CONCLUSÃO
Diante do exposto nos capítulos anteriores, pode-se concluir que o homem vive na atualidade uma crise humana generalizada. Sente-se dissociado e age desordenadamente como se fosse o centro do universo e nada mais existisse ou tivesse importância ao seu redor. Os objetos, as coisas, o universo podem ser destruídos pois são externos a ele e existem para servi-lo. Nada mais tem importância. Busca então freneticamente e egoisticamente o prazer individual e a fuga do sofrimento, da dor. O homem, seu semelhante, chega a se tornar seu inimigo, destinado a morrer pois está em seu caminho. Age tão cegamente e egoisticamente que está de verdade acabando com o que ainda existe de ordem e harmonia interna e externa a ele.
Antes do estudo das bases filosóficas e científicas do yoga, esta a yoga, nos parecia apenas uma técnica a mais com exercícios práticos para servir a este mesmo homem. Um instrumento a mais para tirar o seu estresse, torná-lo mais calmo, diferenciado dos demais e, portanto reforçar a situação vigente de egocentrismo.
No entanto, a reflexão nos fez ver a Yoga como um caminho de retorno, de nova conexão com a realidade perdida. Como diz a técnica religação com a verdade. Uma verdade que nos fala do treino da mente e postura correta em prol da existência de união, de um elo, de um conhecimento verdadeiro que nos permita transcender toda a situação vigente e fazer vigorar a dança da vida. Todas as partículas existentes com seu movimento divino e destinado em seu significado maior que é tecer a teia da vida. Vidas ligadas harmonicamente cada qual com sua missão em prol do humano.
BIBLIOGRAFIA
AMORIM: 1985
AZEVEDO, Cláudio. Em Busca do Eu: uma Visão Transpessoal da Psicologia nos Yoga Sutra de Patanjali.
AZEVEDO, Cláudio. Orion: Filosofia, Religião e Ciência.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário
GOLEMAN, Daniel. A Mente Meditativa. 2ª. Edição. S. Paulo: Editora Ática, 1996.
GONDIM, Linda. P 1900
LAPLANTINI. As Medicinas Paralelas
TOURINHO, Emmanuel Zagury – A Fronteiras entre a Psicologia e as Práticas Alternativas.