Aqui está o que escreveu o revisor da Fox News sobre o filme: “Não fique desatualizado. Não importa se você é um Republicano ou Democrata, liberal ou conservador…. sua mente será mudada em um nanosegundo.”
Aprender sobre esta crise é o primeiro passo para resolvê-la. Então, todos nós teremos que transformar conhecimento em ação e interesse em compromisso.
Minha esposa Tipper e eu sentimos uma fortíssima necessidade de agir, nós estamos dando 100% de todos os lucros que nós recebermos do filme e do livro homônimo que o acompanha, para um bipartidário esforço educacional.
Semana passada, o filme quebrou o recorde de bilheteria para filme documentário histórico e, inacreditavelmente, de acordo com o Variety, recorde de bilheteria para filme lançado em fim-de-semana de Memorial Day (o recorde era do filme The Shining, desde 1980).
O filme, lançado nos cinemas dos EUA em 24 de maio de 2006, tece eloqüentemente sobre a ciência do efeito estufa com a história pessoal de Al Gore e seu vitalício compromisso de fazer parar o efeito estufa. Um grito chamando a todos para a ação. Eu sinceramente espero que você tenha tempo para assistir esse filme. Obrigado.
Visite www.StopGlobalWarming.org.
Al Gore
StopGlobalWarming.org Virtual Marcher
“O novo filme, extremamente aclamado, de Al Gore “An Inconvenient Truth – Uma Verdade Inconveniente” oferece a melhor oportunidade que nós já tivemos de capturar imediatamente a atenção de todos os americanos e mover este país para que rapidamente pare com o aquecimento global.
Enquanto o problema for urgente, as soluções serão claras, e com a esperteza e liderança americana, nós poderemos evitar o desastre e restabelecer a confiança do mundo em nossos valores. Vamos trabalhar juntos para fazer este filme um sucesso e transformar o interesse da platéia em ação.
Um maneira fácil de se envolver como um manifestante virtual é comprar um ingresso e trazer um amigo para ver este filme. Então ajude difundir a palavra. Quanto mais pessoas virem ver este filme que será lançado no final de semana, mais cinemas o aprovarão. Traga o poder da Marcha Virtual para os cinemas pelo país.
Em marcha,”
Robert F. Kennedy, Jr.
O FILME
Um documentário de 100 minutos da Paramount Classics, produzido por Al Gore e dirigido por Davis Guggenheim.
Por ROGER EBERT
02 de Junho de 2006
Eu quero escrever esta revisão para que todos os leitores terminem a leitura. Eu sou um liberal, mas não pretendo fazer uma revisão que reflita qualquer postura política. Reflete a verdade como eu a entendo, e representa, eu acredito, um acordo entre os peritos do mundo.
-
O aquecimento global (efeito estufa) é real.
-
É causada pela atividade humana.
-
A humanidade e seus governos devem começar imediatamente ações para detê-lo e revertê-lo.
Se não fizermos nada, em aproximadamente 10 anos o planeta pode alcançar um “tipping point” (o ângulo a partir do qual inicia uma mudança de orientação da reta no sentido contrário. Também um termo sociológico que recorre àquele momento dramático quando algo sem igual fica comum) e começar um deslizamento para destruição de nossa civilização e da maioria das outras espécies neste planeta. Depois que esse ponto for alcançado, será muito tarde para qualquer ação.
Estes fatos são declarados por Al Gore no documentário “An Inconvenient Truth – Uma Verdade Inconveniente.” Esqueça dele, pois ele já correu para escritório. Considere-o um homem preocupado que fala na crise se aproximando. “Não há nenhuma controvérsia sobre estes fatos”, diz ele no filme. “Em mais de 925 recentes artigos de revisão sobre efeito estufa, publicados em jornais científicos, não havia nenhuma discordância. Zero”.
Ele se levanta diante de uma vasta tela, em frente a uma platéia. O documentário é baseado em um discurso que ele tem desenvolvido durante seis anos, e é apoiado através de imagens dramáticas. Ele mostra a famosa fotografia “Earthrise”, trazido do espaço pelos primeiros astronautas americanos. Então ele mostra uma série de fotografias posteriores do espaço, indicando claramente que geleiras e lagos estão encolhendo, neve está derretendo e contornos da costa estão se retirando.
Ele dá estatísticas: os 10 anos mais quentes na história estavam nos últimos 14 anos. Ano passado, a América do Sul experimentou seu primeiro furacão. O Japão e o Pacífico estão batendo recordes de tufões. O furacão Katrina que passou na Flórida, voltou-se sobre o Golfo, subindo devido à imensa força recebida pelas águas extraordinariamente mornas do Golfo, e passou de Categoria 3 para Categoria 5. Há mudanças na Corrente do Golfo (corrente de água no Oceano Atlântico que corre do México para a Europa e influencia o clima nos países que estão no seu caminho) e nas Jet Streams (correntes de jato – são correntes de ar muito velozes que ocorrem na estratosfera ou na alta troposfera. Ocorrem em torno da Terra envolvendo-a e seguindo um curso ondulante. Estes jatos de ar foram descobertos durante as incursões aéreas na segunda guerra mundial). Amostras de gelo polar mostram que a concentração de dióxido de carbono é a mais alta (muito mais alta) em mais de um quarto de milhão de anos.
Já se chegou a pensar que essas coisas ocorriam em ciclos… (Gore está de pé em frente a um gráfico que mostra os picos e depressões na concentração de gás carbônico durante os séculos) Sim, há um padrão cíclico. Mas nos últimos anos o gráfico vira para cima e mantém uma subida cada vez mais alta, para fora do quadro.
A causa humana primária do efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis. Nós estamos trazendo para a superfície do planeta energia armazenado de centenas de milhões de anos na forma de carvão, gás e óleo, e libertando isto de repente. Isto causa um aquecimento global e um efeito que continua reverberando por si mesmo. Como as geleiras e neves refletem a luz solar, e a água do mar a absorve, quanto mais o gelo derrete, mais a energia solar é retida pelo mar.
Gore diz que embora há “100% de acordo” entre os cientistas, uma procura pelo banco de dados de artigos em jornais e revistas mostra que 57% questionam o fato do aquecimento global, enquanto 43% o apóiam. Estas figuras são o resultado, ele diz, de uma campanha de desinformação iniciada nos anos noventa pelas indústrias de energia para “colocar o efeito estufa em debate.” É a mesma estratégia usada durante anos pelos defensores de tabaco. Meu pai era um fumante de Luckys que morreu de câncer do pulmão em 1960 e 20 anos depois ainda era “discutível” que havia uma ligação entre fumar e câncer do pulmão. Agora nós estamos falando sobre a morte do futuro, começando nas vidas desses que vivem agora.
“O mundo não vai 'terminar' durante a noite em 10 anos”, diz o Gore. “Mas um ponto terá sido passado e haverá um irreversível declínio em direção à destruição.”
Na Inglaterra, Sir James Lovelock, o cientista que propôs a hipótese Gaia (que o planeta funciona como um organismo vivo) publicou um novo livro afirmando que em 100 anos a humanidade estará reduzida a “uns poucos casais para reprodução habitando nos Pólos”. Gore pensa que “isso é pessimista demais. Nós podemos mudar isto da mesma maneira que nós invertemos o buraco dentro o camada de ozônio. Mas devemos agir imediatamente, e os políticos de toda nação têm que ter a coragem para fazer o que for necessário. É um assunto moral.”
Quando eu disse que iria para uma coletiva de imprensa sobre o filme “Uma Verdade Inconveniente”, um amigo disse, “Al Gore falando sobre o ambiente! Enfadonho!” Este não é um filme enfadonho. O diretor, , usa palavras, imagens e o discurso conciso de Gore sobre os fatos para construir um filme que é fascinante e inexorável. Em 39 anos, eu nunca escrevi estas palavras em uma revisão de filme, mas aqui eles estão: você deve ver este filme. Se você não fizer isso e você tiver netos, você deveria explicar a eles por que você decidiu não o fazer. Davis Guggenheim
Eu estou agindo como um defensor nesta revisão? Sim, eu estou. Eu acredito que ser “imparcial” e “equilibrado” sobre o efeito estufa significa tomar uma posição parecida à de Gore. Não existe nenhuma outra posição a ser defendida. O senador James Inhofe (Republicano de Oklahoma), presidente do Comitê Ambiental do Senado, disse, “o aquecimento global já é o maior trote perpetrada nas pessoas americanas.” Eu espero que ele leve o seu trabalho bastante seriamente ao ver este filme. Acho que ele tem uma responsabilidade em cumprir isso.
O que nós podemos fazer? Troque e encoraje o desenvolvimento de fontes de energia alternativas: solar, eólica, relativo a maré, e, sim, nuclear. Mova-se rapidamente para carros híbridos e elétricos. Gaste dinheiro em transporte público e subsidie as tarifas. Economize energia em nossas casas. Eu fiz uma coisa engraçada quando eu voltei para casa após ver “An Inconvenient Truth – Um Inconveniente Verdade.” Eu circundei a casa desligando as luzes”.
Veja Mais
AL GORE Eleito por 4 vezes para a US.House of Representatives. Autor do livro: |
DAVIS GUGENHEIM
Diretor Produções: First Year e Teach, filmes produzidos para PBS. Trabalha atualmente na Outlaw Produções.
|
/ ESTADO DE SÃO PAULO SP BRASIL
Cientistas elogiam filme de Al Gore sobre efeito estufa |
/ DIÁRIO DE NOTICIAS LISBOA PORTUGAL
Al Gore acusa Bush de ser um “extremista de direita” |
/ BBC BRASIL LONDRES – UK
O documentário ocupa o nono lugar na lista dos mais vistos. … |
Willie Nelson e Jack Johnson falam sobre Biodiesel
- Willie Nelson and Jack Johnson talk about Biodiesel
- Willie Nelson talks about being introduced to Biodiesel
- Assista o reboque para o Documentário de HBO em Efeito estufa: “Muito quente não controlar” Executivo produzido por Laurie David.
- Global Warming: Too Hot Not To Handle (Efeito estufa: quente demais para controlar)
- Assista o vídeo do Blue Man Group: “Terra Para a América!”
- Blue Man Group