Cultura do Medo

 

Alerta para a direção das mudanças

A lista de previsões que normalmente são veiculadas pela mídia costumam ser, no parecer da psicóloga Jane Eyre Melo, um ‘‘almanaque dos horrores’’, puro catastrofismo. Ela não crê que esta seja a missão de um verdadeiro profeta, mesmo porque, só contribui para propagar o medo e a imobilidade. Os verdadeiros profetas fazem um alerta que evidenciam as mudanças, para que as pessoas despertem para dar uma direção apropriada à transformação em curso.

Vários têm sido os que falam profeticamente da Onda Gigante. A psicóloga diz que todos devem saber que a Terra passa por várias transformações climáticas e ninguém deve ficar desavisado disto. ‘‘Cuidamos muito mal deste planeta azul nos últimos séculos’’.

Ela cita as Profecias Mayas, as quais lançaram o sinal de que a Terra mudará o padrão (e a forma) em 2.012, há milhares de anos atrás. Ela acredita que, a partir deste ponto, surgiram videntes que reforçam essa idéia. ‘‘Há um campo de possibilidades. Ao ponto de essas coisas serem possíveis mesmo de ocorrer – tem até torcida a favor’’.

Nos jogos de poder em que o medo é utilizado, basta checar informações, como mostra a psicóloga: ‘‘Vejam, os estados salvos seriam Minas Gerais (o estado de um dos videntes) e uma parcela do Planalto Central (algum tipo de bairrismo?!). Fico pensando nos investidores e nas pessoas legais que queiram mudar, por exemplo, para o Nordeste’’.

Na mitologia, há um tempo traiçoeiro para previsões. É o Tempo de Kronos. Já o Kairós é mais surpreendente e, muitas vezes, aponta para a direção certeira. A psicóloga lembra como muitas profecias não se cumpriram e nem virão a se cumprir. Para ela, a razão desses equívocos pode ser compreendida a partir da Física Quântica, que traz a idéia de uma linha de tempo distinta da linear. Apesar de pouco entendida ainda, a linha do tempo holográfico mostra que quando chega a data prevista das tais profecias – por exemplo – tudo já mudou, total ou parcialmente.

No antigo padrão de tempo linear, esclarece Jane Eyre, as profecias estão sendo, e de agora em diante serão sempre, condenadas ao fracasso. ‘‘Poucos sabem a respeito, mas no tempo holográfico, nós estamos sempre mudando tudo: o presente, o passado e o futuro. Num pensamento quântico, tudo são possibilidades e não certezas’’.

E cita o livro ‘‘Quem se atreve a ter certeza’’, de José Andreeta, um bê-a-bá da Física Quântica, onde o autor conduz ao estabelecimento de um novo olhar sobre a realidade. Para quem ainda fortalece a crença e o temor dos falsos profetas que fazem previsões catastróficas, ela ensina a manter um olhar crítico, como verificar a história pessoal do vidente; checar quais trabalhos pessoais já realizou. Sobretudo, ver como está o ego desta pessoa e qual a necessidade que possui de apenas se fixar no lado destrutivo das profecias. ‘‘Recentemente, soube de uma vidente americana que prevê invenções de ponta para o setor de cosméticos, e muita coisa já aconteceu, mas todas boas, de crescimento e auxilio’’.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *