As Dimensões Espirituais da Liderança de Obama

Estabelecendo um novo tom espiritual

             Por intermédio de sua presença, o que diz e o que faz, todo líder estabelece um tom para todos, dentro de uma organização, ou nação. O motivo pelo qual o povo americano apoiou Obama com tal fervor, foi em razão de uma vibração nova e de um novo tom que ele ressoa. A América e o mundo têm consciência de que isto é necessário. Ele soa a nota da união dentro das diferenças, do respeito por todos, da honestidade, das palavras simples e realizando tudo no mais elevado nível de que somos capazes.

            Depois das eleições aconteceu uma mudança palpável no país inteiro, pois todos estão sentindo uma vibração nova, o soar de um novo tom para nossa nação e nosso povo.

            Os líderes espiritualmente adiantados como Obama seguem um registro espiritual interno e lideram de dentro para fora. Obama tem sido muito aberto em relação à sua vida espiritual interior, como citado em uma notável entrevista em 2004 publicada no Chicago Sun Times antes de ser eleito Senador. Ele disse ao repórter. “Acho que o maior de todos os desafios é o próprio limite moral. Estas são as conversas que tenho comigo mesmo. Estou avaliando minhas ações em resposta àquela voz interior, para mim audível e ativa. Ela sempre me diz quando estou no caminho certo ou fora dele.” Disse também que sempre pergunta a si mesmo quando tem alguma dúvida: “Como se pode ligar isto a um sentido de propósito mais amplo?”

            Obama também disse na entrevista: “Os momentos políticos mais importantes para mim são quando sinto que minhas ações estão alinhadas a uma verdade estabelecida e sentida dentro de mim. Quando estou conversando com um grupo de pessoas e dizendo algo verdadeiro, sinto uma energia que sai daquelas afirmações que difere de quando estou sendo só loquaz ou engenhoso.”

            Obama sente-se à vontade ao expressar sua vida e escolhas interiores; entretanto, também soa desprendido e sereno, sem reagir com medo ou com raiva aos ataques recebidos. Ele acrescenta: “Considero Gandhi um grande exemplo de pessoa profundamente espiritual, que agiu e arriscou tudo em benefício de seus valores, mas sem ter em nenhum momento resvalado para a intolerância ou para o dogma. Ele sempre parecia manter um ar de dúvida sobre si mesmo. Também penso no Dr. King e em Lincoln. Estes são três bons exemplos para mim de pessoas que usaram sua fé em uma tela maior; porém, sem permitir que aquela fé se transformasse em algo que fosse prejudicial.”

            Lincoln representa uma inspiração importante para Obama, pois lê muitos livros sobre Lincoln e cita suas palavras frequentemente. Quando era senador, sempre dava uma corrida à noite até o Memorial Lincoln, sentava-se lá e meditava. Obama parece apresentar muitas das qualidades espirituais de Lincoln, como sensatez prática, humildade, além da dedicação para sanar as divisões e unir as pessoas.

            Obama atrai as pessoas em razão de seu modo simples e direto. Ele se autodenominava o “candidato improvável de nome engraçado”, mas é sem dúvida, um orador talentoso. A força criativa de suas palavras inspiradas e iluminadas faz soar uma nota interior, que as pessoas reconhecem e à qual respondem. Sendo inteligente e visionário, ele traz uma mudança profunda, como revela seu mapa astral. Aquário é seu signo ascendente, o signo de sua alma, assim ele se identifica naturalmente com as pessoas, coletivamente e de modo ressonante, como um irmão universal.

            Ele diz: “Minha política baseia-se na crença de que estamos todos conectados… Sou o guardião de meu irmão e sou o guardião de minha irmã, somos todos filhos de Deus. Ou posso expressá-la em termos seculares.”

            O que mais cativa em relação a ele, é que ele apresenta um novo modo de ser: introspectivo e descontraído, entretanto focado, disciplinado e organizado.

            A natureza espiritual de Obama é reconhecida pelos líderes, tanto da direita quanto da esquerda. Por exemplo, Frank Schaeffer, um dos fundadores da Direita Religiosa, escreveu que Obama será um de “nossos mais importantes e mais amados presidentes, pela virtude de sua ponderação e sensatez, sua humildade pessoal e espírito de serviço. Falando como cristão, vejo a mão de um Deus piedoso na candidatura de Obama,” disse ele.

            A generosidade de Obama com uma pessoa desconhecida, em um aeroporto, há alguns anos, quando lhe deu $100 (cem dólares) para pagar pelo excesso de bagagem, quando ele mesmo tinha pouco dinheiro, dá uma medida de sua natureza. E quando se descobriu que a filha solteira de sua oponente estava grávida, ele não viu nisto uma oportunidade para atacar, mas sim, comentou graciosamente que sua própria mãe tinha 18 anos quando ele nasceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *