O Toque

Existem diversos métodos para a manipulação dessas energias dentro do corpo, quando elas estão bloqueadas ou desequilibradas, ou para o “recarregamento” energético corporal a partir de “fontes externas”. Pode-se fazer uso de pontos ou canais energéticos específicos, da manipulação cutânea ou ósteo-muscular, ou simplesmente da imposição das mãos, sem toque.

1. Métodos energéticos

Baseia-se na estimulação de certos pontos na pele (tsubôs em japonês) localizados ao longo de canais energéticos ou meridianos (keiraku em japonês) – Cf. detalhes desses pontos e canais no capítulo anterior. Esses pontos são regiões da pele com alta condutibilidade elétrica. Essa estimulação é capaz de reequilibrar desajustes energéticos criando condições favoráveis à cura.

No “Clássico de Medicina do Imperador Amarelo” uma explicação é dada para a existência de inúmeras técnicas de manipulação desses pontos:

“No leste do país, as pessoas vivem perto do mar, comem mais peixe e proteína e tendem a desenvolver doenças de pele. Nesse caso, o melhor tratamento é a acupuntura. No oeste… [com] montanhas e… deserto, as pessoas comem mais proteína animal e tendem a ser gordas… [o que] causa mau funcionamento orgânico… e o melhor remédio é a medicina que utiliza ervas. O norte do país é extremamente frio, e… os órgãos tendem a esfriar e [as pessoas] desenvolvem problemas de tosse e catarro. Nesse caso, a moxabustão é mais eficaz. O sul do país é quente e úmido, as pessoas geralmente comem mais alimentos ácidos e fermentados. Estão propensas a espasmos. A acupuntura é… o recomendado. Na planície central… as pessoas gostam de comer sem trabalhar muito. Prevalece um problema generalizado de fraqueza. Portanto, o do-in e a [massagem] são eficientes” 58:10.

2. Métodos manipulativos

Nessa classe estão os seguintes métodos: Drenagem linfática, Rolfing, Massagem ayurvédica, Reflexologia e a Massagem sueca

3. Métodos combinados

Como a Bioenergética e a Eutonia

4. Terapia sem toque

Embora aparentemente fantástica, é possível observar-se, numa fotografia Kirlian, fenômenos interessantíssimos como a passagem de “alguma coisa”, na forma de energia, de uma pessoa que esteja atuando como “curador psíquico” para o seu “paciente”. Isso pode demonstrar, de forma física, a possibilidade de influências curativas sem precisar haver necessariamente o contato físico.

Várias terapias, geralmente baseadas em alguma filosofia religiosa oriental, podem ser citadas. Jesus e os apóstolos realizavam essas curas, pela “imposição das mãos”, normalmente e essa descrição pode ser lida em várias partes da Bíblia Sagrada e atualmente é utilizada ordinariamente pelo espiritismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *