A Terapia Floral

Método solar

Ao alvorecer, enche-se um recipiente de vidro com água pura e potável e se coloca dentro as flores recém-colhidas, sem qualquer contato manual. Esse recipiente com a água e as flores é colocado nas imediações da planta sob a luz solar de um dia claro e com poucas nuvens. Após muitas horas sob o sol (em geral da manhã até o final da tarde), a água já se encontra energizada e então, quando as flores começarem a murchar, inicia-se o processo de retirada das flores e filtragem da água.

Essa água é misturada na proporção de 50% com brandy (um conhaque de uvas que serve como conservante e bactericida) e colocada em um frasco estéril: a “solução-mãe”. Em um frasco estéril de 30ml, coloca-se 30% a 50% de brandy, completa-se o resto com água e se adicionam duas gotas da tintura mãe, balançando o frasco intensamente a fim de homogeneizar-se: está pronta a solução de estoque, que é o que as farmácias compram para preparar a essência floral a ser vendida.

Método de Fervura

Em um recipiente, por exemplo, de vidro temperado coloca-se água pura e potável, acrescentam-se as flores (que são colocadas com seus ramos de sustentação, folhas e brotos) e põe-se a mistura para ferver por 10 a 30 minutos, de acordo com a fragilidade da flor. Deixa-se esfriar e então se retiram as flores, se filtra a água e se procede da mesma forma descrita no método solar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *