O Esquema Terrestre

OS DIAS DO JUÍZO

Oculto sobre o nome “Juízo Final” estaria importante verdade: a existência de separações entre aquelas almas humanas que podem acompanhar as mais adiantadas e aquelas que não o conseguirão. Importante compreender o sentido dessa separação, pois as menos adiantadas sempre retardam a evolução das mais adiantadas.

Nesse sentido, o Logos, em seu plano, prevê essa separação de forma que as menos adiantadas esperam, em um estado de sonho, a sua vez de reencarnarem num globo em que a sua evolução seja similar à das outras almas, ou porque são atrasadas demais, ou porque Ele vê que elas não alcançarão a meta de evolução estabelecida para determinada Raça raiz, período global, Ronda ou Cadeia. Essa idéia teria sido deturpada na forma de perdição eterna no fogo, em vez de suspensão temporária da vida manifesta. “Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos…” (Mt 20:16 e 22:14) disse Jesus, que enviou, a semelhança de outros Mestres como o próprio Buda, seus discípulos com o fim de “resgatar” o maior número possível de almas. Esses escolhidos continuariam a evolução conjuntamente com as almas contemporâneas, e os não escolhidos ficariam de fora dessa sua onda de evolução, ingressando em uma outra mais nova, que se for em uma nova Cadeia, terá uma meta final mais elevada (a meta na segunda Cadeia foi a 3a Iniciação, na terceira a 4a Iniciação e na atual é a 5a Iniciação):

“Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos” .

Cristo (Mt 19:30 e 20:16, Mc 10:31 e Lc 13:30)

 Esse atraso é a pior coisa que pode ocorrer a uma alma individual, pois sempre acarreta um sofrimento incrível, por inúmeras vidas adicionais. A literatura teosófica cita a existência de tipos de “Juízos”, divididos em quatro ordens. Na nossa Cadeia, por exemplo, são:

  1. O juízo da Cadeia (o Final), de primeira ordem, que ocorre no meio da quinta Ronda;
  2. O Juízo da Ronda, de segunda ordem, que ocorre no meio do quinto período global;
  3. O Juízo do período global, de terceira ordem, que ocorre no meio da quinta Raça raiz (que já teria ocorrido); e
  4. O Juízo da Raça raiz, de quarta ordem, no meio da quinta Sub-raça.

Acredita-se que o juízo da Cadeia, que ocorrerá na metade da quinta Ronda, suspenderá da evolução, na Cadeia atual, cerca de 2/5 do número de egos em evolução, que se estima em um total de 60 bilhões. Dessa forma, na próxima Cadeia a humanidade se constituirá dos animais que evoluíram a seres humanos, dos barrados no grande Juízo da Cadeia, dos que estão nas quatro primeiras iniciações e dos Adeptos (5a Iniciação) que permanecerão em auxílio à Humanidade.

Da mesma forma que o Juízo da Cadeia rejeita os inaptos até a próxima Cadeia, o Juízo da Ronda os rejeita até a próxima Ronda, o do período global até o próximo período e o da Raça raiz à próxima. Outro detalhe a ser esclarecido é que o juízo da Cadeia ocorre em Rondas diferentes dependendo da Cadeia: na primeira Cadeia não houve, na segunda ocorreu na sétima Ronda, na terceira na sexta Ronda, na quarta na quinta Ronda, na quinta ocorrerá na quarta Ronda, e assim até a última Cadeia, onde o dia do Juízo de primeira ordem ocorrerá na segunda Ronda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *