Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal
da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007
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S??khya (???????)
A filosofia S??khya (literalmente número ou discriminação), que é anterior ao Bramanismo, foi compilada por Kapila, que viveu pouco tempo antes de Buda, no S??khya Pravacana S?tra. O texto final da escola, o S??khya Karik?, foi escrito, em cerca de 200 a.C., por ??vara K???a. Enquanto o sistema de Kapila é se?vara (com Senhor) admitindo a existência de Brahma?, o de ??vara K???a é um ensinamento nir??vara (sem Senhor), que começa com o par eterno Puru?a-Prak?ti.
Assim, a filosofia S??khya se diferencia por não discorrer sobre a existência de um Deus, mas somente na existência de Espírito e Matéria (Puru?a e Prak?ti) como entidades primeiras e eternas. Descreve como, a partir de Puru?a e Prak?ti, emana toda a existência. Ela é chamada de especulativa de fundo dualista, que poderia ser definida como emanacionista, em suma, de filosofia realista, ao contrário dos sistemas Yoga e Ved?nta, Puru?a e Prak?ti. filosofias conhecidas como idealistas por discorrerem sobre a existência de Algo acima de
O S??khya dar?ana argumenta que a natureza é uma combinação de números e está cheia de forças conflitantes. Ensina como alcançar o Absoluto com o auxílio dos números, enumerando as três formas válidas de conhecimento, as formas de percepção e de não-percepção, as três existências (o manifestado, o não-manifesto e o Conhecedor), as propriedades do manifesto (vyakta) e do não-manifesto (avyakta), as qualidades fundamentais (gu?as) da Natureza, os níveis de realidade, seus elementos constituintes e o processo de emanação que dá origem a eles, etc..
(1) Puru?a e (2) Prak?ti |
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As três qualidades (tamas, rajas e sattva) de Prak?ti geram a m?y? de Puru?a |
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Energia primordial ou Inteligência Cósmica (Mahat-tattva) |
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Vyakta (mundo manifestado) |
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(4) Aha?k?ra [ego autoconsciente] |
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Vaik?ti ou forma sattvica de Aha?k?ra |
Taijasa ou forma rajásica de Aha?k?ra
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Bh?tadiAha?k?ra tamásica ou forma de |
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Manas Mente |
Jñanendriyas |
Karmendriyas Poder de ação |
Tanm?tras |
Bh?tas (21-25) |
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Mente ou psique |
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O processo emanacionista (pari??ma) forma 10 níveis de realidade (tattvas) numa estrutura vertical na qual cada elemento, ou grupo de elementos, emana dos anteriores e todos do par original, que é Puru?a/Prak?ti. Através dos diferentes tattvas circulam três qualidades (gu?as) que definem todo o existente: sattva (leveza, equilíbrio), rajas (ação, emoção) e tamas (inércia, escuridão).
O processo de evolução humana se iniciaria através dos 24 elementos materiais (de p?ithiv? a Prak?ti) até cruzar o 25º elemento (Puru?a) e se fundir em ?iva. Os 25 elementos, no S??khya dar?ana, são:
- Os cinco grandes elementos (mah?bh?tas): a terra (p?thiv?), a água (apa?), o fogo (agni), o ar (v?yu) e o éter (?k??a) presentes no corpo;
- Os cinco elementos sutis da matéria (tanm?tras): sonoridade (?abda?), tangibilidade (spar?a), (r?pa), olfatividade (gandha) e palatabilidade (rasa); visibilidade
- Os cinco órgãos de ação (karmendriyas): a boca (v?k), as mãos (p??i), os pés (p?dau), os órgãos de reprodução (upa?tha) e excreção (p?yu);
- Os cinco órgãos dos sentidos (jñanendriyas): os olhos (cak?u?), o nariz (ghr??a?), a língua (rasan??), os ouvidos (?rotra?), e a pele (tvak?) – instrumentos externos de percepção;
- A mente (manas), o ego autoconsciente (aha?k?ra) VC 95 e 106 e o intelecto superior ou intuição (buddhi), em conjunto, instrumentos internos da mente auto-reflexiva (citta): o anta?kara?a (instrumento interno ou ponte) vedantino;
- Puru?a (Consciência), Aquele que percebe, e Prak?ti (Energia), o Seu Poder inerente.