Do-in

Técnica milenar chinesa, que teria sido desenvolvida pelo imperador amarelo Huang Ti, no Japão ganhou esse nome, que quer dizer “o caminho de casa”.

Casa no sentido de corpo, a morada do espírito e da energia vital, Ch’i ou Ki. Seu uso é predominantemente familiar, sendo popularizado como sinônimo de automassagem. Baseia-se na pressão com a polpa, a ponta ou a unha do polegar sobre pontos de captação ou armazenamento de energia no organismo.

Há dois tipos de toque dependendo do resultado que se proponha a obter: acalmar a energia, quando há excesso, ou estimulá-la quando há deficiência. No primeiro caso, a sedação é obtida por uma pressão firme e contínua durante 1 a 5 minutos. Já a tonificação é obtida por pressões intermitentes no mesmo ponto, pelo mesmo período de tempo.

Os pontos a serem trabalhados se encontram em ambos os lados do corpo e devem ser trabalhados simultaneamente, com as duas mãos. Quando não for possível então se faz o trabalho seqüencialmente. Duas observações são importantes: não aplicar em áreas traumatizadas, inflamadas ou com varizes e se os sintomas retornarem com freqüência, é sinal de que a causa básica não está sendo tratada e deve-se procurar auxílio médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *