M?m??s? dar?ana

Por Cláudio Azevedo

Extraído de Azevedo, Cláudio; A Caminho no Ser: Uma Visão Transpessoal

da Psicologia no Yoga S?tra de Pat?ñjal?, Editora Órion, Fortaleza, 2.007

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(P?rva) M?m??s? (????????)

Como todos os dar?anas, o principal objetivo do P?rva (cedo) M?m??s? (profunda investigação) é estabelecer a autoridade dos Vedas. M?m??s? se refere à análise dos mantras vêdicos e P?rva denota que esses ensinamentos se referem à primeira parte dos Vedas. Seus seguidores acreditavam que a revelação deveria ser provada através da razão e não aceita como um dogma cego. Seu texto básico é o M?m??s? S?tra, de Jaimin?.




A Caminho no Ser

Define os cânones ortodoxos bramânicos, defendendo o uso de uma grande quantidade de rituais destinados e diversos deuses, num estilo semelhante à Suma Teológica de São Tomás de Aquino 3:48. Para essa escola, o mundo é regulado pela ação (karma – da raiz sânscrita ‘k?’: fazer) e a ação correta levaria ao conhecimento correto. Assim, o P?rva M?m??s? lida com as regras e as metodologias para a devoção e a sabedoria, ligando-as ao campo da ação ou karma-ka??a, como meio de se alcançar a compreensão do Absoluto – Brahma?.

Assim, começa referindo-se à Lei de Causa e Efeito (Karma), segue investigando (jijñ?su?) a ação correta (Dharma) e, finalmente, aborda a Sabedoria do Absoluto (Brahma?). Esses aspectos são mencionados como Karma Jijñ?s?, que diz respeito a todas as ações realizadas pelo homem em sua vida mundana, Dharma Jijñ?s?, que é a identificação dos defeitos, formação de um código de conduta composto de práticas rituais, deveres e ações que visam colocar o indivíduo em sintonia com o Dharma Universal (as Leis da Natureza), e Brahma? Jijñ?s?, que é a introdução da bem-aventurança na vida diária por meio da correção dos defeitos, após a identificação dos mesmos pela introspecção. A finalidade da vida, portanto, é a pesquisa da ação correta ordenada pelos Vedas.

A escola M?m??s? dá grande ênfase aos rituais (ou karma-ka??a), sendo a adoração (up?sana-ka??a) e a busca de conhecimento (jñ?na-ka??a) vistos apenas como acessórios para o Karma. Para ela, é preciso colocar ênfase no corpo e nas ações efetuadas através dele, pois são as ações que purificam a mente. Assim, analisa as ações prescritas nos Vedas, fornecendo a metodologia de interpretação dos rituais vêdicos e sua justificativa filosófica. Esta visão é refutada pela escola Ved?nta que vê o conhecimento (jñ?na) como o primeiro objetivo e o ritual e a adoração como acessórios.

 

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