San?tana Dharma


I – Época antiga ou arcaica

A filosofia indiana da época antiga (ou arcaica), que ficou conhecida como bramanismo, se subdivide em três períodos, caracterizados pelo surgimento de três modelos sucessivos de escrituras sânscritas. Considera-se o sânscrito como a língua dos indo-europeus, vindos do Ocidente Norte para a Índia, entre 2.000 e 1.300 a.C., e que se tornou a primeira língua indo-européia a adotar os recursos da escrita.

Essa hipótese começa a perder fôlego para outra que, baseada em novas evidências 3:21-26, afirma que nunca houve uma invasão e que o povo vêdico vive na Índia desde tempos imemoriais. Essa tese é defendida por conceituados orientalistas como Georg Feuerstein, Subash Kake e David Crawley, depois da descoberta, na década de 1.970, de novos sítios arqueológicos no Paquistão (2.600 ao todo), onde as escavações revelam, na cidade de Mehrgarh, peças datando cerca de 9.000 anos. 

De qualquer forma, o hinduísmo fez-se a religião principal da Índia. Esses três períodos são:

  • Período vêdico primitivo (de data desconhecida até 1.000 a.C.), com quatro livros sagrados, os Vedas, os documentos mais antigos da cultura sânscrita;

  • Período bramânico (1.000 a 750 a.C.), marcado pelo surgimento dos Br?hma??s, como se denominaram os mais antigos comentários aos Vedas; e

  • Período das primeiras Upani?ads (750-550 a.C.), também comentários aos Vedas, com textos mais filosóficos.  

Embora qualquer datação de eras e textos vêdicos possa ser objeto de questionamento pelos diversos estudiosos, devido às frágeis bases que se dispõe na atualidade, mantemos a tradicional datação de H. Von Glasenapp.

II – Época clássica

Por volta do ano 550 a.C., ou um pouco depois, data marcada como o início do período clássico, a filosofia da Índia passa por um desenvolvimento significativo com o surgimento de compilações de diversos ‘pontos de vista’, ou dar?anas, como reação ao ritualismo bramânico. Algumas dessas escolas não mais seguiram a autoridade dos Vedas, denominadas Nastika (ou heterodoxas): o Jain dar?ana (jainismo), o Buddha dar?ana (budismo) e o C?rv?ka dar?ana.

Outras escolas, fundadas por livre-pensadores (?ramanas) que podem ser mencionadas são: o Ajvika dar?ana, Ajita Kesambava dar?ana, Sanjaia Velatthiputa, Purana Kassapa e Paduka Kaccaiana, todas em oposição direta à autoridade dos Vedas. No mesmo período, o bramanismo desdobrou-se em seis sistemas filosóficos ortodoxos (Astika), unidos em pares complementares, que visavam re-interpretar as Verdades presentes nos Vedas: Vai?e??ka e Ny?ya, Ved?nta e M?m??s?, e S??khya e Yoga.

III – Época escolástica

Do século XI em diante se inicia uma revolução cultural, resultado de uma síntese das divergências entre as diversas escolas filosóficas (dar?anas) existentes incluindo crenças e práticas rurais. Deu legitimidade aos cultos ao Princípio Feminino da Divindade incluindo, de forma definitiva, a dimensão emocional no processo espiritual e religioso hindu.

Surgem, então, as grandes comunidades sectárias dos adoradores de Vi??u (ou K???a), de ?iva e de ?akt? (ou Dev?), ocasionando um intenso amálgama religioso, que dura sete séculos. Concomitantemente, a partir do século XVII, a Europa começa a marcar sua presença em terras hindus destruindo, progressivamente, o sistema de valores indiano e modificando o seu estilo de vida. O ápice desse processo foi a auto-intitulação da Rainha Vitória, da Inglaterra, como Imperatriz da Índia em 1.880.

O renascimento espiritual hindu veio através do espírito missionário de grandes santos, vindo ao ocidente para ensinar a sabedoria milenar da Índia. A história passa, então, a escrever nomes como Svami Ramak??na (1.836-1.886),Vivekananda (1.863-1.902), ?r? Aurobindo (1.872-1.950), Svami ?ivananda Sarasvati (1.887-1.963), Svami Paramahansa Yogananda (1.893-1.952), Ramana Maha??i (), Svami Prabhup?da (1.896-1.977), Svami Satchidananda (1.914-2.002) e Svami Satyananda Sarasvati (1.923).

Outros grandes nomes são: Tirumalai Krishnamacharya (1.888-1989), criador do método Vinyasa de Ha?ha Yoga, considerado o pai do Ha?ha Yoga moderno. Krishnamacharya foi mestre de grandes outros professores, como: B. K. S. Iyengar, ?r? K. Pattabhi Jois, Indra Devi e T. K. V. Desikachar. O indiano Svami Kuvalayananda (1.883-1.966), seguidor das idéias de ?r? Aurobindo, desenvolveu o que hoje se chama yogaterapia, e Svami Muktananda (1.908-1.982) difundiu o siddha yoga, método que traz ensinamentos do ?ivaismo de Cachemira e do Ved?nta dar?ana.

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