VISÃO ATUAL DA CIÊNCIA
“Todas as coisas são números” – Pitágoras (580-500 a.C.). Segundo ele Deus era “A UNIDADE”, o Indivisível que continha Nele todo o infinito e o chamava de Pai, o Criador.
“…se o homem mutável, destrutível, é capaz de atingir verdades eternas, sua razão deve ter algo que vai além dela mesma, não se origina no homem nem no mundo externo, mas em Deus”.
Santo Agostinho (354-430)
“Penso, logo existo… Deus existe; e, dado que a idéia de Deus é a de um ser perfeito, ele é incapaz de enganar-se ou de enganar-me. Portanto, posso ter plena certeza da validade de meu conhecimento”.
René Descartes (1.596-1.650)
“O homem é o centro e a razão da evolução: sua alma o liga a esse Universo, que ela domina, a seus semelhantes e a seu fim último, que é Deus”.
Pierre Teilhard de Chardin (1.881-1.955)
“Eu acredito em Deus… que se revela na harmonia ordenada do Universo. Eu creio que a Inteligência está manifestada em toda a Natureza. A base do trabalho científico é a convicção de que o mundo é uma entidade ordenada e compreensível e não uma coisa ao acaso. …Definitivamente Deus não joga dados com o Universo…”.
Albert Einstein (1.879-1.955)
“Se chegarmos a uma teoria completa, com o tempo ela deveria ser compreensível para todos e não só para um pequeno grupo de cientistas. Então todos poderiam tomar parte na discussão sobre porque nós e o Universo existimos… Nesse momento, conheceríamos a mente de Deus”.
Stephen Hawking