O Hatha Yoga

Prática indiana que envolve ásanas (posturas e alongamentos com diversos graus de dificuldade), pranayamas (controle de prana através de técnicas de respiração), bandhas (contrações e retenções), kriyas (purificações), mudrás (gestos arquetípicos aos quais se atribui a realização de determinados estados de consciência) e meditação (que leva o praticante a esvaziar a mente de suas tribulações e elevar-se espiritualmente).

 

Os posicionamentos corporais são exercícios psico-físico-energéticos que preparam a estrutura corpórea física para suportar a grande carga energética sutil advinda pelo desenvolvimento espiritual. Assim, traz consigo uma série de efeitos colaterais muito bem vindos: aumenta a flexibilidade, melhora a digestão, a concentração e o sono, reduz a ansiedade e etc.. Recomenda-se cuidado quando se é portador de hérnia de disco, hérnia inguinal, problemas hormonais como hipo ou hipertireoidismo, gravidez até o terceiro mês ou no último, e nos três primeiros dias de menstruação.

  O Hatha-yoga é, por si só, um meio e uma técnica específica de relaxar uma vez que trabalha com a consciente reeducação muscular e respiratória, preparando o corpo para a meditação. Essa reeducação proporciona um novo veículo físico ao praticante, pois desfaz couraças de tensão muscular e psíquica, hábitos e condicionamentos posturais e psíquicos, através do alinhamento do corpo físico com uma postura ideal.

Esse alinhamento, por si só, pode trazer à consciência todos os nossos condicionamentos (conhecidos na literatura hindu como samskaras), que moldam a nossa estrutura muscular e óssea, e despertar a intuição, trazendo experiências desconhecidas, até então, ao corpo físico. Pode ser um caminho de preparação da estrutura biológica do corpo físico para suportar o despertar e a ascensão da kundalini, ou ser o próprio despertador da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *