Neuropeptídeos: as Emoções e a Mente do Corpo

A Mente como Informação

O que significam esses tipos de conexões entre o cérebro e o corpo? Normalmente nos referimos a eles como ‘o poder da mente sobre o corpo’. Pelo que sei, essa frase não descreve o que estamos tratando aqui. Vou mais além. Todos estamos cientes da parcialidade embutida na idéia Ocidental de que a consciência está localizada totalmente na cabeça. Creio que os resultados das pesquisas que descrevi indicam a necessidade de começarmos a pensar como a consciência pode estar projetada em várias partes do corpo. Quando documentarmos o papel chave que as emoções, expressas através das moléculas de neuropeptídeos, exercem ao afetar o corpo, se tornará claro como as emoções podem ser a chave para entender a doença. Infelizmente as pessoas que pensam sobre isso geralmente não trabalham em laboratórios públicos.

Meu argumento é que as três áreas clássicas da neurociência, endocrinologia, e imunologia, com seus vários órgãos, o cérebro ( que é o órgão chave do estudo dos neurocientistas), as glândulas, e o sistema imunológico (que consiste do baço, o tutano do ossos, os nódulos linfáticos e é claro, as células em circulação pelo corpo), estas três áreas são de fato ligadas entre si através de uma rede bi-direcional de comunicação e que os ‘carregadores’ de informação são os neuropeptídeos. Existem bem estudados substratos psicológicos que demonstram que há comunicação em ambas as direções entre cada uma dessas áreas e seus respectivos órgãos. Parte da pesquisa é antiga, parte dela é recente.

A palavra que merece destaque em relação a este sistema integrado é rede, que é proveniente da teoria de informação. Pois a base de tudo que estivemos falando é a informação. Ao pensar nessas questões portanto, talvez faça mais sentido enfatizar a perspectiva da psicologia, literalmente o estudo da mente, ao invés da neurociência. A mente é composta de informação, e tem um substrato físico, que é o corpo e o cérebro; e ela tem também outro substrato imaterial que tem a ver com a circulação do fluxo de informação: Talvez, então a mente seja a informação fluindo entre todas essas partes corpóreas. Talvez seja a mente que mentém a rede unida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *