Princípios Básicos

 

3. Kama (corpo de desejo), Manas inferior (corpo mental inferior) ou Kama-Manas (corpo astral)

Conhecido nos Vedas por Manomayakosha 90:87, o corpo astral se estende, numa distância variável, vários centímetros além do corpo etérico, de forma oval. Assim, interpenetra e envolve por todos os lados o corpo físico-etérico com partículas energéticas em incessante movimento, à semelhança de água em ebulição. Constituído de matéria muito mais sutil que o corpo etérico, o corpo astral (Kama-Manas) é composto de energia (Prana), e se liga ao corpo etérico através dos Chakras e através desses ao corpo físico.

Kama (corpo de desejos) é a sede dos desejos e paixões animais (instintos). É a nossa alma animal, mortal como o corpo físico-etérico. Manas inferior (corpo mental inferior) é a nossa parte mental concreta, lógica e racional, que percebe as sensações e que intelectualiza os desejos e paixões dando origem às emoções. Kama se estende a uma distância de 25 a 75 cm do corpo, enquanto Manas inferior se estende de 75 cm a 2 metros do corpo. Enquanto aquele é constituído, à visão clarividente, de bolhas de cor que se movem, Manas aparece geralmente como luz amarela brilhante, saindo das proximidades da cabeça e ombros e se estendendo por volta do corpo. Manas penetra e envolve Kama, o qual penetra e envolve o corpo físico-etérico. De Kama-Manas brotam todos os nossos sentimentos e emoções, os quais se manifestam no corpo físico das mais variadas formas (Cf. nos próximos capítulos).  Por isso é também conhecido como corpo emocional, região da mente vigil (Vaiswanara 71:67) e do subconsciente (Taijasa  71:68).

Kama e Manas inferior agem e reagem mutuamente. Sensações (prazer e dor), elementos de Kama, e memórias, elementos de Manas, geram desejos e pensamentos. Os desejos, reações às sensações de dor e prazer que evocam dados da memória, escravizam a mente lógica que então, pelo pensamento lógico, busca justificação para a satisfação de Kama. Essa “ação e reação” faz dos dois, na prática, um princípio único, que para seguir as vontades de seu aspecto Kama (os seus desejos) desenvolve intensamente seu aspecto Manas inferior. O pensamento elevado, que direciona a emoção e o desejo corretos, se manifesta quando a mente lógica se torna, enfim, senhora do desejo, quando Manas inferior se faz mais forte que Kama. Assim, de acordo com nossas sensações, desejos, pensamentos e emoções, a constituição e a vibração de nosso corpo astral muda. Se tivermos pensamentos, emoções e desejos elevados (altruístas), a vibração mais delicada torna o corpo astral mais refinado, enquanto o contrário o torna mais grosseiro e menos responsivo ao “Eu superior”.

A mais simples das funções de Kama é a conversão dos sinais elétricos que chegam ao SNC em sensações. Essas sensações, boas ou más, geram desejos (apegos e repulsas) que ficam registrados no próprio corpo astral. É muito difícil convencer a um neurocientista, ou a um médico, de que a sensação não é formada no cérebro, mas ainda não conseguimos explicar como um estímulo se transforma em sensação, como num passe de mágica (Cf. detalhes no próximo capítulo). Esse registro das sensações e emoções no corpo astral se faz através da modificação de sua vibração energética. Essa vibração de seu Prana pode ser vista, clarividentemente, pela cor emanada dessa vibração.

Essa mesma sensação, refletida no corpo mental inferior, gera a percepção, que é registrada energeticamente no corpo astral e conscientizada fisicamente no cérebro. Converter sensações em percepções mentais é a primeira função de Manas inferior. Sua segunda função é combinar essas percepções, advindas dos sentidos físicos, em imagens compostas, através do raciocínio, julgamento e pensamento. Assim percebemos que, por exemplo, uma flor é a combinação de sua forma e cor, captada pela visão, de seu odor e textura, captados pelo olfato e tato, respectivamente. Na falta de um desses atributos, rapidamente a mente inferior preenche com os registros prévios da memória. A terceira função de Manas inferior é coordenar e controlar todos os movimentos complicados que fazemos de forma eficiente e automatizá-los.

Veremos no próximo capítulo que, o por mim denominado “Sistema Nervoso Mental” e o cerebelo são os órgãos físicos efetuadores dessas funções mentais de Manas inferior. Os neurocientistas afirmam que o SNC do corpo físico é o único responsável, mas não explicam satisfatoriamente porque, por exemplo, às vezes sabemos o que queremos fazer, mas o corpo não responde ao nosso comando, mesmo tendo todos os nossos circuitos nervosos intactos. O corpo físico “esquece” de certos movimentos automatizados previamente desenvolvidos (o drible no futebol, os movimentos manuais numa fábrica, etc.) embora a mente não os tenha esquecido. Afirma-se, vulgarmente, que o corpo físico está “enferrujado”. A mente inferior, componente do corpo astral responsável pelo pensamento concreto, relembra e percorre todos os passos necessários, traz esses passos à consciência física (hemisfério cerebral esquerdo) que já estava “esquecida” deles, mas o cerebelo e o corpo físico necessitam “reaprendê-los”.

Quando tentamos relembrar algo, o pensamento percorre regiões ocultas da mente, o cérebro trabalha no campo consciente, mas é o trabalho numa zona desconhecida, inconsciente, quando o processo de pensamento pára por alguns instantes, que faz surgir, miraculosamente, a lembrança buscada. Muitas vezes nos lembramos de algo somente quando não mais tentamos, através do cérebro físico, lembrá-lo. Como não podemos pensar, com o cérebro físico, duas coisas ao mesmo tempo, enquanto ele está ocupado, a lembrança antiga, guardada em nosso corpo mental inferior, não pode fluir até ele. Apenas nos hiatos mentais cerebrais sem pensamentos é que a mensagem do corpo mental inferior pode surgir conscientemente.

Na realidade, quase todos os fenômenos ocorridos em nosso cérebro físico têm origem em nossos corpos mais sutis. São repercussões das vibrações advindas, principalmente, de nossos corpos de desejo e mental inferior (Kama-Manas). Nosso corpo astral representa a nossa personalidade, nossa alma animal e racional, regida por hábitos, e tendências emocionais e mentais, que enfim se manifestam em nosso corpo físico-etérico. Paramahansa Yogananda (1.893-1.952) afirma que Kama-Manas é responsável por dar vida (luz) ao corpo físico-etérico, do mesmo modo que a eletricidade ilumina a lâmpada 100:472:

 

“É composto de 19 elementos: inteligência [emocional e racional], ego, sentimento, consciência dos sentidos, cinco instrumentos de conhecimento (poderes sensórios nos órgãos físicos da visão, audição, olfato paladar e tato), cinco instrumentos de ação (poderes executivos nos instrumentos físicos de procriação, excreção, fala, locomoção e exercício da habilidade manual) e cinco instrumentos de força vital que realizam as funções de circulação, metabolização, assimilação, cristalização e eliminação” 102:55.

 

O trabalho mental cerebral e astral é ininterrupto, uma chuva de pensamentos encadeados e interligados, um puxando o outro. A maioria deles é inconsciente, pertencendo à esfera astral, enquanto uma parcela menor, a consciente (cerebral), surge quando estamos concentrados em alguma tarefa pensando nessa mesma tarefa. A distração é a intromissão do pensamento inconsciente no raciocínio consciente. Há ainda alguma atividade mental inconsciente vinda de fontes ainda mais sutis, que comumente não conseguimos perceber como ela se desenvolve, mas que existem, pois notamos seu surgimento no cérebro físico consciente. Um exemplo é o pensamento abstrato, que consegue relacionar coisas aparentemente sem relação, e a intuição, que surge sempre inesperadamente: nossos insights.

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